Os irmãos de uma pessoa com retardo mental profundo , podem sofrer dessa doença , mesmo que num grau

7 respostas
Os irmãos de uma pessoa com retardo mental profundo , podem sofrer dessa doença , mesmo que num grau mais leve?
A carga genética influencia nesses casos, mas, é importante ressaltar que não se trata de algo definitivo e determinante, apenas uma tendência devido à carga genética.
Sugiro consultar um neurologista ou neuropsicólogo.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Cada ser humano é único, mesmo que advenha de uma família com características genéticas de desenvolvimento deficitário nas habilidades cognitivas. O retardo profundo num dos membros não justifica o não desenvolvimento dos demais.
Procure avaliar com um neuropsicólogo, para obter, o perfil neuropsicológico, grau de sua eficiência e estimulação a partir da reabilitação neuropsicológica.
Espero ter ajudado e fico a disposição para maiores esclarecimentos.
Quando há deficiência intelectual por fatores hereditários provavelmente isso ocorre desde os primeiros anos de vida. Mas, pode ocorrer perdas progressivas com o passar dos anos também. Outros fatores também podem determinar perdas cognitivas importantes como acidentes, acidentes vasculares causados por diversos fatores, uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas. Mas, se existem casos de deficiências intelectivas na família não significa que outros membros tenha a doença. Os genes para algumas doenças se manifestam de uma maneira. Na distribuição desses genes na fecundação ocorrem reorganização de modo que podem aparecer em algumas células-ovo e podem não ser encontradas em outras.
É possível, sim. O desenvolvimento cognitivo não está ligado somente à genética, mas também a fatores sociais e emocionais. Logo, se são irmãos, é muito provável que tenham vivido situações semelhantes, desde o histórico dos pais (como uso de drogas e entorpecentes, antes, durante e após a gestação), até ambiente familiar e incentivo ao aprendizado. Os fatores determinantes são muito complexos, e é muito difícil afirmar com exatidão a causa do atraso cognitivo.
Essa possibilidade existe, porém são diversos os fatores que podem causar uma deficiência mental tais como doenças cerebrais graves, desordens psíquicas, causas externas etc. Se essa dúvida o perturba, sugiro que procure um neuropsicólogo ou um psiquiatra para sanar todas as suas dúvidas.
Boa sorte.
Olá! Hoje em dia não usamos mais o termo retardo mental, mas sim Deficiência Intelectual. Isso porque um dos motivos é que o termo retardo soa muito pejorativo e denigre a pessoa. Respondendo a sua pergunta: não exatamente. Seria necessário acompanhar a pessoa por algum tempo, realizar uma avaliação da inteligência e diagnosticar o problema. Um dado interessante é observar se além do déficit cognitivo (inteligência na faixa de deficiência), se o funcionamento da pessoa também é muito comprometido, ou seja, se ela não consegue lidar com questões práticas, conceituais ou sociais. Lembrando que esse diagnóstico só pode ser oferecido antes dos 18 anos.
Não necessariamente.
Seria necessário avaliar a causa do retardo.
Abraço

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Natália Magno Araújo Ferreira

Natália Magno Araújo Ferreira

Psiquiatra

São Paulo

Charles Rodrigues

Charles Rodrigues

Psiquiatra

Sorocaba

Vanessa Larivoir

Vanessa Larivoir

Psiquiatra, Médico clínico geral

Juiz de Fora

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.