Os homens com boderline são mais propensos ao suicídio ?

17 respostas
Os homens com boderline são mais propensos ao suicídio ?
Olá, boa noite! Sim, homens com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) estão em maior risco de suicídio em comparação com a população geral. O TPB é caracterizado por instabilidade emocional intensa, impulsividade e comportamentos autodestrutivos, que elevam o risco de tentativas de suicídio. A taxa de suicídio é particularmente alta entre indivíduos com TPB, refletindo a gravidade dos sintomas e a necessidade urgente de estratégias de intervenção eficazes, estou à disposição para dúvidas.

Uma das características do transtorno borderline é a ideação suicida, conjunta com comportamentos imediatistas e auto agressão. Por isso, homem, mulher ou gênero neutro tem maior propensão nesse transtorno. Fundamental fazer uma terapia com estratégias de auto conhecimento e lidar com as crises e auto agressividade. Espero ter ajudado. a disposição.
Olá! O transtorno borderline quando não tratado pode trazer um risco maior de suicídio, o fato de ser homem aumenta a probabilidade não pelo transtorno em si, mas pelo histórico social da dificuldade masculina em pedir ajuda. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Ideação suicida, como a Lisiane disse, é uma das características do borderlie. No meu ponto de vista, estatísticas são pouco importantes nesses casos, pois variam conforme a região geográfica, etnia e outros fatores. O importante é procurar ajuda terapêutica para encontrar caminhos que melhorem a vida da pessoa. Fico à disposição. Abraço.
Desde que inventamos o pensamento, passamos a desejar a paz que tínhamos antes da nossa capacidade de refletir sobre memórias do passado e do futuro. Antes de evoluirmos se uma pessoa sofresse uma violência na infância nao haveria registros, simplesmente fluíamos com a vida.
A psicologia é importante exatamente por tratar a causa e apagar(elaborar) os traumas que ficaram registrado profundamente.
Qualquer um de nós corre o risco de cometer violência contra si e até mesmo contra o outro mas quando se tem um diagnostico como esse, fica muito mais fácil cometer essa agressão principalmente contra si.
Segundo Freud a maioria de nós desenvolveu a neurose e devido a isso, temos medo da morte e por isso nos afastamos dos riscos(Fobia). Mas o sofrimento de alguns transtornos psiquiátricos chega a beira do insuportável.
As pesquisas apontam que em média mais de 200 000/ano adolescentes e jovens tiram a vida bem na fase em que começam a ter um pensamento formal, capacidade de refletir sobre o futuro, o que não faríamos se não pensássemos. E nos olhando como exemplos os jovens e adolescentes tiram a vida de modo trágico ou lento, que é alimentando-se mal, deixando de fazer atividades físicas, vícios em drogas em geral porque desistem de viver.
Gosto de trabalhar com pacientes difíceis considerados sem solução claro que com acompanhamento do medico, nutricionista, educador fisico porque acredito que podemos reconstruir a estrutura emocional do sujeito, surgindo uma nova pessoa.
Aparecida de Paula Santos
Parapsicóloga, Psicóloga e especializados em Sexualidade Humana e Gestão de Pessoas.
É uma possibilidade. Não pelo transtorno em si, mas por uma questão social relacionada à procura por cuidado em saúde mental nos diferentes gêneros. O Borderline pode apresentar a ideação como sintoma. Se há algo acontecendo e se isso caminha para o insuportável, recomendo que procure ajuda quanto antes. Estou à disposição.
Sim, homens com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) são considerados mais propensos ao suicídio em comparação com a população geral. O TPB é caracterizado por instabilidade emocional, impulsividade, relacionamentos interpessoais intensos e instáveis, e um padrão de comportamento autoagressivo. Entre as pessoas com TPB, os homens tendem a apresentar comportamentos mais impulsivos e agressivos, o que pode aumentar o risco de tentativas de suicídio.

Além disso, o estigma social e a dificuldade em buscar ajuda podem agravar o risco nos homens. É essencial que pessoas com TPB recebam suporte adequado, incluindo terapia, para ajudar a gerenciar os sintomas e reduzir o risco de suicídio.

Fico a disposição
As pessoas que sofrem com esse transtorno não são iguais, por isso não podemos generalizar. As pessoas lidam de forma diferente, dependendo de vários fatores como ambiente em que vive e seus relacionamentos. Buscar ajuda será fundamental para entender melhor seus sintomas e sofrimento psíquicos.
Olá! Os dados estatísticos apontam que as taxas de suicídio são mais altas na população masculina do que na feminina. Por outro lado, o mesmo estudo demonstra que as mulheres realizam mais tentativas de suicídio que não chegam até essa última consequência. Existem várias formas de analisar esses dados levando em consideração relações de gênero. Como o Transtorno Borderline é conhecido pela presença de ideação suicida é preciso ter bastante atenção e sensibilidade para lidar com essas questões que não são simples. Apesar desses dados serem relevantes para uma análise ampla, é necessário lidar caso a caso para tecer caminhos possíveis para pacientes que vivem nessa condição.
A questão do suicídio em pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é complexa e requer uma compreensão cuidadosa. O TPB é caracterizado por instabilidade emocional, dificuldades nos relacionamentos interpessoais, autoimagem distorcida e comportamentos impulsivos. Embora o transtorno possa afetar tanto homens quanto mulheres, é importante destacar que estudos sugerem que homens com TPB podem apresentar um risco elevado para comportamentos suicidas.

Esse risco pode ser influenciado por vários fatores, como a intensidade das emoções, a impulsividade e, muitas vezes, a presença de outras condições comórbidas, como depressão e abuso de substâncias. Além disso, os homens podem ter mais dificuldade em expressar vulnerabilidades emocionais ou buscar ajuda, o que pode aumentar o risco.

É fundamental buscar atenção psicológica e psiquiátrica adequada para qualquer pessoa que esteja enfrentando pensamentos suicidas ou comportamentos autodestrutivos. O tratamento eficaz, que pode incluir terapia e medicação, pode ajudar a reduzir esses riscos e melhorar a qualidade de vida.

Se você ou alguém que você conhece está em crise ou pensando em suicídio, é crucial procurar ajuda imediatamente. Existem profissionais capacitados que podem oferecer o apoio necessário.
Fico a disposição para ajudar.
Bom dia! O Transtorno de Personalidade Bordeline é um transtorno crônico caracterizado por padrões invasivos de instabilidade afetiva, distúrbios da autoimagem, instabilidade das relações interpessoais, impulsividade acentuada e comportamento suicida (ideação e tentativa de suicídio), causando prejuízo e sofrimento significativos na vida do indivíduo. Sua fisiopatologia é uma combinação de predisposição genética associada a fatores ambientais e disfunção neurobiológica. Até 10% dos pacientes com TPB morrem por suicídio, uma taxa 50 vezes maior do que a população em geral. Os fatores de risco para suicídio no TPB incluem depressão comórbida. É preciso ser acompanhado de perto, fazer uso de medicação e terapia semanal.
Olá como você está?
Sim, homens com Transtorno de Personalidade Borderline apresentam um risco elevado de suicídio. Estudos indicam que, embora as mulheres sejam mais frequentemente diagnosticadas com o transtorno, os homens tendem a apresentar comportamentos mais impulsivos e agressivos, o que pode aumentar o risco de tentativas de suicídio mais letais.

Alguns fatores que contribuem para esse risco elevado em homens incluem:
-Maior Impulsividade e Agressividade:Homens com TPB frequentemente apresentam comportamentos mais impulsivos e agressivos, o que pode resultar em tentativas de suicídio mais violentas e, portanto, mais letais.
-Comorbidades: Homens com TPB tendem a ter comorbidades como transtornos de uso de substâncias, transtornos de personalidade antissocial e transtornos de humor, todos associados a um maior risco de suicídio.
-Estigma Social: Homens podem enfrentar maior estigma ao buscar ajuda para problemas emocionais ou psicológicos, o que pode levar a uma falta de suporte e aumento do desespero.
-Diferenças no Método de Suicídio: Estatisticamente, homens tendem a usar métodos de suicídio mais letais, como armas de fogo, o que aumenta a taxa de sucesso em tentativas de suicídio.

Esses fatores, em conjunto, fazem com que o risco de suicídio em homens com o trasntorno seja particularmente elevado, exigindo uma vigilância cuidadosa e intervenções precoces por parte dos profissionais de saúde mental.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia psicóloga.
Te convido a conhecer mais sobre meu trabalho:
@leticiafernandespsi
Olá! A ideação suicida pode ser sim uma das características de alguém diagnosticado com Boderline. Por isso, é muito importante procurar ajuda e iniciar o tratamento adequado o quanto antes.
Sua preocupação deve ser levada em consideração. Olha, a ideação é um comportamento muito comum nesses casos. Lhe convido a iniciar um processo psicoterapêutico, onde essa e outras questões podem te auxiliar a entender um pouco mais sobre seu próprio funcionamento.
Olá! Existem fatores de doenças pré existentes que podem contribuir com a ideação suicida. Mas talvez seja mais importante pensar como o diagnostico de border e seus sintomas tem impactado na vida da pessoa e qual atenção (tratamentos terapêuticos e medicamentosos) essa condição está recebendo.
Um diagnóstico não é, nem nunca deve ser uma sentença.
Um abraço!
Para diminuir essa propensão precisamos nos atentar também as pessoa que acercam o indivíduo TPB, pois é necessário conhecimento para entender como funciona o funcionamento psíquico do paciente.
Estudo um programa de habilidades até voltado para familiares para aprender melhor a lidar com o comportamento do indivíduo que tem o TPB.
Com os familiares e amigos bem instruídos, essa propensão ao suicídio diminui bastante, pois aprendemos a validar e lidar com o comportamento. Tornando assim a vida do paciente mais compreendida e esse entendimento leva a uma comportamento mais leve para todos envolvidos.
Sim. Isso envolve muitos fatores para além da nomeação diagnóstica, como por exemplo, as construções sociais sobre as masculinidades e o que levaria um homem ser destituído de sua subjetividade ou virilidade a ponto de cometer suicídio. Se você tem ideações suicidas, agende uma consulta para buscarmos uma saída para seu sofrimento.