Os benzodiazepínicos realmente diminuem a capacidade da pessoa de conseguir aprender ou é mito?

5 respostas
Os benzodiazepínicos realmente diminuem a capacidade da pessoa de conseguir aprender ou é mito?
Toda medicação alopática terá alguma repercussão. É indicado, porém, tratar primeiramente a ansiedade de forma “orgânica”, ou seja, com psicoterapia. Trata-se de abordagens com grandes resultados: Terapia EMDR e Meditação. A interdisciplinaridade psicoterapeuta-psiquiatra, se necessário, só fará o tratamento ainda mais assertivo. Parece óbvio porque você já está fazendo isso neste exato momento, mas lembre-se de passar alguns segundos prestando atenção na respiração. Isso trará mais “espaço” à sua mente, a agitação e movimento tendem à tranquilidade. Tratar as causas, contudo com EMDR, pode dar um “salto quântico” no tratamento. Melhoras!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia.
Depende de qual benzodiazepínico, da dosagem, do tempo de uso, da doença para a qual foi prescrito, dos outros medicamentos em uso e do organismo de cada paciente. Cada caso é diferente.
Atenciosamente.
Como disse o colega acima, os Benzodiazepínicos têm sua ação através depressão do sistema nervoso central. Adicionalmente, os neurônios do hipocampo, região responsável pela memória, são muito sensíveis a ação dessa classe de medicamentos, sofrendo alterações em seu funcionamento e dificultando a memorização. Assim a aprendizagem sofre impacto em sua utilização, lembrando que, como qualquer medicação, seus efeitos são dose-dependentes e é por isso que não se deve consumí-los sem a prescrição de um médico especialista.
Estudos mostram que o uso prolongado de benzodiazepínicos acarretam prejuízo nas funções cognitivas, como por exemplo a atenção, essencial para o aprendizado.
Os benzodiazepínicos são ansiolíticos, deprimindo o sistema nervoso central e tratando os sintomas relacionados à ansiedade. Os benzodiazepínicos podem causar dependência, além de reações adversas como a sonolência, sedação excessiva, perturbação da atividade motora, confusão, entre outros. Respondendo sua pergunta, depende da dosagem que é administrada e do organismo de cada pessoa. O uso destas medicações só pode ser feito mediante prescrição médica, desta forma é necessário sempre o auxílio e a orientação de um médico capacitado para que seja avaliado a necessidade do uso e a dosagem da medicação.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.