Os implantes dentais podem ser rejeitados pelo organismo?

5 respostas
Os implantes dentais podem ser rejeitados pelo organismo?
Os implantes de titânio são considerados bio-inertes, ou seja, não há reação de corpo estranho pelo organismo, não havendo o risco de rejeição. Alguns estudos atuais consideram esse material como bio-ativo, pois têm um papel importante na formação óssea no processo de osseointegração.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. os implantes dentarios, podem sim ser rejeitados. hoje em dia com a alta tecnologia envolvida na fabricação dos implantes alem das pesquisas desenvolvidas em busca de novas ligas, novos materiais e sempre buscando causar menos desconforto ao paciente e agilidade no tratamento, isso quase nao acontece mais.
no caso de serem rejeitados, as causas podem ser diversas, desde falha na colocação do implante, excesso de força na hora de travar o implante, falta de higiene por parte do paciente, problemas sistemicos, traumas, entre outros.
temos empresas hoje em dia que vão a fundo na investigação do porque houve a falha no implante quando essa acontece, de forma a pedirem o implante rejeitado de volta trocando-o por um novo de modo a estudar o porque foi rejeitado.
Procure um bom dentista e informe-se sobre tipo de implante usado, e as garantias oferecidas.
Sim, podem ser rejeitados. Algumas causas podem ser infecção, falha pelo profissional que colocou, falha pelo paciente em relação aos cuidados que deveria ter tido, mas os estudos apontam que, mesmo tudo sendo feito de forma correta, 97% dos implantes terão sucesso, ou seja, 3% serão rejeitados, mesmo que tudo tenho ocorrido bem.

Se você tiver um implante rejeitado, não significa que seus implantes sempre serão rejeitados. Programe a colocação de um novo implante que a chance de sucesso é de 97%.
Sim !

Alguns implantes podem ser "rejeitados" , desde por questões de alergia (super raro), até por alguma condição de saúde do paciente , por exemplo , osteoporose não controlada !
Nao! O que pode ocorrer é o insucesso da ósseo-integração (fixação do implante no osso). Estes casos de insucesso estão associados geralmente a tabagismo, infecção pós operatória e mais raramente técnica cirúrgica incorreta.
Para ser considerado rejeição, deveria existir uma resposta imunológica ao material do implantes dentário, mas, sendo este inerte, isto não ocorre.

Especialistas

Stélio Araujo Neto

Stélio Araujo Neto

Cirurgião buco-maxilo-facial, Especialista em harmonização orofacial

Fortaleza

Agendar uma visita
Wesley Antonio Galhardi Fornazari

Wesley Antonio Galhardi Fornazari

Cirurgião buco-maxilo-facial

Novo Horizonte

Agendar uma visita
Amanda Lopes

Amanda Lopes

Dentista

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Felipe Perraro Sehn

Felipe Perraro Sehn

Dentista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 358 perguntas sobre Implantes dentários
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.