Ontem estava chorando muito e angustiada e me sentindo culpada por coisas que estavam acontecendo, s

16 respostas
Ontem estava chorando muito e angustiada e me sentindo culpada por coisas que estavam acontecendo, sempre que eu lembrava eu chorava mais, de repente parece que eu fui tomada por outra personalidade que queria ignorar tudo aquilo comecei a sorrir e é como se eu tivesse perdido o controle. Isso pode ter sido algo como despersonalização?
Olá! Sinto muito que você tenha se sentido assim. Para definir se foi um episódio de despersonalização, são necessárias outras informações complementares, relacionadas à sua percepção de si mesma e do que acontecia ao seu redor. Situações de desconforto emocional extremo provocam reações diferentes em cada pessoa. Pode ser interessante que você busque um profissional para identificar se foi um quadro isolado ou se um padrão de reação, além de que pode lhe proporcionar estratégias para lidar com essas situações. Lhe estimo melhoras e estou à disposição.

Olha o diagnóstico só podemos fazer após uma avaliação mais profunda. Mas esta reação pode vir de várias formatos de existência, porém é bom fazer uma consulta, e solicitar o nosso acompanhamento e análise para após isso obter um diagnóstico ou acompanhamento psicológico. Qualquer coisa estamoasaqui. Basta contactar e marcar a consulta.
Quando estamos atravessando situações de muita dor, aflições e angustias e caso ainda não esteja em acompanhamento psicoterapêutico os mecanismos de defesa da nossa psique são acionados, podem aparecer sensações e comportamentos que nos deixam supressos até mesmo uma sensação mais leve, porém é importante não invisibilizar os sintomas mesmo que sejam dores potentes elas precisam ser trabalhadas, elaboradas e durante o processo e no seu tempo serem resinificadas, e o melhor caminho é o auto conhecimento, no seu tempo busque ajuda! Abraços
Olá, primeiro quero parabenizar pela coragem de buscar ajuda, passamos por situações difíceis, e por não buscar ajuda, chegamos ao limite psíquico, quando se apresentam sintomas.
Sobre a questão de despersonalização ou qualquer outro diagnóstico, é preciso compreender melhor a situação, o que, e de que forma este contexto se liga emocionalmente a você, causando este mal-estar. Contudo é importante a busca de acompanhamento profissional da área da saúde, um psicólogo que possa acolher esse momento de sofrimento, compreender junto a você esta situação e tentar buscar alternativas que façam sentido. Fico à disposição para lhe ajudar nesse processo. Desejo melhoras.
Olá, boa tarde! Com apenas esse relato seria impossível afirmar ou fazer um diagnóstico.
Para um diagnóstico e uma orientação adequada sugiro que você procure um Psicólogo para uma avaliação.
A Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas. Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado!
Bom, esse sintoma pode ser ocasionado pelos processos dissociativos onde o cérebro cria situação diferente para que a pessoa sobreviva as circunstâncias difíceis. Baseia-se no mecanismo de enfrentamento que são orientados pela amígdala cerebral quando a situação se torna além do que possa aguentará, então, a um processo de distanciamento da situação, provavelmente. Procure ajuda profissional.
Obrigado.
Olá! Alguma vezes, quando conseguimos pensar profundamente em questões significativas para nós, refletindo verdadeiramente sobre elas, algo se desloca. Determinados afetos associados anteriormente passam a não fazer mais sentido e novas sensações e emoções surgem. Além disso, em relação a uma mesma conjuntura, podemos ser ambivalentes, atribuindo a ela sentimentos distintos - e não há contradição nisso. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa . Espero ter ajudado!
O que você descreve parece ser um momento de dissociação emocional, que pode acontecer como uma resposta a um estresse psicológico intenso. A dissociação é um mecanismo de defesa em que uma pessoa pode sentir uma desconexão de si mesma, de suas emoções, memórias ou até mesmo do próprio corpo. É como se a mente criasse uma "distância" das emoções ou situações que são muito difíceis de lidar no momento.

A despersonalização é um tipo específico de dissociação onde uma pessoa sente que está observando a si mesma de fora, como se estivesse separada do próprio corpo ou pensamentos. Pode ser acompanhada por uma sensação de irrealidade.

O que você descreveu, uma mudança repentina de um estado emocional intenso para um sorriso e a sensação de perder o controle, pode ser uma forma de dissociação, onde a mente tenta se proteger de emoções dolorosas. No entanto, é importante notar que este é apenas um entendimento geral e não um diagnóstico.

Se essas experiências estão causando preocupação ou se repetem com frequência, seria aconselhável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. Eles podem fornecer avaliações mais detalhadas e recomendar o melhor curso de ação para lidar com essas experiências. É importante cuidar de sua saúde mental e buscar apoio quando necessário.
A princípio, diria que o evento relatado se parece mais com uma dissociação emocional do que uma despersonalização, ou seja, um episódio em que seus sentimentos ficaram confusos, desconectados do evento estressor atual, criando uma barreira psicológica de proteção, onde seu organismo reage com a emotividade contrária àquela supostamente apropriada para aquela situação. Talvez seja interessante procurar por apoio psicoterapêutico para uma melhor avaliação do seu estado emocional, com objetivo de compreender melhor a forma como tem enfrentado as circunstâncias da sua vida. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Boa noite, lamento que estejas te sentindo assim. Na situação que você descreveu, claramente você esta se defendendo psiquicamente de uma dor que o seu psiquismo considera intolerável a ponto de se sentir ameaçado de fragmentar. São em momentos como esse, que nossa mente (de forma inconsciente, ou seja, você não tem controle sobre isso) recorre ao que ela tem de repertório como ultimo recurso para se proteger. No seu caso foi isso que você descreveu. E é exatamente por essa razão que a psicoterapia de orientação psicanalítica é tão importante. O tipo de autoconhecimento que ela nos permite alcançar é muito profundo e com isso, em momentos de necessidade, sua mente poderá utilizar de mecanismos mais saudáveis para te autorregular (menos penosos e custosos). Fico a disposição caso queira iniciar seu tratamento comigo. Grande abraço.
Olá, querida!
A despersonalização, igual acontece, por exemplo, com a febre, é sintoma de situações subjacentes cuja complexidade sempre precisa ser entendida com a ajuda de outras pessoas que saibam ouvir, que tratem as informações com sigilo, e que tenham treinamento e habilidades para lhe ajudar a criar uma compreensão melhor da situação. Estou à disposição se você quiser marcar uma conversa. Se cuide!
;)
A grosso modo, a situação me parece mais uma dissociação emocional do que uma despersonalização propriamente dita! Muitos fatores precisam ser avaliados para uma conclusão, leve esse acontecido para o(a) seu(sua) terapeuta, se ainda não faz terapia, busque! Vale a pena investir em autocuidado e autoconhecimento.
Além de ser um dos sintomas da ansiedade generalizada, é um mecanismo de defesa muito desconfortável, o cérebro usa como recurso quando você não consegue lidar muito bem com as coisas que estão acontecendo na sua vida e que trazem sintomas de ansiedade, então ele retira a parte onde você se reconhece pra você conseguir seguir.
É como se aquilo não estivesse acontecendo com você , então a partir da perspectiva “ do outro “ você segue tentando, mas é horrível e na maioria das vezes não funciona se você não reconhece o gatilho, e se você não reconhece o gatilho não tem como entrar com esse recurso de forma eficaz, eu tenho por exemplo e paraliso porque a minha personalidade é paralisar em situações de perigo, precisa saber o seu tipo de personalidade e como você lida com os gatilhos, se você não sabe identificar o que ocasionou tudo bem, mas a sensação só está aí porque no fundo você tá querendo se ajudar, porque se dar conta e cair 100% a ficha sobre alguma situação pode ser mais doloroso que essa sensação de não pertencer no próprio corpo ou no próprio pensamento, é o cérebro te falando “ tá, mas isso não tá acontecendo com você, é com fulano. O que você faria pra ajudar ele? “ e aí você pensa e se tiver a capacidade de ativamente realizar ou pensar, melhora
Geralmente acontece quando a gente tem uma personalidade mais de se doar, de sempre ajudar o outro, o cérebro já registrou que é algo que você fez com certa facilidade e emocionalmente deve se sentir bem com isso, então pq não tentar consigo mesmo?
Olá! Para entendermos melhor essa situação, o ideal seria uma consulta, porque só assim podemos identificar o que de fato aconteceu e a melhor forma de lidar com isso. Se cuide!
Em que você pensou quando começou a sorrir? Busque ampliar seus conhecimentos sobre você mesma ao invés de buscar um nome para o que você passou, pensou ou sentiu. Você se beneficiaria participando de um processo psicoterápico.
A experiência que você descreveu, de alternar repentinamente de um estado emocional de tristeza intensa para um sorriso e a sensação de perder o controle, pode ser associada a uma variedade de fenômenos psicológicos, mas não necessariamente aponta diretamente para despersonalização.

A despersonalização envolve sentir-se desconectado de si mesmo ou do próprio corpo, como se você fosse um observador externo de sua própria vida. Pode incluir sentimentos de estranheza em relação a si mesmo e aos seus pensamentos ou ações, mas geralmente não envolve mudanças na percepção das emoções da maneira que você descreveu.

O que você descreveu pode estar mais alinhado com um mecanismo de defesa, possivelmente uma forma de dissociação, onde a mente tenta proteger-se de emoções dolorosas alternando para um estado emocional mais suportável ou distante. Em momentos de grande stress ou angústia emocional, algumas pessoas podem apresentar mudanças súbitas de comportamento ou emoção como uma forma de lidar com sentimentos esmagadores.

Também é possível que isso seja uma manifestação de um transtorno de saúde mental mais complexo, como um transtorno de personalidade borderline (TPB), onde as mudanças de humor e a instabilidade emocional são comuns. No entanto, apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico apropriado após uma avaliação completa.

Se estas experiências estão causando preocupação ou se tornaram frequentes, seria aconselhável procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem oferecer uma avaliação apropriada e discutir qualquer tratamento ou estratégias de manejo que possam ajudar você a lidar melhor com esses episódios.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!