Olá, vou descrever o que está ocorrendo comigo. No ano de 2012 fiz os exames de mama de rotina, como

2 respostas
Olá, vou descrever o que está ocorrendo comigo. No ano de 2012 fiz os exames de mama de rotina, como todos os anos, pois tenho as mamas densas e no ultrassom apareceu a imagem de um nódulo suspeito de CA na mama esquerda. Fiz biópsia com agulha e foi diagnosticado fibroadenoma. Fiquei desde então só fazendo acompanhamento, e o nódulo não cresceu. Fiz o ultrassom, como sempre fazia, no ano de 2015 e o médico que fez o exame levantou uma suspeita muito grande, mesmo eu falando que já tinha feito biópsia. Diante do ocorrido repeti a biópsia e novamente resultado de fibroadenoma. Mas a mastologista sugeriu que eu fizesse a cirurgia de remoção, e fazendo essa cirurgia, no início de 2016, ao fazer a biópsia do nódulo deu carcinoma ductal invasivo, grau 1, fiz todo tratamento e venho monitorando com exames. Nesse mesmo ano detectaram através do ultrassom um nódulo na mama direita, com aspecto benigno, mas fiz punção com agulha grossa e diagnóstico de fibroadenoma. Desde então, na rotina de repetir o exame a cada 6 meses nada havia alterado, até que no final de janeiro a médica ao repetir o ultrassom, esse mesmo nódulo, classificou como birads 4, embora o tamanho permanece quase o mesmo. O que pode estar acontecendo comigo, visto que fibroadenoma não vira câncer?
Bom dia! O carcinoma poderia estar associado ao fibroadenoma e no momento da biópsia foi retirado apenas o fragmento do fibroadenoma, por isso o diagnóstico veio apenas fibroadenoma. Nesse caso como você está com um novo nódulo e agora foi laudado como bi-rads 4, seria prudente retirar o nódulo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
É muito difícil chegar a uma conclusão sem que você passe em uma consulta para mostrar os exames que você realizou, os tratamento que já fez e falar um pouco mais sobre você e sua doença, além da realização do exame físico.

Especialistas

Bruna Faria

Bruna Faria

Mastologista

Aparecida de Goiânia

Heloisa Helena Rengel Gonçalves

Heloisa Helena Rengel Gonçalves

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Leandro Martins Drumond Moreira Brito

Leandro Martins Drumond Moreira Brito

Mastologista, Ginecologista

Três Pontas

Melissa Avena

Melissa Avena

Mastologista

Salvador

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 143 perguntas sobre Fibroadenoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.