Os problemas do cotidiano podem levar uma pessoa a loucura?

6 respostas
Os problemas do cotidiano podem levar uma pessoa a loucura?
Os problemas do dia a dia podem causar estresse, angústia, ansiedade em diferentes graus. Para desenvolver uma patologia mais grave, depende de uma predisposição genética, nesse caso, os acontecimentos podem funcionar como "gatilhos".
Para qualquer um dos casos, um tratamento psicoterápico pode minimizar os danos imensamente!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na verdade, o que nos leva a loucura é a nossa própria mente, quando nos deixamos controlar por ela ao invés de nós a controlarmos. Também existe a questão da estrutura psíquica de cada um ser mais ou menos favorável a isso. Nossa estrutura psíquica é formada na primeira infância a partir de como fomos tratados pelos nossos pais, principalmente nossa mãe, as experiências que vivemos (boas ou más), as pessoas que nos influenciaram, o meio social, etc. Com psicanalise ou terapia é possível conhecer e controlar nossa mente e, com isso, lidar melhor com os problemas do dia a dia.
A forma mais comum que entendemos por Loucura são os chamamos de transtornos psicóticos. Estes, se desenvolvem por graves falhas ambientais ainda bebês. Essas falhas tem relação com a predisposição genética, doenças físicas e falha constante (muito grave) no cuidado seguro da criança.
Ou seja, a psicose se desenvolve por uma série de fatores que se relacionam.
Na vida adulta, os problemas cotidianos nos remetem às nossas inseguranças, podendo causar transtornos emocionais e sofrimento. Não necessariamente causar a "loucura". Diante de muito sofrimento muitas pessoas temem enlouquecer, mesmo que não seja psicótico.
Não, mas uma predisposição a algum transtorno ou distúrbio pode ser "ativada" por algum problema de seu cotidiano. O acompanhamento psíquico feito por um profissional pode auxiliar ou elucidar dúvidas (ou dores) nesse sentido.
Depende do que vc acha que é loucura .
Os problemas da vida moderna podem desencadear vários transtornos psiquiátricos .
Você . deve procurar um psiquiatra para fazer um diagnostico
Loucura é uma palavra que está associada a muitos sentidos diferentes. Perder-se em si mesmo, descontrolar-se, colapsar, adoecer, sucumbir... e muitos mais. Dizem que o louco nunca se pergunta se está louco. Ele vive a loucura intensamente. Ela é vívida e real para ele. Penso que você está expressando que sente estar perto de um limite? É importante cuidar e procurar saber mais sobre o que você está querendo expressar. Nosso corpo é nosso limite. Ele pode adoecer e dar sinais de que precisa ser cuidado. É preciso estar atento aos sinais que o corpo nos dá.

Especialistas

Teca Leite

Teca Leite

Psicanalista

Salvador

Luzia Lima

Luzia Lima

Psicanalista

São Paulo

Adriana Bellissimo

Adriana Bellissimo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Priscylla Spencer

Priscylla Spencer

Psicanalista

São Paulo

Laura Paulino

Laura Paulino

Psicanalista

São Paulo

Sidney Silveira

Sidney Silveira

Psicanalista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos afetivo-emocionais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.