Olá! Transtorno obcessivo compulsivo e ansiedade podem estar ligados? Um pode ajudar a desenvolver o

2 respostas
Olá! Transtorno obcessivo compulsivo e ansiedade podem estar ligados? Um pode ajudar a desenvolver o outro? E esquizofrenia é hereditário? E pessoas que já tem um quadro de problemas psicólogicos estão mais suscetíveis a desenvolvê- la?
Pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo geralmente apresentam sintomas de ansiedade e, em situações geradoras de ansiedade, os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) podem piorar. Esquizofrenia pode ter componente hereditário e, em algumas famílias, a incidência é maior do que a se esperaria se não houvesse componente genético. Assim, os riscos de pessoas com esquizofrenia terem filhos ou irmãos com o mesmo transtorno é maior. Problemas psicológicos abrangem uma imensa quantidade de quadros diferentes, de modo que sua pergunta não pode ser respondida com precisão. O que se pode dizer é que algumas pessoas podem apresentar alterações psicológicas e comportamentais antes de desenvolverem esquizofrenia e que algumas destas alterações são mais frequentes em pessoas que têm maior probabilidade de desenvolver esquizofrenia, tais como presença de crenças bizarras, aparecimento de tendências de se achar perseguido, só como exemplos. Situações de estresse psicológico também contribuem, provavelmente, para o surgimento de esquizofrenia, em pessoas com tendência para desenvolverem este transtorno.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
1. Sim, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e a ansiedade frequentemente estão ligados. Pessoas com TOC frequentemente experimentam altos níveis de ansiedade devido às obsessões e compulsões que fazem parte do transtorno. Não está claro se um transtorno pode ajudar a desenvolver o outro, mas é comum que pessoas com TOC também sofram de ansiedade. Pode haver uma predisposição genética para ambos os transtornos, e fatores ambientais e experiências de vida também podem desempenhar um papel no desenvolvimento de ambos.
2. A esquizofrenia tem um forte componente genético, mas não é totalmente hereditária. Ter um histórico familiar de esquizofrenia aumenta o risco de desenvolver o transtorno, mas não é garantia de que alguém irá desenvolvê-la. Fatores ambientais, como exposição a toxinas, estresse ou trauma, também podem influenciar o desenvolvimento da esquizofrenia. Pessoas que já têm um quadro de problemas psicológicos, como transtornos de ansiedade ou depressão, podem estar mais suscetíveis a desenvolver esquizofrenia, especialmente se houver um histórico familiar da doença. É importante consultar um profissional de saúde mental para avaliação e tratamento adequado caso haja preocupações com sintomas psicológicos ou transtornos mentais.

Especialistas

Ronaldo Bezerra Silva

Ronaldo Bezerra Silva

Psiquiatra

Joinville

Bruno Mendonça Coêlho

Bruno Mendonça Coêlho

Psiquiatra

São Paulo

Maíra Guerra

Maíra Guerra

Psicólogo

Recife

Andréa Tomé

Andréa Tomé

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.