Onde fazer os exames abaixo em Brasília? - teste de hidrogenio expirado feito com lactulose 120 mi

1 respostas
Onde fazer os exames abaixo em Brasília?
- teste de hidrogenio expirado feito com lactulose 120 min
- calprotectina fecal
- coprológico funcional
- pesquisa antigeno fecal giardia
Continuo em mais uma Pós Graduaçao, no Exterior.
Digo ao senhor que não faço a mínima idéia de onde achar esses exames em Brasília.
Contudo, com relação ao teste do Hidrogênio, acredito que posso dar informaçoes aos mais de 4,2 milhoes de pessoas que me leem aqui.
Esse é um teste útil e cada vez mais comum em Gastroenterologia.
Mas falo APENAS DE MODO GENÉRICO, com objetivo educacional.

O que é o teste respiratório?
Utilizamos o teste respiratório (o do Hidrogênio é o mais comum) para verificar algumas condiçoes. A mais comum é a deficiência de lactase. O teste é muito útil também na SIBO (Supercrescimento Bacteriano do Intestimo Delgado).
Vou falar, como sempre de modo GENERICO, sobre a SIBO.
A SIBO é uma condiçao que tem sido cada vez mais diagnosticada, provavelmente devido a facilidade do teste respiratório. Consiste em aumento anormal das bacterias do INTESTINO DELGADO.
Lembro que o Intestino Grosso tem trilhoes (isso mesmo, trilhoes) de bacterias benignas e essenciais para a saúde. O INTESTINO DELGADO deve ter um número mínimo de bacterias.
Há algumas situaçoes em que as bacterias do INTESTINO DELGADO crescem anormalmente nesse orgao. Por exemplo, em certos casos pós cirurgia bariátrica. Em casos de diabetes (em especial de longo prazo), ou em qualquer situaçao que mude a motilidade do intestino delgado.
QUAIS SAO OS SINTOMAS?
Os sintomas de SIBO sao bem variáveis. Há pessoas com gases e distensao abdominal. Em casos mais severos pode haver diarréia e até mesmo problemas nutricionais (como deficiência de vitaminas ou absorçao ruim).

É preciso que o médico(a) conheça essa possibilidade para fazer o diagnóstico.

O TESTE
Na minha experiência o teste é bastante simples, seguro e confortável. Após exclusao prévia de certos alimentos, o paciente toma o substrato. Depois disso, sopra num aparelho em intervalos determinados (muitas vezes a cada 30 minutos). O aparelho mede a concentraçao de hidrogênio, produzido pelas bactérias.
Testes mais recentes conseguem até mesmo verificar a produçao de metano, uma substância relacionada a sintomas de gases e distensao abdominal. Mas esse teste é mais comum na Europa e Estados Unidos.

SIBO e INTESTINO IRRITÁVEL(SII)
Conhecemos a interface entre SIBO e SII há muito tempo. A SII pode levar ao intestino preso ou diarréia (ás vezes altenados) e dor abdominal. Muitas vezes há distensao abdominal e gases.
Os autores mais especializados acham que essa interface ainda nao foi explorada por que o teste de SIBO nao é tao usado.
Claro que é possível que com a popularizaçao dos testes de SIBO possamos entender cada vez mais a intersecçao entre SIBO e intestino irritável. E é possível que possamos ajudar a nossos pacientes ainda mais.

INTERPRETAÇAO
O teste é interpretado por um Médico treinado no assunto. Consegue- se saber se há SIBO. Há casos em que o teste pode medir o tempo de trânsito no intestino delgado(isso depende do substrato).

MINHA EXPERIÊNCIA
Tenho feito testes respiratórios com maior frequencia. E tenho visto cada vez mais casos de SIBO, em especial em pessoas pós cirurgias bariátricas e em portadores de intestino irritável.
Tenho a intençao de, no futuro, medir também o metano. Mas, sou bastante precavido e nao quero dar a impressao de estar dando um passo maior que a perna. O futuro a Deus pertence, dizem os sábios.
Vamos ver o quanto as novas tecnologias podem ajudar aos pacientes.

Finalmente, 2 ou 3 palavrinhas:

a. nada que falo aqui é específico para quem perguntou ou para qualquer pessoa que nao seja meu paciente. Só estou dando uma informaçao GENÉRICA com objetivo educacional. RECOMENDO que siga a orientaçao de seus médicos(as). Eles conhecem seu caso. SIGA A ORIENTAÇAO DE SEU MÉDICO (A).

b. sou muito grato de ter mais uma oportunidade de estudar no Exterior. Já estive em grandes Universidades quando jovem (quem tiver paciência pode ver o Perfil). Agora tenho, de novo, essa alegria. E isso vai resultar em um atendimento ainda melhor. Meus pacientes ganham junto comigo, e isso é uma benção.
b.1
A quem me procura: o que posso fazer é remodelar a agenda assim que retornar
b.2 sei que nem sempre é celere passar comigo. Nesse sentido, digo aos que acharem que a celeridade é importante, procurem outros médicos.
O que quero é que tenham sua Saúde reestabelecida o quanto antes.
Sua Saúde é imensamente mais importante do que eu ter o Consultório lotado.