Olá! Toda crise forte de ansiedade precisa ter a presença do sentimento "medo" para que se possa ser

2 respostas
Olá! Toda crise forte de ansiedade precisa ter a presença do sentimento "medo" para que se possa ser chamado realmente de ataque de ansiedade? Ou somente sintomas físicos já podem caracterizar este quadro?
Olá!
Não, crise de ansiedade pode ocorrer sem a presença do medo e apresentar outros sintomas, como: taquicardia, angústia, falta de ar, tremores e etc.
Necessitando de ajuda, marque conosco uma avaliação!
Espero ter lhe ajudado!

Explicando mais pormenorizadamente:
-> Ataque de Ansiedade: Medo vs. Sintomas Físicos

Nem todo ataque de ansiedade precisa ter a sensação de medo como sintoma principal.

Embora o medo seja comum, outros sintomas físicos e psicológicos podem se manifestar de forma intensa e caracterizar um ataque, mesmo sem a percepção clara de medo.

Sintomas físicos comuns:
Taquicardia e palpitações: Coração acelerado e batidas fortes no peito.
Falta de ar ou respiração ofegante: Sensação de sufocamento ou necessidade de respirar fundo.
Tremores: Nas mãos, pernas ou corpo todo.
Sudorese excessiva: Mesmo em ambientes frios.
Tensão muscular: Rigidez ou contrações musculares.
Tontura ou vertigem: Sensação de desequilíbrio ou "mundo girando".
Enjoo ou náusea: Sensação de mal-estar no estômago.
Sentir calor ou frio: Alterações repentinas na temperatura corporal.
Dificuldade de concentração: Pensamentos acelerados ou confusos.
Sensação de desrealização ou despersonalização: Sentir-se distante da realidade ou de si mesmo.
Em alguns casos, o sintoma predominante pode ser:

Dor no peito: Sensação semelhante à de um infarto, mas sem causa cardíaca.
Formigamento ou dormência: Nas mãos, pés ou outras partes do corpo.
Sentir-se "fora de si" ou "desligado": Sensação de estar em transe ou "perdido".
Importante:

A ausência de medo não descarta a possibilidade de um ataque de ansiedade.
A avaliação por um profissional de saúde mental é crucial para o diagnóstico correto e tratamento adequado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 800

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!