Olá tomo pondera xr a 8 dias, uso 12 mg mas me sinto muito estranho e quero parar é possível que me

3 respostas
Olá tomo pondera xr a 8 dias, uso 12 mg, mas me sinto muito estranho e quero parar, é possível que me cause abstinência?
Olá, boa noite, tudo bem? o Pondera (paroxetina) é um dos antidepressivos que podem causar a síndrome de retirada caso seja interrompido repentinamente. Um dos problemas atuais da retirada é um efeito de descontinuação (ou abstinência) da medicação, que pode demorar meses para passar. Alguns dos sintomas apresentados podem ser crises de ansiedade, insônia e uma sensação de “choque” no cérebro. Sugiro que você faça o desmame gradual, ou seja, abaixar para 6mg/dia por 02 semanas e depois para 3mg/dia por mais 02 semanas, assim depois você conseguiria suspender.


Referência Bibliográfica:
- Horowitz MA, Taylor D. Tapering of SSRI treatment to mitigate withdrawal symptoms. Lancet Psychiatry 2019 Published Online March 5, 2019.
Te convidamos para uma consulta: - R$ 350
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Converse com o seu psiquiatra, muitos efeitos colaterais surgem e desaparecem no nas 2 primeiras semanas de tratamento, de forma que talvez a melhor conduta seja simplesmente esperar os efeitos colaterais desaparecerem.
Eu não recomendo suspender, introduzir, aumentar ou reduzir a dose de medicações sem orientação médica.
Caso o teu médico opte por suspender a medicação, não vejo a menor necessidade de fazer desmame no seu caso em específico pois:
1 o tempo de uso é extremamente curto, de forma que não houve sequer tempo da medicação atingir seu efeito pleno e
2 a dose já é muito baixa (na verdade é uma subdose, já a dose mínima recomendada é de 20mg).
Olá, o Pondera XR® é um excelente medicamento usado principalmente para tratar quadros de ansiedade e depressão. Lembrar que toda introdução ou mudança de medicação pode trazer efeitos adversos que podem durar até 2 semanas. Entre os sintomas de adaptação da medicação no organismo temos náuseas, vômito, cefaléia e dor abdominal. Importante destacar que pode até mesmo haver uma oscilação dos sintomas nesse intervalo.
Como há pouco tempo de uso e a dose é relativamente baixa, o risco de abstinência é pequeno. Os ajustes de dose devem ser feitos sob supervisão médica e com uma retirada gradual quando for o momento adequado de acordo com a avaliação. O psiquiatra deve orientar esse processo para que ele ocorra de uma forma mais tranquila, pois pode haver efeitos colaterais quando se aumenta ou reduz a dose da medicação.
Se ainda houver dúvidas, sugiro que seja realizada uma consulta com seu psiquiatra para que ele possa fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança nesse manejo farmacológico. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1332 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.