Os ISRS (v.g. sertralina) fazem com que a gente fique menos emotivo, mais desapegado a coisas e pess

9 respostas
Os ISRS (v.g. sertralina) fazem com que a gente fique menos emotivo, mais desapegado a coisas e pessoas?
Não é pra fazer não.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo plenamente com os Colegas Dr. Douglas e Dr. Hugo. Existe mais um detalhe que, por vezes, pode ocorrer com o uso das medicações da família dos ISRS (como a sertralina por exemplo). Existe a remissão dos sintomas depressivos e ansiosos, porém mantem-se o relato desta certa indiferença afetiva, que se assemelha ao descrito por você. Existem alguns estudos comprando as medicações serotonérgicas com outras de ação indireta sobre o sistema serotoninérgico, que mostram que as indiretas, tem menor efeito causador desta certa " apatia". No entanto é importante não confundir a indiferenças e este " desapego" com sintomas residuais de um quadro depressivo, ou seja, um quadro que ainda não foi inteiramente " tratado". Converse com o seu médico a respeito, pois mesmo entre medicações da mesma família (ou seja, ISRS) nem todas dão estes sintomas. E mesmo as vezes uma pessoa tem este sintomas com uma medicação e não tem com outra da mesma família. Um abraço. Luiz Dieckmann
Para uma melhora nos sintomas o ideal seria conciliar a medicação com a terapia junto com um profissional qualificado para tratar dessa patologia.
Algumas pessoas associam melhoras apenas com a medicação, porém quando une medicação + terapia, as melhoras podem ocorrer mais rapidamente e ter efeitos positivos duradouros a longo prazo.
É descrita a síndrome amotivacional induzida por antidepressivos, que vemos em alguns pacientes, especialmente aqueles mais sensíveis aos fármacos. Converse com o colega que o acompanha: uma dosagem mais baixa talvez possa trazer os efeitos terapêuticos que você precisa, minimizando os efeitos colaterais que te atrapalham.
um abraço
Pode. Apatia é um efeito colateral possível de toda essa classe de medicamentos. Gosto de associar outros medicamentos que resolvem esse efeito colateral, mas isso deve ser discutido com seu médico assistente.
Da minha pratica psicoterapeutica, posso dizer que os pacientes no geral chegam apreensivos, principalmente por iniciar uma medicação propriamente. Depois com o tempo e adaptação vão se percebendo beneficiados quanto aos resultados do tratamento em relação as implicações que os aspectos depressivos causam sem o tratamento medico e a integracao.
Olá, sim isto é possível, eles podem nos deixam apáticos, e muitos deles não permitem lagrimas, porém auxiliam no tratamento da depressão e são de extrema importância. Se você está sentindo necessidade de se expressar, vontade de chorar de deixar as emoções fluírem, procure um psicólogo, lá terá um espaço só seu, com um profissional que poderá lhe orientar a melhor maneira lidar com esses sentimentos.
Concordo com os colegas, as coisas são assim mesmo, um pouco de apatia é normal também, mas alguns pacientes dizem que sentem exatamente isso, uma nulidade sentimental, um afastamento e um sentimento de que as emoções estão mais rasas.
Em alguns casos isso é bastante necessário para que a pessoa não se perca em sentimentos muito intensos e na intenção do suicídio.
O melhor é procurar o autoconhecimento para aprender a doar e expressar os sentimentos de forma satisfatória.
:)
O que muitas vezes ocorre é que a depressão faz com que as pessoas fiquem muito emotivas e muito apegados e o antidepressivo melhora um pouco esse excesso, por isso muitas pessoas estranham por se sentirem diferentes. Existem uma parcela das pessoas que sentem uma dificuldade maior de expressar os sentimentos e de chorar, mas não é todo mundo. Se isso gera um incomodo o seu médico deve ser informado pois pode haver outras soluções.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.