Olá! Tudo bem? É possível ou comum acontecer de uma pessoa com transtorno de ansiedade estar tend

2 respostas
Olá! Tudo bem?

É possível ou comum acontecer de uma pessoa com transtorno de ansiedade estar tendo melhora com a dosagem inicial de um antidepressivo e sentir piora ao aumentar pro dobro dela? Digamos que o resto da vida, rotina, alimentação, etc. continuem iguais.

Desde já, agradeço!
Sim, pode ocorrer, isso depende de cada organismo, do metabolismo e da farmacogenética.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
"Piora" é um termo impreciso, neste caso. Há vários tipos de transtornos de ansiedade e nem todos respondem às mesmas medicações. Assim, em hipótese, seus sintomas podem ter melhorado no início até por efeito placebo ou porque os transtornos de ansiedade podem ter períodos de piora e melhora espontâneos. Outra possibilidade é que, mesmo sendo o remédio eficaz para seu caso, ainda não tenha tido tempo suficiente para agir ou a dose não seja suficiente. Nestes casos, teria piorado de qualquer modo (lembre-se de que as pioras e melhoras podem fazer parte da evolução natural do transtorno) e, se não estivesse tomando a medicação, a piora até poderia ter sido maior. Não se espera que o humor ansioso piore, por efeito direto do remédio, por aumento da dose. Entretanto, pode haver aumento, geralmente provisório, de alguns efeitos colaterais e. em pessoas ansiosas, estes efeitos colaterais somáticos podem, retroativamente, piorar a ansiedade. Por exemplo, tremores ou suor ou sono leve podem ser interpretados como parte de um episódio de ansiedade e, com isto, levar a uma piora do humor ansioso.Muitas vezes, técnicas cognitivo-comportamentais ou de terapia de aceitação e compromisso (ACT) são úteis para diminuir este condicionamento.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.