Operei há 03 anos de uma apêndice que por sinal deu uma infecção e tive que fazer a laparotomia,

2 respostas
Operei há 03 anos de uma apêndice que por sinal deu uma infecção e tive que fazer a laparotomia, fiquei 1 mês internado no hospital, porém algumas vezes sinto forte dores no abdômen tendo dificuldade de andar ou até mesmo comer. É normal sentir essas dores depois de fazer essas duas cirurgias?
Não, não é normal ter dor abdominal após retirada do apêndice (apendicectomia).
Todo o paciente que é operado pode sofrer no pós-operatório com bridas. Basicamente, as alças do intestino podem colar e daí o paciente pode ter problemas alimentares, dor abdominal, prisão de ventre e até vômitos. Daí é importante consultar com um bom cirurgião do aparelho digestivo para avaliar o caso e fazer algum exame de imagem. Se nada aparecer a laparoscopia poderá ser também uma escolha. Normalmente, a apendicectomia é feita via laparoscópica e não há problemas maiores. Outras vezes, essas alças de intestino podem colar e o paciente pode necessitar de cirurgia. Não estou afirmando que o sr/sra tem isso mas que deve ser investigado, sem dúvida deve! Melhoras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Não é normal dores abdominais após tanto tempo de cirurgia. Toda cirurgia dispara processos de cicatrização que podem levar a problemas conhecidos como bridas ou aderências. Cirurgias complicadas, especialmente nos casos em que houve necessidade de reabordagem isso pode ocorrer mais intensamente. Resumidamente alças de intestino normais que estão próximas da área inflamada podem colar umas nas outras levando a acotovelamentos que em alguns casos levam a dificuldades de evacuação e eliminação de gases e fezes. Nesses casos deve-se investigar, podendo em alguns casos optar pela liberação Cirurgica dessas aderências. O importante é consultar com um bom cirurgião para esclarecer as dúvidas do seu caso em específico.

Especialistas

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Rafael Gomes Carvalho Barros

Rafael Gomes Carvalho Barros

Cirurgião geral

Belo Horizonte

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Dayana Galdino

Dayana Galdino

Cirurgião geral

Joinville

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1832 perguntas sobre Apendicite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.