Onde levar primeiro para investigar autismo? Neuropediatra ou Neuropsicológo?? O pediatra acha tudo

1 respostas
Onde levar primeiro para investigar autismo? Neuropediatra ou Neuropsicológo?? O pediatra acha tudo ok, mas eu sinto q coisas estão erradas. Bebe de 1 ano e 20 dias com atraso de andar, fala e dar xau... Estou arrasado
Olá! Entendo que você esteja preocupado com o desenvolvimento do seu filho e queira buscar ajuda profissional. Para investigar uma suspeita de autismo em crianças, a pessoa mais indicada é o neuropediatra.

O neuropediatra é um médico especialista em doenças neurológicas que afetam o desenvolvimento e comportamento infantil. Ele pode realizar uma avaliação clínica completa, além de solicitar avaliações específicas de outros profissionais para ajudar a identificar se há ou não indícios de autismo.

O neuropsicólogo, por sua vez, pode ser um profissional importante para avaliar aspectos cognitivos e comportamentais da criança, mas não tem formação médica para fazer o diagnóstico de autismo.

É importante lembrar que cada criança é única e que o desenvolvimento infantil pode variar bastante. No entanto, se você sente que algo está errado, é fundamental buscar ajuda profissional o quanto antes. O diagnóstico precoce do autismo pode facilitar a intervenção terapêutica e ajudar a criança a ter uma vida mais saudável e feliz.

Converse com o neuropediatra sobre suas preocupações e dúvidas, e siga as orientações dele para o melhor cuidado do seu filho. Espero que tudo corra bem!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!