Olá tomo escitalopram sofro de ansiedade. Também tenho bruxismo. O Escitalopram aumenta o bruxismo?

3 respostas
Olá tomo escitalopram sofro de ansiedade. Também tenho bruxismo. O Escitalopram aumenta o bruxismo?
Não, não aumenta. Na verdade, o seu bruxismo possivelmente está relacionado com a ansiedade que você trata com o escitalopram. Caso permaneça com sintomas ansiosos, converse com o seu psiquiatra, pois pode ser necessário ajustar dosagem ou trocar de mediação. Sugiro também que você procure um dentista, pois este é o profissional que pode avaliar de forma mais completa o bruxismo. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ranger de dentes é uma reação incomum decorrente do uso do escitalopram, podendo ocorrer em menos de 1% dos usuários. Vale lembrar, porém, que o bruxismo piora com o aumento de tensão e ansiedade; portanto, muito provavelmente melhorará essa questão. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O Escitalopram é um antidepressivo utilizado no tratamento da ansiedade, depressão e outros transtornos mentais. O bruxismo é uma condição em que a pessoa range ou aperta os dentes de forma involuntária, especialmente durante o sono.

Existem alguns relatos de casos em que o Escitalopram pode aumentar o bruxismo em alguns pacientes, mas isso não é comum. Além disso, o Escitalopram pode ter efeitos positivos em pacientes com ansiedade, o que pode levar a uma redução do bruxismo.

No entanto, se você estiver tomando Escitalopram e notar um aumento no bruxismo, é importante informar o seu médico. Ele pode avaliar a sua condição e determinar se é necessário ajustar a dose ou o tratamento.

Enquanto isso, algumas medidas que podem ajudar a controlar o bruxismo incluem a prática de técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda, evitar o consumo de cafeína e álcool, especialmente à noite, e ter uma rotina regular de sono. Também é importante evitar hábitos que possam agravar o bruxismo, como morder objetos ou roer unhas. Em alguns casos, o dentista pode recomendar o uso de protetores bucais para proteger os dentes e reduzir o bruxismo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2147 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.