Operei 3 vezes endometriose, tenho 45 anos e um filho de 17 anos. Comecei a sentir sintomas da endom

2 respostas
Operei 3 vezes endometriose, tenho 45 anos e um filho de 17 anos. Comecei a sentir sintomas da endometriose de novo que está próximo ao ovário e no ano passado na ultra acusou 2 miomas pequenos e nesse ano fiz.e ainda está pequeno os miomas. Eu não quero filhos e porque em vez de eu ficar operando toda vez que a endometriose der sintomas o médico não tira tudo de vez? Eu não entendo pq os médicos que eu vou não faz logo a histeristectomia, vou ficar esperando esses miomas crescerem ou operar por etapas essa endometriose? Não tomo.anticoncepcional para parar de mestruar pq tenho medo de trombose ou aparecer caroços no peito. Se os miomas cresceram não vão ter que operar?. Claro.que sim. Não.entendo pq não operam.l
Acredito que seu caso , tendo 45 anos , sem desejo gestacional e com endometriose refretaria seria um caso com indicação sim de histerectomia . Todavia , deve ser analisado com detalhes . Faça uma consulta para revermos tudo e indicarmos a cirurgia

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero, presente em 40 a 80% das mulheres, com risco de malignidade muito baixo. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor na relação sexual, infertilidade.
Ter miomas não é igual a cirurgia e não se opera miomas apenas pelo tamanho. Se você não sente nada, nenhum tratamento cirúrgico ou medicamentoso precisa ser realizado.
Os miomas podem ser classificados em submucoso ou dentro da cavidade uterina, intramural ou dentro do muculo do útero ou subseroso ou para fora do útero.
Os miomas submucosos são aqueles que geram mais sintomas como sangramento uterino, cólicas menstruais e dificuldade para engravidar. O tratamento preferencial dos miomas submucosos é por histeroscopia cirúrgica, uma cirurgia minimamente invasiva e de rápida recuperação.
As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas para o controle de sangramento e cólicas menstruais, mas não farão o mioma regredir, crescer ou desaparecer. Existem anticoncepcionais que não provocam trombose. Os anticoncepcionais não favorecem o surgimento de nódulos mamarios.
Na falha do tratamento medicamentoso, a cirurgia deverá ser considerada, desde a retirada do mioma até a retirada do útero. O risco de uma cirurgia é infinitamente maior ao uso de medicações anticoncepcionais: sangramento, transfusão, infecção, lesão de bexiga, lesão de ureter, lesão de intestino, dor pélvica, incontinência urinária, constipação intestinal, disfunção sexual e óbito.
A embolização de artérias uterinas pode ser uma alternativa ao tratamento cirúrgico.
O tratamento da endometriose visa melhora das dores pélvicas, das cólicas menstruais, das dores na relação sexual, permitindo um funcionamento adequado dos órgãos pélvicos como bexiga e intestino e permitindo uma gravidez espontânea. Com isso, você poderá ter uma melhora da sua qualidade de vida e bem estar.
Para esse tratamento, a cirurgia não é obrigatória. As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas para o controle dos sintomas.´
Na falha do tratamento medicamentoso, a cirurgia poderá ser considerada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.

Especialistas

Débora Cecilia

Débora Cecilia

Nutricionista

Belo Horizonte

kyung Koo Han

kyung Koo Han

Ginecologista

Barueri

Felipe Sertã Portugal

Felipe Sertã Portugal

Ginecologista, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Diego Baldissera

Diego Baldissera

Cirurgião geral, Endoscopista

Lajeado

Karina Adami

Karina Adami

Ginecologista

Salvador

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 778 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.