Os biotipos ectomorfo, mesomorfo e endomorfo realmente existem? Se sim, um ectomorfo nunca engorda?

5 respostas
Os biotipos ectomorfo, mesomorfo e endomorfo realmente existem? Se sim, um ectomorfo nunca engorda?
Independentemente dos nossos hábitos de vida, o corpo possui uma constituição própria, devido a fatores genéticos, como metabolismo, formação óssea e características relacionadas a uma maior ou menor dificuldade para armazenar gordura ou ganho de massa muscular. Os indivíduos com o biotipo ectomorfo tem o corpo mais magro, ombros mais estreitos e dificuldade em ganhar massa muscular. Entretanto, alimentação e treino adequados, podem fazer com que esse indivíduo desenvolva massa muscular. O recomendado para um ectomorfo que quer ganhar um pouco mais de peso e massa muscular é focar em alimentos proteicos, nutritivos e calóricos. Por isso, é importante o acompanhamento com o nutricionista e educador físico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A pessoa com biotipo ectomorfo ganhará peso aumentando o seu aporte energético.
Os biotipos são interessantes para avaliação da composição corporal e decisão relacionadas as metas e objetivos. Normalmente essas pessoas possuem um metabolismo mais acelerado e, por isso, perdem peso com facilidade, tendo uma maior dificuldade em em ganhar massa muscular - por isso é comum vermos que essas pessoas "não engordam". Porém, importante ressaltar, que esse ganho de peso, precisa vir acompanhada de uma dieta equilibrada e hipercalórica, sendo orientada por um profissional de nutrição. O exercício físico também é fundamental para que esse aumento de peso não seja apenas em tecido adiposo!
Não, essa classificação já caiu por terra e não possuí relevância na prática. O que impera no ganho ou perda de peso é o balanço energético.
Os biotipos ectomorfo, mesomorfo e endomorfo são conceitos propostos por William H. Sheldon, um psicólogo e pesquisador do século XX. Esses biotipos foram associados com base em uma teoria chamada "Somatotipia", que sugere que as pessoas podem ser classificadas em três categorias distintas com base em suas características físicas predominantes.

Embora essa teoria tenha sido popular no passado, é importante notar que a ciência atual não considera os biotipos de Sheldon como uma classificação precisa ou cientificamente comprovada. Estudos mais recentes na área de antropologia e biologia humana não sustentam a ideia de que as pessoas podem ser categorizadas rigidamente em três biotipos distintos.

É verdade que as pessoas têm diferentes características físicas, como tendência a acumular mais ou menos gordura corporal, ganhar ou perder peso com mais facilidade, e diferentes tipos de estrutura muscular. No entanto, essas características são influenciadas por uma combinação complexa de fatores, incluindo genética, hábitos de vida, dieta, exercício e metabolismo, entre outros.

Portanto, não é correto afirmar que um ectomorfo nunca engorda ou que um endomorfo nunca consegue perder peso. Cada indivíduo é único, e o ganho ou perda de peso depende de uma variedade de fatores, incluindo o balanço energético (diferença entre calorias consumidas e calorias gastas), níveis de atividade física, composição da dieta e resposta metabólica.

O foco principal deve ser na adoção de hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada e adequada para suas necessidades individuais, prática regular de atividades físicas e cuidados com a saúde geral. Se alguém deseja ganhar ou perder peso, é importante buscar orientação de profissionais de saúde, como médicos e nutricionistas, para criar um plano personalizado e seguro para alcançar seus objetivos. A individualidade de cada pessoa deve ser respeitada, e não devemos nos prender a conceitos dessatualizados de biotipos rígidos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.