Opa, Estou em desmame do velafaxina de 75mg. E irei começar na própria semana um comprimido 10mg de
2
respostas
Opa, Estou em desmame do velafaxina de 75mg. E irei começar na própria semana um comprimido 10mg de ritalina (metilfenidato). Minha pergunta é se a ritalina pode causar a síndrome de retirada. E causar efeito colaterais se parar a medicação abruscamente. Obrigado!
Olá! São duas situações distintas: por um lado, há o desmame da venlafaxina que, se feito de modo cuidadoso e supervisionado, minimiza ou até impossibilita os efeitos indesejáveis da retirada. De outro lado, está a introdução do metilfenidato, que não tem relação com desmame da venlafaxina. Converse sempre com seu(sua) médico(a) que o(a) assiste sempre e tire suas dúvidas. Melhoras!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
"Síndrome de retirada", como o própriio nome diz, é por "retirada" de uma droga e não por "entrada" de outra. Portanto, a pergunta não faz sentido. O que ocorre é que a venlafaxina, quando suspensa abruptamente, dependendo da dose usada e da sensibilidade da pessoa, pode levar a síndrome de retirada, que não é perigosa, porém é desagradável. Mas, se diz que está fazendo "desmame", isto quer dizer que a retirada não está sendo abrupta e, provavelmente, seu médico está cuidando para que não tenha síndrome de retirada. Da mesma forma, não faz sentido falar em "efeitos colaterais" por parar uma medicação bruscamente, pois efeitos colaterais podem ocorrer porque uma droga está em seu organismo e não quando ela não está (ou seja, o oposto da síndrome de retirada). Efeitos colaterais são todos os efeitos "paralelos" ao efeito terapêutico, alvo do tratamento - que, no caso da venlafaxina, costuma ser ansiedade e/ou depressão. Assim, por exemplo, efeitos colaterais da venlafaxina podem ser sonolência ou insônia, dificuldade de orgasmo, diminuição de libido, diminuição de apetite, aumento da pressão arterial e outros. Mas, como comentado acima, a retirada brusca (que não parece ser seu caso) pode causar desagradáveis sintomas de retirada.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.