Os remédios antidepressivos e para crise de ansiedade podem causar dependência?

16 respostas
Os remédios antidepressivos e para crise de ansiedade podem causar dependência?
Olá, saudações. Sim, muitas medicações ansiolíticas e antidepressivas podem causar um certo nível de dependência. A quantidade da medicação utilizada e o tempo de uso influenciam nesses fatores. No entanto, se elas foram bem administrada, se você fizer um acompanhamento regular com um(a) bom(a) psiquiatra ela ou ele saberá te orientar e avaliar com você o custo beneficio da manutenção da medicação, dosagem, efeitos colaterais e no momento que avaliarem não ser mais necessário, há um processo gradual de desmame que evita os efeitos da retirada abrupta. Além da dependência química da medicação, há também um efeito psicológico e emocional com o uso dessas medicações. Ao usar a medicação por um tempo, você se "habitua", a lidar com as questões da vida, com auxilio dos efeitos das medicações no corpo e no momento da retirada é possível que você sinta falta delas. Por isso é importante que você faça um bom acompanhamento psicológico e psiquiátrico para que você sinta confiança nesse processo. O Acompanhamento psicológico pode te de ajudar a identificar os fatores que geram ansiedade, desenvolver habilidades para lidar com o estresse, com os medos e as inseguranças do cotidiano que possam estar relacionados a ansiedade. Espero ter ajudado. =)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, podem mas dificilmente causam dependência se vc tomas com acompanhamentos médico
Olá! Algumas medicações podem causar dependência principalmente se:
- Forem mal administradas
- Não houver acompanhamento médico
- Forem medicações mais antigas (fórmulas antigas)
- Manter-se a mesma medicação por muitos anos (mas não se aplica a todas as medicações)
No entanto, realizando acompanhamento psiquiátrico, é muito difícil que a medicação acabe causando dependência. Além disso, associar a psicoterapia ao acompanhamento psiquiátrico pode acabar diminuindo o tempo de uso das medicações, tendo em vista que em psicoterapia você desenvolve habilidades para lidar com a ansiedade e depressão. Mas nunca pare de tomar medicações por conta própria, sempre faça isso com a ajuda de um profissional, pois muitas vezes é necessário fazer o desmame.
Espero que você encontre a ajuda que busca!
Fica bem!
A verdade é que os antidepressivos por si só, sejam eles os serotonérgicos (que atuam sobre a serotonina), ou os de duplo-mecanismo de ação (que atuam tanto sobre a serotonina quanto sobre a noradrenalina) não causam dependência. Esse é um mito comum, porém, há muitos trabalhos científicos relevantes que desmentem esta ideia.
O problema é que após o encerramento do tratamento farmacológico, as pessoas podem passar por períodos de recaídas, ou possuir uma depressão refratária (persistente ao longo da vida), e associar isso tudo como sendo uma dependência do medicamento.

Já os ansiolíticos podem causar uma certa dependência, mas tudo irá depender da quantidade e do tempo que o indivíduo fez o uso do medicamento.

De toda forma, o ideal é que se faça acompanhamento psicológico concomitante ao tratamento farmacológico e seguir corretamente a indicação médica, tanto para potencializar os beneficios, quanto para previnir recaídas.

Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato. Um abraço!
Os medicamentos antidepressivos e para tratamento de crise de ansiedade, como ansiolíticos e anticonvulsivantes, podem causar dependência física em algumas pessoas. Isso significa que o corpo se ajusta ao medicamento e pode sentir sintomas de abstinência quando a medicação é interrompida abruptamente. No entanto, se usados corretamente, sob orientação médica e por um período limitado, os riscos de dependência são geralmente baixos. Se você está preocupado com a dependência, é importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios dos medicamentos que você está tomando e seguir as recomendações de uso e dosagem. Além disso, é importante ser honesto com o seu médico sobre quaisquer sintomas de abstinência ou mudanças no uso dos medicamentos para garantir o melhor tratamento possível.
Olá! A medicação sempre deve ser usada com prescrição médica, portanto, com acompanhamento. Fato que reduz muito a dependência. Lembrando que, a medicação irá atuar somente nos sintomas da ansiedade, a causa somente é tratada se a pessoa fizer psicoterapia como complemento ao tratamento. Na psicoterapia é possível aprender técnicas para controlar os sintomas da ansiedade, identificar e modificar os pensamentos que são gatilhos, dessa forma passará a controlar a ansiedade, não necessitando da medicação. Assim, o psiquiatra poderá iniciar a retirada gradativa do remédio. Procure um psicólogo e faça a terapia.
Depende. O uso da medicação deve ser avaliado e acompanhado pelo psiquiatra e psicólogo. A recomendação é avaliar o seu comprometimento com a terapia e a sua qualidade de vida. Sendo assim, a medicação é favorável, não criando dependência. Claro, que cada caso é um caso.
Boa tarde! Sim. Toda medicação tem efeitos colaterais e podem causar dependência. Cuidar da saúde mental para evitar depressão, ansiedade e outros problemas é o ideal, mas caso em tratamento, vale avaliar o custo\ benefício da medicação no seu caso específico. Boa sorte!
Sim, se forem mal administradas.
Todavia, os riscos de dependência são baixos quando o paciente segue as orientações médicas.
Olá! Toda medicação pode causar dependência, por esse motivo é importante que você seja acompanhado pelo médico que te receitou, cada organismo reage de uma forma.
Olá! Os medicamentos podem ter riscos e efeitos colaterais, bem como benefícios. Alguns medicamentos podem causar dependência e vício quando você os toma por algum tempo.
Olá! Toda medicação tem risco de dependência, é importante acompanhamento periódico de um médico.
Olá!
Alguns medicamentos utilizados podem causar a "famosa" dependência, mas devido ao uso incorreto. Através do acompanhamento médico de forma sistemática, utilizando as dosagens certas isso fica mais difícil. Sempre é importante conversar com o médico que prescreveu a medicação, ele é a pessoa correta para sanar todas as suas dúvidas.
Fico à disposição.
Um abraço, Letícia.
Alguns medicamentos podem sim causar dependência. Todavia, com o uso correto da medicação aliada a um acompanhamento profissional constante, o desmame da medicação, quando se fizer necessário, será tranquilo. Sugiro que busque seu médico de referência para sanar esta e, outras possíveis dúvidas! Abraços
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, Alguns deles podem causar dependência, por exemplo os ansiolíticos. Por essa razão só são vendidos com receita. Algumas pessoas estão utilizando essas medicações de maneira contínua, todos os dias e sem acompanhamento correto. Isso gera dependência e tolerância(quando precisa de mais quantidade). Mas nem todos causam essa dependência. Seu médico pode te esclarecer melhor os efeitos de cada um que ele te receitar.
Os remédios antidepressivos e para crise de ansiedade geralmente não causam dependência da mesma forma que substâncias como os opioides ou benzodiazepínicos. No entanto, é importante entender que alguns medicamentos psicotrópicos podem gerar dependência psicológica, onde a pessoa pode sentir-se emocionalmente dependente do medicamento para se sentir bem.

Por exemplo, algumas pessoas podem se acostumar com os efeitos calmantes ou estabilizadores do humor proporcionados pelos antidepressivos ou medicamentos para a ansiedade, e podem ter dificuldade em interromper seu uso mesmo após o tratamento inicial ter sido concluído.

Como psicólogo, posso ajudar a monitorar o uso desses medicamentos durante o tratamento psicoterapêutico. Além disso, podemos explorar juntos estratégias para manejar os sintomas sem depender exclusivamente de medicamentos, se for apropriado e desejado.

Se você tem preocupações específicas sobre o uso de medicamentos antidepressivos ou para a ansiedade, ou se deseja discutir alternativas de tratamento, estou disponível para oferecer suporte e orientação em uma sessão de psicoterapia online. Agendar uma consulta pode ser útil para discutir seus sintomas e necessidades, e trabalharmos juntos na busca de soluções que promovam seu bem-estar emocional.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.