Os psiquiatras dizem que depressão ou transtornos de ansiedade é por falta de serotonina. Mas se a

5 respostas
Os psiquiatras dizem que depressão ou transtornos de ansiedade é por falta de serotonina. Mas se a falta faz isso. E o excesso de serotonina? Os antidepressivos não vao aumentar em excesso? Um antidepressivo de 50 ou 100mg. Causando uma síndrome serotonergica?
No caso dessa síndrome, pessoas mais predispostas a sofrer esse tipo de problema são pessoas com idade avançada, usuários crôncicos de ISRSs - inibidores de recaptação de serotonida - hepatopatas e pessoas com doença endotelial. Um/a psiquiatra atento está sempre de olho nessas questões para evitar justamente esse excesso. Agora, como pode ver, a questão do uso dos ISRS com a síndrome está associada mais a cronicidade e não ao uso controlado com o desmame em vista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Essas medicações são prescritas com bastante cuidado. Embaixo, não se trata apenas de baixa produção de serotonina nos transtornos depressivos, mas a ineficiência dos canais neuronais em sua comunicação e recaptação.

Desconheço síndromes que se relacionem da produção excessiva de serotonina, mas sabe-se que a superdosagem de antidepressivos podem levar a toda uma conjuntura de sintomas, comumente vômitos, diarreia entre outros.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Olá!

Os psiquiatras explicam que a Depressao e ansiedade são devidos a deficiência de serotonina na tentativa de um leigo (não médico) entenda o processo. Na verdade, essas doenças ocorrem devido à uma desregulação serotoninérgica (também dopaminergica e noradrenérgica) e outros processos mais complexos. O risco de síndrome serotoninérgica só acontece em dose muita alta desses medicamentos ou em iodosos ou pacientes que usam medicações que interagem com o da serotonina.
Os antidepressivos tem farmacocinéticas distintas, ou seja, atuam de várias maneiras dendro do organismo, a fim de manter em nível adequado os neurotransmissores. As causas da depressão são diversas assim como os tratamentos.Por isso, é importante ser avaliado para que a medicação esteja adequada conforme a necessidade de cada um. No caso do tratamento pela via da psicanálise a direção aponta para a questão do desejo. Tanto pela falta dele, quando as pessoas se encontram numa inapetência depressiva , quanto àqueles desejos que alcançam sucesso e levam as pessoas à uma constante voracidade depressiva, Portanto é preciso sustentar a causa do desejo de existir, em certa adequação, para não se deixar deprimir pelos excessos.
Esses trantornos de fato também podem acontecer por conta de desequilibrios em substâncias quimicas no cerebro, que é o caso desses neurotransmissores citados em sua pergunta, mas tais desequilibrios não foram constatados como unicos motivos para que alguem de fato tenha um transtorno de ansiedade ou depressão, fatores psicosociais também estão associados; agora no caso do excesso de serotonina vai depender especificamente de pessoa a pessoa e também do transtorno, pois existem diversos transtornos relacionados a ansiedade, e no caso da depressão também, é o caso do Transtorno Obssessivo Compulsivo (TOC) no caso da ansiedade, entre outros, assim como a distimia no caso do transtorno depressivo. e na verdade nao precisa ser serotonina em excesso, podem acontecer efeitos adversos no caso do uso de inibidores seletivo de recaptação de serotonina (ISRS), já no caso de uma sindrome da serotonina se estiver fazendo o acompanhamento psiquiatrico como recomendado dificilmente acontecerá!

Especialistas

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Marcelo Gomes Telles

Marcelo Gomes Telles

Psiquiatra

Belo Horizonte

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Síndrome Da Serotonina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.