Olar boa noite meu nome é Gustavo e sou casado minha mulher tem transtorno bipolar e esta internada

24 respostas
Olar boa noite meu nome é Gustavo e sou casado minha mulher tem transtorno bipolar e esta internada no hospital quando fui visitar ela a segunda vez ela estava um pouco bem me tratou bem me chamou de amor falou que me amava, quando foi no outro dia eu liguei para ela e ela estava diferente mais na dela não falou muito e quando eu vou visitar ela aí ela fica meio que se esquivando quando vó fazer carinho nela aí ela fala que somos apenas amigos aí as vezes eu ligo para ela falar com a mãe dela por chamada de vídeo e ela meio que não quer fala mais com a mãe dela enfim esse comportamento que ela tem e do quadro da doença dela ??
Oi Gustavo, bom dia. Tudo bem contigo?
Sobre a sua pergunta, não poderíamos te afirmar nada sobre sua namorada, não a conhecemos e nem a avaliamos. O quadro bipolar é um quadro bastante complexo, mas é importante entender que você não precisa ser bipolar para ter mudanças de humor, perspectiva ou de pensamento... É provável que seja algo da relação de você que possa estar acontecendo e que não esteja claro nem para você.
Fico a disposição caso estejas interessado em fazer psicoterapia, certamente te ajudaria com questões como essa.
Abraço

Olá Gustavo como está? O quadro de transtorno bipolar é um transtorno cerebral marcado por alternâncias importantes de humor que afetam o nível de energia das pessoas, na forma de se relacionar e na execução das tarefas do dia a dia principalmente nos momentos em que a pessoa está em crise de mania ou de depressão. Os comportamentos que você citou, da sua esposa, podem sim estar relacionados ou agravados pelo quadro, mas não é possível afirmar isso de forma direta pois não conhecemos sua esposa, nem a relação de vocês, a historia de vocês, e todo o contexto que vocês estão inseridos. Tudo isso precisaria ser avaliado e entendido. Que bom que você está buscando ajuda e orientações, isso pode te ajudar muito. Se você quiser fazer terapia, isso pode te ajudar a entender e a lidar melhor com o contexto. Espero ter te ajudado. Abs
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 190
Olá Gustavo!
Imagino que seja bem difícil lidar com quem temos afetos profundos somado as oscilações de humor/comportamento no Transtorno Bipolar. Ao que parece ela tem um diagnóstico fechado de TB, sendo assim o que refere é característico. Avalie em que grau lidar com a situação o está afetando, e busque ajuda psicológica.
Olá, Gustavo.

Entendo que você esteja enfrentando um momento difícil ao lidar com a bipolaridade de sua esposa. É importante lembrar que a bipolaridade é uma condição médica que pode ser tratável e que você não está sozinho nesse processo.
Minha primeira sugestão seria encorajar sua esposa a buscar ajuda profissional para tratar sua condição. Além disso, seria interessante que você considere buscar terapia para si mesmo. Isso pode ajudá-lo a lidar com as emoções e desafios que surgem ao conviver com uma pessoa com bipolaridade. É importante ter uma rede de apoio durante esse processo, por isso, procure apoio de amigos e familiares.
Por fim, tenha em mente que a bipolaridade é uma condição médica e não é culpa de sua esposa. Tente ser paciente e compreensivo e lembre-se de que o tratamento e o apoio podem fazer uma grande diferença na vida dela e na sua.
O Transtorno Bipolar é uma doença crônica, que tem uma
variação intensa e desproporcional do humor, podendo ter ou não forte fator estressor presente no momento.
Essas variações de humor fazem a pessoa agir de forma inadequada podendo ter prejuízos em sua vida. A pessoa que tem o transtorno bipolar precisa de tratamento adequado para que fique estabilizada. E pela dificuldade de lidar com a variação de humor presente pode ser interessante para você fazer terapia.
Oi, Gustavo! Obrigada por compartilhar um pouco do que está passando. Como os colegas comentaram, não é possível afirmar se esses são de fato sintomas decorrentes do transtorno. Entretanto, sendo ou não sintomas, acho que é importante atentar para como você está se sentindo com relação a essa situação e como você gostaria de agir diante disso tudo. Da mesma forma, acredito ser importante que ela também possa conversar com um profissional sobre como ela se sente com relação a esse diagnóstico e como ela está percebendo o casamento e as demais relações familiares dela. Espero que vocês fiquem bem e encontrem o apoio necessário nesse momento, abraços!
Olá Gustavo. Difícil apontar apenas com este relato. O transtorno bipolar é um quadro bastante complexo, tanto para quem vivencia estas alterações de humor, quanto para aqueles que convivem com esta pessoa. É importante enxergarmos a pessoa além do transtorno, primeiro porque as pessoas possuem personalidade, vivências, histórico e inúmeras situações que podem alterar o comportamento e emoções dela, e que não necessariamente podem estar atreladas ao transtorno. Entenda que ela se encontra hospitalizada, isso poderia gerar alteração de humor em qualquer um. Outro ponto importante a ser pontuado é, no TB, as alterações de humor não acontecem de forma tão brusca e repentina assim, os critérios do adoecimento não estão atrelados a estas mudanças, não desta forma. Sob quaisquer hipóteses, sendo ou não atrelados ao diagnóstico, ela precisa de cuidados profissionais, que podem não somente ajudar a ela, mas nos reflexos destes sintomas nas vivências familiares.
Olá Gustavo, acredito que seja bem difícil estar na sua situação, visto que é a sua esposa neste quadro de internação. O transtorno bipolar é complexo para quem o possui e para aqueles que estão ao lado. Seja forte e tenha paciência pois as medicações de estabilização de humor costumam funcionar bem. Esteja presente, entregue o seu amor para ela, independente de qualquer coisa. Você tem uma oportunidade de fazer o bem aquela que é sua esposa e busque entregar o seu melhor. A psicoterapia para você é muito bem vinda, pois conseguirá compreender melhor o seu papel neste caso e trabalhar outras questões que podem estar lhe causando sofrimento também! Abs
Olá! Imagino o quanto essa situação seja difícil para você. As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de intensidade não usuais, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade e comportamentos incomuns. É um transtorno de muita complexidade. Não é possível te dar uma resposta correta se o comportamento descrito por você está ou não ligado ao transtorno descrito.
Oi Gustavo, o quadro do Transtorno Afetivo Bipolar é marcado pela oscilação do humor e do afeto. Essa é uma das principais características. Entender essa questão pode ajudá-lo a compreender melhor sua esposa e seus comportamentos que são derivados da Bipolaridade; altos e baixos fazem parte do quadro clínico. A Terapia Cognitivo comportamental ira auxiliá-lo a no entendimento do funcionamento mental e ajudar a manejar os sintomas do transtorno Bipolar.
Olá! Sinto muito que você e sua esposa estejam passando por isso. O transtorno bipolar é algo bem complexo onde a pessoa passa por muitas alterações de humor, pensamentos, etc. Por conta disso, não posso dizer a respeito da sua esposa pois não acompanho o caso dela, mas acredito que seja importante você buscar ajuda profissional para poder a lidar com está situação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá. Nossa, vocês estão passando por um momento muito dificil. Não tem como afirmamos o porquê dessas alterações de humor sem conhecer ela. O fato de estar internada pode estar mexendo bastante com ela, junto a adaptação com uma medicação diferente que ela deve estar tomando la e as propias oscilaçoes de humor caracterista do TB. Esse momento que vocês estão passando é muito delicado, não sabemos a razão da internação, mas talvez esperar ela se recuperar para poderem avaliar a relação seja um caminho, visto que a internação pode deixar ela e todos ao seu redor mais sensiveis e com pensamentos e sentimentos confusos.
Espero ter ajudado minimamente!
Olá, Gustavo. Se o diagnóstico dela é mesmo o Transtorno Bipolar é sim esperado que o comportamento dela reflita a oscilação de humor. Existe a possibilidade de incluir alguns sintomas psicóticos também, dependendo se for do tipo 1 ou 2. Se ela já está recebendo tratamento psiquiátrico e psicológico, sugiro que você por ser marido e obviamente sofrer por ser afetado indiretamente, busque o acompanhamento psicológico para te auxiliar a lidar com essas situações. É extremamente importante o processo psicoterapêutico dos familiares que precisam lidar indiretamente com o Transtorno Bipolar, pois o sofrimento do familiar é muito grande também. Coloco-me á disposição como profissional da área!
Olá! Fiquei pensando em como o relacionamento está no geral. Isso pode modificar a forma como ela trata você. Como você considera ser o diálogo entre vocês? Há casais que consideram estar tudo bem, mas um não sabe sobre os medos/preocupações do outro, ou seja, a parte mais íntima do emocional fica fora do campo de visão dos dois. Sendo assim, alguns comportamentos parecem não fazer sentido. Fico à disposição!
Sim, esse comportamento pode ser parte do quadro da doença dela. O transtorno bipolar é caracterizado por mudanças extremas de humor, o que pode levar a comportamentos diferentes em diferentes momentos. É importante que você procure ajuda profissional para entender melhor o que está acontecendo com ela e como você pode ajudar.
É difícil afirmar algo apenas por esse relato, não entendi se ela está internada devido alguma situação decorrente do quadro de bipolaridade ou a internação é por algum outro motivo. De qualquer forma, o transtorno bipolar é entendido como crônico e frequentemente requer tratamento psicoterápico associado ao tratamento medicamentoso.
Olá,

Infelizmente, é um quadro bastante comum para este diagnóstico sim. Contudo, em terapia procuraria compreender os pormenores destas mudanças comportamentais. Com certeza, existem estímulos que não estão sendo entendidos e melhor trabalhados. Fico super a disposição.

Abraços
As oscilações de comportamento são uma característica comum em pessoas com personalidades consideradas limítrofes. Essas oscilações podem incluir mudanças súbitas de humor, impulsividade, comportamento autodestrutivo e relações interpessoais instáveis. Essas oscilações podem afetar significativamente a qualidade de vida e relacionamentos da pessoa, além de causar angústia emocional e sofrimento. É importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental para o diagnóstico e tratamento adequado, incluindo psicoterapia individual e medicamentos, desde que necessário e que seja uma demanda do próprio paciente. Com o tratamento adequado, as oscilações de comportamento podem ser amenizadas e a qualidade de vida da pessoa pode ser significativamente melhorada. Espero ter ajudado.
Olá, Gustavo. Agradeço por compartilhar sua situação conosco. É importante lembrar que o comportamento e as mudanças de humor da sua esposa podem estar relacionados ao transtorno bipolar dela.

O transtorno bipolar é caracterizado por episódios de alterações extremas de humor, incluindo mania (elevação do humor) e depressão. Durante esses episódios, os pensamentos, emoções e comportamentos da pessoa podem variar significativamente. Isso pode afetar a maneira como ela se relaciona com os outros e como percebe suas emoções e conexões.

A oscilação entre o carinho e a proximidade afetiva em um momento e a distância emocional em outro pode ser uma manifestação do transtorno bipolar. Essas mudanças de comportamento são frequentemente associadas aos ciclos do transtorno.

É fundamental que você busque apoio para você e para sua esposa. Converse com profissionais de saúde mental, como psiquiatras e terapeutas, que possam orientar e oferecer suporte adequado para lidar com os desafios decorrentes do transtorno bipolar.

Lembre-se de que o transtorno bipolar é uma condição médica que requer tratamento contínuo. Com o apoio adequado, é possível aprender a lidar com os sintomas, promover um ambiente de compreensão e apoio mútuo no relacionamento e buscar o bem-estar emocional de ambos.
Gustavo, obrigado por compartilhar sua história e dúvida.
É realmente um desafio para os cuidadores de um bipolar lidar com tanta oscilação de humor e atitudes.
É difícil afirmarmos sem conhecê-la, mas pacientes com esse quadro costumam oscilar entre estados de muita excitação, impulsividade, grandeza (que são os episódios maníacos) e estados depressivos, com baixo autoestima, falta de apetite, desânimo, pessimismo, etc.
A terapia pode ajudar ambos a aprender a lidar melhor com seus papeis e dificuldades na relação.
Olá! Imagino que deve estar sendo muito difícil para você e obrigada por ter perguntado aqui.
Preciso ressaltar a importância de procurar ajuda psicológica para compreensão dessas dificuldades, além de avaliar como elas afetam sua rotina.

Se você se sentir a vontade, entra no meu perfil e marcamos um atendimento! Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá. De forma resumida e genérica, pode-se pensar que esses comportamentos estejam relacionados à bipolaridade, porém é preciso ter mais conhecimento do caso dela para poder fazer afirmações. É importante que vocês tenha suporte de profissionais, caso ainda não o tenham. Abraço.
Olá!
A bipolaridade é um transtorno crônico, que muitas vezes trará desafios. Dessa forma, quando as pessoas próximas a pessoa com o transtorno realizam a psicoterapia, elas conseguem criar estratégias lidar com o caso sem o desgaste psíquico.
Oi Gustavo! Pode ser do transtorno, pode ser devido as alterações de medicação que estão sendo ajustadas, pode ser por ela estar em crise nesse momento. Não se angustie com essas mudanças de humor nesse momento, espere ela sair do internamento, pois acredito que ela sairá mais estabilizada e você poderá compreender melhor as emoções dela. Importante não interromper a internação antes da alta médica e você mesmo buscar um acompanhamento para ajudá-la e para lidar com as suas próprias emoções relacionadas às oscilações de humor dela. Fico à disposição!