Olá, uma pessoa com TDAH pode ter o deficit de atenção ''mascarado'' pela hiperatividade durante a i

3 respostas
Olá, uma pessoa com TDAH pode ter o deficit de atenção ''mascarado'' pela hiperatividade durante a infância ?
Os sintomas de deficiência de atenção e os de hiperatividade são completamente distintos, de modo que não á como um "mascarar" o outro. O que ocorre é que pode haver mudanças para melhor ou pior, ao longo da vida. Além disto, crianças, em geral, precisam executar tarefas menos complexas, que exigem menos atenção, de modo que é frequente que os sintomas característicos só fiquem evidentes em fases mais avançadas da vida (por exemplo, no ensino médio).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É possível que uma pessoa com TDAH apresente mais sintomas de hiperatividade na infância, o que pode camuflar o déficit de atenção. Isso ocorre porque os sintomas de hiperatividade, como inquietação, impulsividade e dificuldade para ficar parado, podem ser mais notáveis e chamar mais a atenção dos pais e professores do que a falta de foco.
No entanto, à medida que a pessoa com TDAH envelhece, é possível que a hiperatividade diminua/desapareça, e os sintomas de déficit de atenção se tornem mais evidentes. Por isso, algumas pessoas com TDAH são diagnosticadas apenas na idade adulta.
Sim, é possível que uma pessoa com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) tenha o déficit de atenção "mascarado" pela hiperatividade durante a infância. Isso ocorre porque a hiperatividade pode ser mais evidente e óbvia para os pais e professores do que o déficit de atenção.

Durante a infância, as crianças com TDAH podem ter dificuldade em se concentrar nas tarefas escolares, seguir instruções e completar tarefas em tempo hábil, mas essas dificuldades podem ser ofuscadas pela presença da hiperatividade. As crianças com TDAH podem ser vistas como agitadas, impulsivas e distraídas, mas a falta de atenção pode não ser tão evidente.

À medida que a criança com TDAH cresce e entra na adolescência ou idade adulta, a hiperatividade pode diminuir, mas o déficit de atenção pode se tornar mais evidente. Isso pode levar a um diagnóstico tardio ou a uma falta de reconhecimento do TDAH na vida adulta.

Por isso, é importante que os pais e professores estejam cientes dos sinais de TDAH, incluindo os sintomas de hiperatividade e déficit de atenção, e procurem ajuda profissional se tiverem preocupações sobre o desenvolvimento da criança. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a minimizar os impactos do TDAH na vida da criança e evitar complicações na vida adulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.