Ontem iniciei tratamento para a ansiedade e depressão com escitalopram 10mg e Alprazolam 0,25. Quan

9 respostas
Ontem iniciei tratamento para a ansiedade e depressão com escitalopram 10mg e Alprazolam 0,25.
Quantos dias deverão demorar a passar os efeitos colaterais?
Depende de quais são os efeitos aos quais você se refere. Muitas vezes, quando as pessoas estão ansiosas, na verdade são os sintomas da própria ansiedade que elas acham que são da medicação, até porque, em alguns casos, os sintomas podem ter uma piora, no início, com o uso de medicações como o escitalopram. Quando se trata desta piora inicial, geralmente ela desaparece em cerca de dez dias, mas pode ser antes ou um pouco depois. Mas, pode haver outros sintomas, tais como sonolência ou sono noturno não restaurador, intestino "solto", dores de cabeça, sonhos vívidos, dificuldades de orgasmo. Os efeitos colaterais são diferentes e há pessoas que nem os apresentam. Entretanto, pode-se dizer que estes efeitos não são perigosos e, quando aparecem, a maioria melhora num prazo máximo de duas a três semanas, com exceção da dificuldade de orgasmo, que pode persistir. Todos desaparecem em poucos dias (ou mesmo imediatamente) quando se para a medicação, mas isto jamais deve ser feito sem orientação médica e geralmente não é uma boa medida, porque se trata de remédios eficazes e, na maioria dos casos, após algumas semanas de tratamento, a melhora da depressão ou da ansiedade é grande e a diminuição dos efeitos colaterais também - e as pessoas ficam satisfeitas com os resultados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Geralmente os efeitos colaterais duram cerce de 10/15 dias, mas varia de pessoa para pessoa. É importante entender que os efeitos colaterais devem ser suportáveis, caso não passe é indicado retornar ao médico para que ele possa reavaliar.
Olá! Os efeitos colaterais tendem a passar quando o seu organismo se adaptar à medicação e essa adaptação pode ou não acontecer, mas em geral em 15 dias tudo fica melhor, caso isso não aconteça pode ser que ocorra a troca dos remédios.
De qualquer maneira você deve relatar tudo ao seu médico, sugiro que faça anotações diárias sobre o que está sentindo, para falar na próxima consulta, só ele poderá lhe orientar sobre a conduta mais adequada.
Os efeitos colaterais tendem a variar converse com seu médico para que ele possa ajustar a sua medicação se necessário, o acompanhamento em terapia tende a ser uma forte aliads nesse processo.
Att.
Eduardo
Olá...
Depende muito do organismo.
Depende também da sua ansiedade em relação a medicação.
As crenças causadas pelo estereotipo dos fármacos possibilita efeitos colaterais devido a ansiedade.
Gratidão!
É importante entender que essa medicação é de última geração. Eventualmente os sintomas que vem a sentir tem mais relação com a depressão do que do remédio em sí. Você já iniciou a psicoterapia? É importante para resultados mais concretos e uma evolução assertiva do tratamento.
Olá, depende de cada organismo, mas costuma ser em média entre 14 e 21 dias.
O médico falou para você fazer psicoterapia também? É importante para o seu tratamento.
Melhoras!
Oi, geralmente a medicação demora de 10 a 15 dias para que os sintomas colaterais desapareçam, porém cada organismo reage de maneira muito particular. Além disso, é muito comum os sintomas de ansiedade aumentarem nos primeiros dias após iniciar a medicação para logo depois diminuírem. Se tiver dúvidas, procure seu médico. Boa sorte
Boa tarde, para o tratamento da depressão e ansiedade não é suficiente a cura com medicamentos é importante frequentar uma psicoterapia para te ajudar a compreender melhor as causas que estão te adoecendo e tentar ameniza-la e ou elimina-las na medida do possível. Procure um psicologo!

Especialistas

Shana Domingos Galant

Shana Domingos Galant

Psicólogo

Brasília

Flavia Deunizio

Flavia Deunizio

Psicólogo

Joinville

Gilvandro Benvindo

Gilvandro Benvindo

Psicólogo

São Paulo

Juliana Santos

Juliana Santos

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1153 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.