Oque o doutor faz ou pergunta para diagnosticar transtorno bipolar

10 respostas
Oque o doutor faz ou pergunta para diagnosticar transtorno bipolar
Olá! O psiquiatra faz o diagnóstico da bipolaridade a partir do conjunto de sinais, sintomas e histórico do paciente, já o diagnóstico psicanalítico é estrutural, focando na forma como sujeito consegue estar no mundo e nas suas relações, sendo dividido em neurose, psicose, perversão e autismo. Espero ter ajudado, estou á disposição

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico de bipolaridade demanda um conjunto de fatores e acompanhamento, não é um quadro de simples diagnóstico. Normalmente observam-se como se dão as alterações do humor, a presença constante de irritação, impulso entre outros sintomas comuns do Transtorno. Demanda tempo e avaliação criteriosa do Psiquiatra em conjunto com o psicólogo, que é quem faz o acolhimento e a escuta terapêutica semanalmente conhecendo mais profundamente o caso do paciente.
Olá! Como vai ? Esse diagnostico geralmente demora algumas sessões para ser realizado, pois se trata de um quadro complexo que demanda bastante atenção e possivelmente a necessidade de uma avaliação junto a um psiquiatra. Mas geralmente as perguntas giram em torno de levantamento de dados referente ao histórico pessoal da paciente, histórico dos sintomas, histórico de doenças do paciente e de sua família, vida pessoal, trabalho, relacionamentos, comportamentos, alterações de humor, etc. Além disso testes psicológicos e escalas também podem ser utilizados durante o diagnostico.
Espero ter ajudado.
Abraços!
O diagnóstico de transtorno bipolar é feito através de uma avaliação detalhada realizada por um profissional de saúde mental. O psicólogo ou psiquiatra irá explorar o histórico de sintomas, incluindo os períodos de euforia, irritabilidade, tristeza profunda e outros comportamentos. Além disso, ele também faz perguntas sobre o impacto desses sintomas na vida cotidiana, a duração e a intensidade dos episódios, além de considerar fatores como histórico familiar e possíveis comorbidades.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá. O diagnóstico do TAB é clínico. São utilizados diferentes ferramentas, como entrevista, escalas entre outros
O diagnóstico é feito avaliando detalhadamente os sintomas do paciente nos episódios maníacos e depressivos, suas durações, contextos, prejuízos, impactos junto aos familiares e círculo social, entre outros, por meio de testes, entrevistas e outras estratégias. Visto que são características comuns a diversos transtornos é necessária uma observação bastante criteriosa, que leva tempo, assim, é bastante produtivo contar tanto com o psiquiatra quanto com o psicólogo. Em conjunto eles podem identificar de forma precisa o diagnóstico e a forma mais benéfica de tratar o paciente.
Olá!
A avaliação é feita através de uma anamnese com informações gerais sobre o seu desenvolvimento até a sua queixa atual para investigar a prevalência dos sintomas, a intensidade e o prejuízo. A bipolaridade é um transtorno mental definido por inexplicáveis e intensas alterações de humor. Sensações que se alternam entre euforia e depressão, ocasionando variações de comportamento, sono, energia, pensamento, raciocínio, e julgamento visivelmente acentuados. O diagnóstico bipolar envolve diferentes etapas de exames, critérios e testes. Se precisar de uma avaliação, estarei disponível e será um prazer te ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Não sou doutor, mas vou responder! Hahaha

Não faço diagnósticos. Eles às vezes são úteis sim, mas nem sempre. E quando são úteis, são úteis para outros profissionais, tais como psiquiatras e outras especialidades médicas. Para psicólogos, não importa tanto o diagnóstico, pois vou olhar para sua vivência e experiência do jeito que você a traz para a terapia. E cada experiência é muito única! Mesmo de pessoas com diagnósticos parecidos ou iguais. Duas pessoas com diagnóstico de transtorno afetivo bipolar (TAB) podem possuir vivências bastante diferentes! Até mesmo sobre suas experiências dentro desse diagnóstico!

Há pessoas que relatam uma agitação afetiva maior que outras, o que os médicos vão chamar de mania ou hipermania. Outras terão vivências depressivas mais expressivas... Em outras, a labilidade emocional vai ser o que mais caracteriza as vivências dessas pessoas... E por aí vai!
Em Terapia após ou não encaminhamento psiquiátrico, tomando medicamento indicado, ou não visto medicamento tratar o sintoma, vamos aprofundar nos episódios da "Montanha-Russa" Emocional. Manias, extrema energia, auto confiança até os períodos de depressão, desânimo, ... O que leva o sujeito para devida alternância afetivo / emocional. De onde vem a excitação e o vazio? Claro que de acordo com cada individualidade.
O diagnóstico de TAB leva em consideração diversos fatores como histórico de vida, vida pregressa, sintomas, sinais específicos da Bipolaridade como humor, irritabilidade, manias, alteração do humor, depressão, mania, instabilidade emocional entre outros fatores.
Requer uma avaliação clínica minuciosa e o diagnóstico preciso pode variar de 6 meses à 1 ano.

Especialistas

Paula Bandeira

Paula Bandeira

Neurologista pediátrico

Conselheiro Lafaiete

Agendar uma visita
Manuela Alarcão

Manuela Alarcão

Neurologista pediátrico

Niterói

Bianca Alvares Almeida

Bianca Alvares Almeida

Neurologista pediátrico

Pinheiro

Cristiane Segato

Cristiane Segato

Neurologista pediátrico, Pediatra

Santo Ângelo

Adam Scott Fischer

Adam Scott Fischer

Quiropraxista

Vitória

Joseli do Rocio Maito de Lima

Joseli do Rocio Maito de Lima

Neurologista pediátrico

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Cefaleia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.