Os benzodiazepínicos, como o Rivotril e o Diazepan prejudicam a memória de forma definitiva ou, parando,

5 respostas
Os benzodiazepínicos, como o Rivotril e o Diazepan prejudicam a memória de forma definitiva ou, parando, é temporário? Qual a opinião dos doutores(as) sobre o EMTR?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Depende da pessoa, do tempo dos remédios, de historia do uso de drogas, historia familiar, entre outros fatores.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Glauce Thais Bacellar
Psicólogo
Curitiba
Depende de alguns fatores, como seu histórico de vida, dos familiares, entre outros. O melhor mesmo é você ir ao psiquiatra, explicar para ele sobre suas dúvidas sobre os medicamentos e pedir para que ele te oriente como usar os medicamentos de forma correta. Mas, lembre de procurar um psicólogo para acompanhar seu tratamento, pois assim, terá mais eficácia nos seus resultados. Boa sorte! Um abraço!
Em meta análises estatísticas, a incidência de quadros de demência tem se revelado maior entre usuários de longo prazo (mais de três meses de uso contínuo).

É por isso que a orientação médica padrão na aplicação do benzodiazepínico (médicos, me corrijam se eu estiver errado), é de introduzir a medicação para tratar sintomas agudos e retirar a medicação assim que possível, substituindo por outros remédios ou formas de terapia.
 Edna Borba Araujo
Psicólogo, Psicanalista
Recife
Olá!

Supostamente, todos os benzodiazepinicos interferem negativamente ns memória anterógrada, ou seja, na memória do passado. A memória de curto prazo não é afetada. Mas, como já mencionado, depende muito de cada indivíduo, seu histórico no uso dessas drogas, idade, etc.
É fundamental o atendimento psiquiátrico e entrar em processo psicoterápico, até mesmo para que a pessoa possa ressignificar a dor e o sofrimento que podem ter conduzido ao uso dessas substâncias.
 Cláudia Guimarães
Psicólogo
Belo Horizonte
Acredito que seja relevante que você tenha o acompanhamento de um psiquiatra da sua confiança, com o qual você possa tirar todas as suas dúvidas e se sinta seguro quanto ao seu tratamento. Em paralelo, o acompanhamento de um psicólogo somará ao seu tratamento psiquiátrico, possibilitando uma maior eficácia do mesmo.

Especialistas

Carolina P. de Castro Freitas

Carolina P. de Castro Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Arieli  Poubel

Arieli Poubel

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rodrigo de Lima

Rodrigo de Lima

Psicólogo

Ourinhos

Karla Lopes

Karla Lopes

Psicólogo

Betim

Mary de Morais Durso

Mary de Morais Durso

Psicólogo

Belo Horizonte

Iasmin Eloise Souza Silva

Iasmin Eloise Souza Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 254 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.