Os energéticos pode piorar ansiedade, síndrome de pânico e ataques de pânico ?

35 respostas
Os energéticos pode piorar ansiedade, síndrome de pânico e ataques de pânico ?
Olá, tudo bem?
O uso de energético tem um efeito que ocorre devido à presença de diferentes substâncias estimulantes, como a cafeína e a taurina, que elevam a pressão cardíaca e a atividade do sistema nervoso central. Se você já é uma pessoa ansiosa e/ou sofre de pânico, os sintomas podem sim intensificar.
É preciso ficar atento. Busque ajuda de um profissional para fazer uma avaliação correta e entender o que está acontecendo realmente.
Fico à disposição. Um abraço,
Letícia Andrade.

Sim, os energéticos podem piorar a ansiedade, a síndrome do pânico e os ataques de pânico. Isso acontece porque a maioria dos energéticos contém cafeína e outros estimulantes que podem aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial e causar nervosismo, irritabilidade e insônia. Esses efeitos colaterais podem desencadear ou agravar os sintomas da ansiedade, síndrome do pânico e ataques de pânico. Além disso, o consumo excessivo de energéticos pode levar a uma sensação de dependência e a um ciclo vicioso de ansiedade e nervosismo. É importante limitar o consumo dessas bebidas e buscar alternativas mais saudáveis e naturais para aumentar os níveis de energia. Espero ter respondido, fico à disposição. Abraços e boa semana!
Olá, boa tarde! Tudo bem? A decisão de tomar energéticos seja por estar em ambiente social e servir de mistura com outras bebidas alcóolicas ou para ajudar a despertar contra algum cansaço, por conta de existir substâncias que irão alterar o seu sistema nervoso ao acelerar os seus batimentos cardíacos ... isso pode ajudar a que estimule também as suas emoções pois nós, como seres humanos, reagimos ao nosso sistema fisiológico.
Portanto não que o energético em si piore a ansiedade ou síndrome do pânico mas ao tomá-lo você terá as alterações em seu corpo e e você poderá sentir mais ansioso e daí sim também pode levá-lo a ter ataque de pânico principalmente quando faz a mistura com bebidas alcoólicas.
Sim! Visto que o ataque de pânico(AP) possui fator cognitivo e fisiológico, o consumo de energético, que é estimulante pode agravar ou iniciar um ataque. Pois com o consumo de energético ocorre o aumento da frequência cardíaca, um sintoma fisiológico do AP. Com isso, pode haver sintomas cognitivos (catastrofização das sensações corporais) causados pelo aumento da FC.
Olá,
Se você é uma pessoa com sintomas ansiosos, evite o uso de substancias como energéticos devido a sua composição. Não é via de regra que fará mal, porém as probabilidades de ser um gatilho para sintomas ansiosos existem, já que o sistema nervoso central recebe alteração quando em contato com o consumo.
O consumo de bebidas energéticas, devido aos ingredientes estimulantes como a cafeína, pode ser problemático para pessoas com ansiedade, síndrome do pânico ou ataques de pânico. A cafeína pode aumentar os níveis de ansiedade e até mesmo desencadear ataques de pânico em algumas pessoas. Além disso, essas bebidas podem afetar o ritmo cardíaco e o sono, o que pode agravar os sintomas da ansiedade. Portanto, para preservar a saúde mental, é aconselhável limitar ou evitar o consumo de energéticos, especialmente se você já lida com essas condições. Se tiver dúvidas, consulte um profissional de saúde mental para orientação adequada. Apenas evitar essas bebidas não vai te ajudar no manejo da ansiedade, e a pscioterapia aparece como um caminho para lidar de outra maneira com tais sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá! De maneira geral, é indicado que pessoas com ansiedade elevada evitem consumir quantidades elevadas de substâncias estimulantes. As bebidas energéticas possuem esse tipo de substâncias, o que acaba intensificando sinais fisiológicos tipicamente associados à ansiedade, como o batimento cardíaco acelerado, dificuldades de sono, ritmo respiratório acelerado, tremores, etc. Sendo assim, os sintomas ansiosos ficam mais intensos e dificultam a regulação dessa emoção para quem já tem dificuldades com ela. Evidentemente, o ideal é que você possa beber os energéticos sem esse sofrimento, por isso o indicado é buscar uma psicoterapia que possa te auxiliar a manejar a ansiedade. Talvez no início você terá que parar provisoriamente de beber, mas com o tempo a psicoterapia te capacitará a regular e reduzir a sua ansiedade e, então, essas bebidas poderão ser menos prejudiciais para o seu bem-estar. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Conforme a perspectiva psicanalítica, o consumo de energéticos pode desempenhar um papel no agravamento da ansiedade e pânico. Energéticos contêm muita cafeína, que podem ter um impacto direto no sistema nervoso, intensificando os sintomas. Além disso, consumir regularmente pode afetar negativamente o sono, contribuindo ainda mais para o aumento da ansiedade e do pânico.

Nesse sentido, é importante considerar a relação entre o consumo dessas bebidas e os sintomas psicológicos apresentados. Recomenda-se evitar o consumo de energéticos e buscar ajuda profissional especializada para lidar com esses sintomas. Através do processo terapêutico, é possível explorar as causas subjacentes da ansiedade e do pânico, bem como desenvolver estratégias eficazes para lidar com eles.
Depende. O que pode fazer com que suas crises se agrave de fato é a falta de um tratamento adequado. Minha sugestão é que procure um profissional de saúde mental o mais breve possível. Entenda que quanto antes buscar ajuda, mais brevemente poderá colher os frutos de viver com maior qualidade de vida. Então avalie essa possibilidade.
Olá, espero que esteja bem! Sim, ela pode piorar uma crise ansiedade, pois o energético, assim como o hábito de tomar muitas xícaras de café por dia, geram uma hiperestimulação e pode desencadear crises fortes, assim como crise do pânico e etc....
Geralmente recomendo para meus pacientes que estão muito ansiosos medidas para diminuir qualquer tipo de estimulante; café, chá preto, energético, etc..
Espero ter ajudado!
Sim. Os estimulantes podem aumentar o estado de atenção, que a ansiedade provoca e desencadear estímulos fisiológicos. É interessante que diminua o consumo de energético e faça, por exemplo, exercícios físicos e meditação.
Olá! Os produtos energéticos, conhecidos por suas propriedades estimulantes e capacidade de aumentar a energia, podem não ser apropriados para pessoas que sofrem de ansiedade, síndrome do pânico ou ataques de pânico. Esta incompatibilidade se deve à presença de compostos ativos, notadamente a cafeína e a taurina, que possuem a capacidade de influenciar o sistema nervoso central e, dessa forma, exacerbar os sintomas associados à ansiedade e ao pânico.
Para aqueles que já enfrentam condições de ansiedade, síndrome do pânico ou ataques de pânico, é aconselhável evitar o consumo de produtos energéticos e outras bebidas que contenham quantidades substanciais de cafeína.
Em casos de preocupação com essas questões, é recomendável buscar aconselhamento junto a um profissional de saúde mental. Estes profissionais estão aptos a fornecer orientações sobre estratégias para a gestão da saúde mental e aconselhamento sobre escolhas de bebidas e evitação de substâncias que possam afetar adversamente o bem-estar mental.
Conte comigo, caso precise de ajuda! Um grande abraço!
Ola! Sim, pode piorar. Isso acontece por que, numa crise de ansiedade, por exemplo, o seu corpo desregula algumas funções básicas, como a respiração, e o uso de substâncias que aceleram o corpo, pode piorar a tentativa de auto regulação.
Olá! Como muito bem sinalizado pelos colegas, pode sim agravar alguns sintomas de transtornos de ansiedade, bem como o transtorno de pânico também.
Evidentemente, se esse consumo é realizado de forma moderada e em situações muito específicas e ocasionais, e não como um hábito, o impacto será significativamente menor.
Caso esse consumo seja muito frequente, seria interessante procurar por um profissional que possa auxiliá-lo a identificar o que causa essa necessidade e possíveis alternativas para lidar com ela.
Espero ter ajudado de alguma forma!
Olá! Sim, por serem bebidas que contém substâncias estimulantes, elas podem piorar os efeitos físicos da ansiedade. Mas para além disso, gostaria de pontuar que ansiedade é um dos nomes que podemos chamar a angústia. Algo tem angustiado você e esse afeto pode atingir o corpo, trazendo os mais diversos sintomas. É preciso entender o que pode estar sendo a causa dessa angústia e para isso é preciso falar mais sobre ela. A análise é um lugar no qual você pode endereçar as questões de seu sofrimento, tendo a possibilidade de se desembaraçar delas. Cada pessoa possui sua complexidade e é preciso que haja um acolhimento. Acolher significa permitir com que o sujeito chegue como pode, é acolher na escuta, ofertar um lugar onde a sua palavra tenha valor!
Olá! Sim, pois ele causa efeitos no sistema nervoso central, e para quem tem transtornos de ansiedade, dependendo do caso, o corpo pode compreender o estímulo como um alerta e gerar desconforto. Espero ter esclarecido!
Sim, o consumo de energéticos pode potencialmente piorar a ansiedade, a síndrome do pânico e os ataques de pânico em algumas pessoas. Os energéticos geralmente contêm cafeína em quantidades significativas, além de outros estimulantes, como taurina e ginseng. Essas substâncias têm o potencial de afetar o sistema nervoso central e o funcionamento do corpo de várias maneiras que podem exacerbar sintomas de ansiedade e pânico.
Olá! Sim, pois energéticos são compostos de sustâncias estimulantes, o que pode ocasionar palpitações, tremores e sudorese (aumentando níveis de ansiedade). Espero tê-lo(a) ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Olá, infelizmente sim.
A bebida energética é estimulante e pode contribuir para que o corpo e a mente funcionem de uma forma mais acelerada.
Se cuide!
Um abraço
Sim, o consumo de energéticos pode piorar a ansiedade, a síndrome do pânico e os ataques de pânico. Eles contêm altos níveis de cafeína e outros estimulantes como a taurina, que podem levar a aumento da frequência cardíaca, nervosismo e agitação, sintomas que podem agravar condições de ansiedade.

É importante limitar ou evitar o consumo de energéticos se você já lida com essas condições.

Consultar um profissional de saúde para discutir o impacto específico em seu caso é sempre uma boa ideia.
O consumo de bebidas energéticas pode afetar negativamente a ansiedade, a síndrome do pânico e os ataques de pânico em algumas pessoas. Isso se deve principalmente à alta quantidade de cafeína e outros estimulantes presentes nessas bebidas. A cafeína é conhecida por aumentar os sintomas da ansiedade em algumas pessoas. Pode causar aumento da frequência cardíaca, nervosismo, tremores e insônia, o que pode exacerbar a ansiedade e potencialmente desencadear ou piorar ataques de pânico em pessoas predispostas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Entre os sintomas mais comuns apresentados após o consumo de bebidas energéticas estão ANSIEDADE e incapacidade de dormir.

Segundo a especialista, a alta quantidade de cafeína nas bebidas energéticas faz mal, pois tem efeito diurético, levando à perda de líquido em forma de urina. Em altas doses, pode causar intoxicação, provocando náuseas, vômitos, palpitações cardíacas, pressão arterial elevada, convulsões e até psicose — podendo levar à morte nos casos mais extremos.

News-Medical
Sim, o consumo de bebidas energéticas pode piorar a ansiedade, a síndrome do pânico e os ataques de pânico em algumas pessoas. Existem várias razões para isso:

- Cafeína em Excesso: A maioria das bebidas energéticas contém altos níveis de cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso central. O consumo excessivo de cafeína pode desencadear ou agravar a ansiedade, aumentando a frequência cardíaca, causando tremores, agitação e insônia.

- Aumento da Excitação: As bebidas energéticas também podem conter outros estimulantes, como a taurina, que podem aumentar a excitação e a ansiedade em algumas pessoas.

- Açúcar em Excesso: Muitas bebidas energéticas são ricas em açúcar, e o consumo excessivo de açúcar pode causar flutuações nos níveis de glicose no sangue, o que pode afetar o humor e contribuir para a ansiedade.

- Desidratação: O alto teor de cafeína nas bebidas energéticas pode levar à desidratação, o que pode piorar os sintomas de ansiedade.

- Interferência no Sono: O consumo de bebidas energéticas, especialmente à tarde ou à noite, pode interferir no sono, o que pode levar à exaustão e ao aumento da ansiedade.

- Pessoas que já têm ansiedade, síndrome do pânico ou estão predispostas a esses sintomas podem ser mais sensíveis aos efeitos negativos das bebidas energéticas. Portanto, é geralmente aconselhável limitar ou evitar o consumo de bebidas energéticas, especialmente se você está enfrentando problemas de ansiedade.

É importante lembrar que cada pessoa reage de maneira diferente à cafeína e outros estimulantes, portanto, se você suspeitar que essas bebidas estão afetando negativamente sua ansiedade, considere reduzir ou eliminar o consumo delas e consulte um profissional de saúde para obter orientações específicas para o seu caso. É sempre uma boa ideia discutir qualquer preocupação com um médico ou terapeuta.
Olá.. tudo bem? Espero que sim.
Bebidas como energéticos e outros estimulantes, podem sim contribuir no aumento da ansiedade. É importante investigar se o consumo dessas bebidas não estão prejudicando a sua saúde. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Aconselhamento psicológico - R$ 120
Olá, como você está? Muito importante teu questionamento!
O consumo de bebidas energéticas pode potencialmente piorar a ansiedade, a síndrome do pânico e os ataques de pânico em algumas pessoas. Isso ocorre devido à alta concentração de cafeína e outros estimulantes presentes nessas bebidas, que podem aumentar a frequência cardíaca, causar toxicidade e contribuir para a sensação de nervosismo. Em indivíduos suscetíveis, o consumo excessivo de energia pode desencadear ou agravar sintomas de ansiedade e ataques de pânico. Portanto, é aconselhável limitar ou evitar o consumo de bebidas energéticas se você tem um histórico de problemas de ansiedade ou ataques de pânico. @kelly_psicologa
Boa tarde!
Bebidas com cafeína ou energéticos podem desencadear crises de ansiedade ou crise de pânico. Contudo cada um tem um limiar diferenciado.
Ola, boa tarde, Como vai?
Sim, há possibilidades do uso de energéticos causar mais ansiedade devido seus componentes (cafeína e outros estimulantes), que podem aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial e causar alteração do humor como irritabilidade, te deixando em estado de alerta e causando insônia (que aumenta também a ansiedade). Importante evitar estimulantes em caso de já possuir um quadro ansioso. E também outro ponto a pensar, qual a finalidade do consumo, se em caso de aumentar foco para atividades e estudos, a psicoterapia poderia te ajudar a desenvolver mais habilidades para tal.
Sou Luana e sou psicologa, me coloco a disposição para conhecer meu trabalho @psiluanamarys
Olá! Sim, os energéticos podem piorar a ansiedade, síndrome do pânico e ataques de pânico em algumas pessoas. Os energéticos geralmente contêm cafeína, açúcares e outros estimulantes que podem aumentar a frequência cardíaca, causar tremores e provocar sensações de nervosismo e agitação. Em pessoas propensas à ansiedade, isso pode desencadear ou agravar os sintomas.
Olá. Sim, o energético potencializa e bastante sintomas de ansiedade pois é um estimulante. O ideal é que pessoas ansiosas procurem o outro caminho, que são os relaxantes, considerando que essas pessoas tendem a ficar mais tensas e aceleradas. Chás, meditação, respiração consciente e um banho agradável são caminhos possíveis.
Olá, como tem passado?
Os energéticos podem sim causar um agravamento da ansiedade, pânico, hiperatividade, desatenção, entre outras coisas mais, como são substâncias estimulantes que contém cafeína, taurina e outros aminoácidos, acabam por estimular o corpo com esse boost de energia, além de alguns efeitos prejudiciais ao sangue e à fisiologia do corpo.
Também é interessante pensar em quais momentos toma, com quem e para que, a que esse energético pode estar associado em sua vida para te dar esse efeito e se é de fato agradável ou não.
Espero ter ajudado.
Olá. A cafeína nas bebidas energéticas atua como um estimulante do sistema nervoso central, o que pode levar ao aumento da frequência cardíaca e sentimentos de agitação ou tremores. Isso pode ser especialmente problemático para pessoas com ansiedade, pois o aumento da frequência cardíaca e uma sensação de desconforto são sintomas comuns de ataques de pânico. A sensibilidade à cafeína varia de pessoa para pessoa, e algumas pessoas com ansiedade podem descobrir que até mesmo pequenas quantidades de cafeína podem piorar seus sintomas.
Pessoas com ansiedade devem ter cautela ao consumir bebidas energéticas. Embora elas possam fornecer um impulso temporário de energia, o alto teor de cafeína e as possíveis interações com medicamentos para ansiedade podem piorar os sintomas.

Além disso, as bebidas energéticas podem interferir nos padrões de sono e contribuir para sentimentos de agitação. É aconselhável explorar opções alternativas para aumentar os níveis de energia, como exercícios regulares, uma dieta equilibrada e descanso suficiente, para apoiar o bem-estar geral e gerenciar a ansiedade de forma eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 140
O uso de bebidas estimulantes, que possuem em sua composição cafeína e a taurina, como é o caso dos energéticos, podem intensificar sintomas de ansiedade e/ou pânico. Sugiro que nestas situações, evite fazer uso dessa bebida. Além disso, sugiro que busque ajuda profissional da psicologia. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá, sinto muito pelo que está passando.
Os energéticos podem piorar os sintomas em pessoas suscetíveis por conta dos estimulantes presentes nesses produtos. Portanto, para quem já lida com esses problemas, é geralmente recomendado evitar ou reduzir o consumo de energéticos. É importante buscar orientação médica ou psicológica para lidar com esses sintomas e discutir quaisquer preocupações relacionadas ao consumo de energéticos.

Espero ter ajudado e desejo melhoras!
Podem causar sim, devido às características dos estimulantes utilizados nestas bebidas. Se caso esteja sentindo estes sintomas, recomendo reduzir o consumo de tais bebidas, procurar checar a composição delas, por exemplo se possuem cafeína, taurina e etc. Mas também recomendo procurar um psicólogo se os sintomas persistirem, pois os sintomas podem estar sendo potencializados por energéticos, e que tenha uma causa de origem diferente da fisiológica, trazendo à tona a ansiedade.
Sim, bebidas energéticas podem, potencialmente, piorar a ansiedade e os ataques de pânico.
Se você está lidando com esses sintomas, pode ser útil considerar reduzir ou evitar bebidas energéticas: limitar ou eliminar o consumo pode ajudar a reduzir os sintomas; monitorar a cafeína, que além de bebidas energéticas, está presente em café, chá e refrigerantes, então esteja atento à ingestão total e consulte um profissional que pode fornecer orientações e estratégias para gerenciar a ansiedade e os ataques de pânico.
Ao fazer essas mudanças, você pode experimentar uma redução nos sintomas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Espero ter ajudado!