Os efeitos colaterais de rivotril desaparecem apos o desmame?

3 respostas
Os efeitos colaterais de rivotril desaparecem apos
o desmame?
Devemos destacar que o uso terapêutico do Rivotril é limitado pela indicação psiquiátrica. A dose prescrita deve ser obedecida e reavaliada pelo psiquiatra. Assim, ao surgirem sintomas compatíveis com tolerância e abstinência, sinais de adição à substância, o psiquiatra tomará prontamente as medidas necessárias.
Importante destacar que o CLONAZEPAM, substância ativa do Rivotril, é o benzodiazepínico mais seguro, o que apresenta menor risco de dependência. De fato, em 16 anos de prática médica, não vi ainda um caso de dependência ao Rivotril. No entanto, existem certamente casos de abuso do medicamento. E o ideal é que sejam tratados por psiquiatra com vivência no tratamento de dependências químicas.
Em resumo, retirada de medicamentos psicoativos, acima de tudo, deve levar em consideração cada paciente e o momento psíquico e clínico que ele vive.
Fiquem tranquilos quanto à retirada dos medicamentos controlados, fazendo o tratamento adequado com especialista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Os efeitos colaterais desaparecem com o desmame. Porem, existem alguns estudos que tendem a relacionar a possibilidade de perda de memória como efeito colateral e inicio de síndromes demenciais em idosos. Não são estudos contundentes mas eles existem. Também não se pode excluir todos os "aprendizados" de se usar uma medicação que tem impacto direto no comportamento. Mas estes não são bem conhecidos, nem mesmo bem descritos e catalogados. São mais uma duvida do que uma afirmação em si.
tendem a desaparecer sim! no entanto algumas pessoas que fazem o uso abusivo ou muito prolongado podem apresentar sintomas mais persistentes, principalmente de desatenção e deficit de memória recente.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1654 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.