Óleo de côco faz bem?

7 respostas
Óleo de côco faz bem?
O óleo de coco é um tipo de gordura saturada e como qualquer alimento se consumido em excesso ele pode fazer mal. Até hoje não existem evidências científicas que comprovem que o óleo de coco em si emagrece, aliás não existe um alimento milagroso que irá te emagrecer. O emagrecimento ocorre quando há uma associação de alimentação adequada elaborada por um profissional nutricionista + a prática de atividade física. Lembre-se que a chave do sucesso é moderação em tudo, nada em excesso faz bem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depende da quantidade e do plano alimentar como um todo.
Utilizo como estrategia nutricional em quantidade controlada e possuo bons resultados.
Mas como toda estratégia, faz parte de um acompanhamento nutricional completo e não apenas um único alimento irá resolver, mas sim uma mudança nos hábitos alimentares.
De acordo com a Associação Americana de Cardiologia, o óleo de coco como qualquer gordura saturada pode aumentar o colesterol ruim sanguíneo quando ingerido em excesso. Se consumido em quantidades adequadas, auxilia o organismo na absorção das Vitaminas A, D e E. Procure um especialista para orientá-lo em um consumo consciente e adequado.
Óleo de coco não faz mal, porém não há estudos científicos que comprovem a eficacia do óleo de coco no tratamento ou prevenção de doenças, e com relação ao emagrecimento, óleo de coco é rico em gordura saturada e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) se posicionaram contra a utilização do óleo de coco para o emagrecimento. A conclusão é que não há evidencias cientificas que comprovam a ligação do óleo de coco com a perda de peso.
Depende da sua alimentação como um todo (qualidade e quantidade)! Não existe nenhuma alimento que faça bem ou mal.
Não existe alimento bom ou ruim, depende do contexto em que ele está inserido na alimentação. Como qualquer tipo de gordura, é preciso restringir a quantidade utilizada também do óleo de côco, principalmente por ser gordura saturada e também pelo alto teor calórico, como qualquer tipo de gordura. Não existe alimento milagroso que vá sozinho fazer alguém emagrecer, é o conjunto dos hábitos alimentares saudáveis e de atividade física que trará esse resultado.
Depende da quantidade e do plano alimentar como um todo. Utilizo como estrategia nutricional em quantidade controlada e possuo bons resultados.

Especialistas

Fernanda Simões dos Santos

Fernanda Simões dos Santos

Nutrólogo, Especialista em clínica médica

São Paulo

Agendar uma visita
Hermano Glauber Branquinho Linhares

Hermano Glauber Branquinho Linhares

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Luana Oliveira

Luana Oliveira

Nutricionista

Juiz de Fora

Ende Tâned

Ende Tâned

Endocrinologista

São Luís

Agendar uma visita
Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Emagrecimento definitivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.