Olá, tive um derrame pleural há alguns anos, o tratamento, o médico tirou uma quantidade de liquido

1 respostas
Olá, tive um derrame pleural há alguns anos, o tratamento, o médico tirou uma quantidade de liquido na hora e colocou dreno, durante drenagem senti dor insuportável em tórax, que começou a retrair murchar mesmo, o médico falou q o pulmão iria reexpandir e voltaria ao normal, porém isso não aconteceu, fui então submetida a pleurostomia e também o pulmão não voltou ao normal, depois de 1 ano médico fechou a pleurostomia falou que mesmo sem reexpansão pulmonar estava tudo bem que a inflamação foi resolvida e eu poderia ter vida normal, porém fiquei com deformidade enorme do lado afetado, ficou afundado, o médico falou que é porque não tem o volume do pulmão para ocupar o espaço. Porém a parte estética ficou muito prejudicada me levando inclusive a depressão, como sou mulher até o seio aparenta ser menor pois o lado ficou fundo, já procurei cirurgia plástica mas os médicos falam que é um problema estrutural nas ossos das costelas que ficaram afundados, e pouco há o que fazer pois afeta todo o lado direito.
Gostaria de saber: Nesses casos não tem uma forma de corrigir e o tórax voltar para o lugar? Por que há pessoas que tiraram o pulmão e o tórax não cede, já que tmb não teria mais o órgão para dar volume? É comum empiema evoluir sem reexpansão pulmonar e acabar assim?
A sua pergunta é excelente e oportuna. Acredito que muitas pessoas na sua condição tem dúvida semelhante. Entendo sua angústia e também todo o mal que uma deformidade da parede toracica te traz. Uma das formas de tratar empiema crônico é através da pleurostomia, onde normalmente tiramos 2 a 3 costelas e dependendo do tamanho da cavidade que restou sem o pulmao ocupar o defeito sera realmente grande. Se hoje você não tem nenhum vazamento de pus eu diria que você foi bem tratada. Para dizer lhe se é possível algum tipo de reconstrução para deixar seu tórax novamente nivelado só mesmo vendo seu caso, mas adianto que é possível sim procedimentos de reconstrução. Podem ser usadas hastes metálicas, placas de acrílico e ate materiais obtidos através de impressão 3D, associados a retalhos musculares e cutâneos. Procure um cirurgião torácico com expertise em parede toracica para uma avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Sabrina Bispo Pereira

Sabrina Bispo Pereira

Pneumologista

Teófilo Otoni

Mariluce Chadu

Mariluce Chadu

Pneumologista pediátrico, Pediatra

Sinop

Giovanna Figueiredo

Giovanna Figueiredo

Pneumologista

Cuiabá

Adriano Pedreira Rezende

Adriano Pedreira Rezende

Pneumologista

Varginha

Jordana Campos

Jordana Campos

Pneumologista pediátrico

Rio Verde

Marco Antônio Freitas

Marco Antônio Freitas

Pneumologista

Feira de Santana

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Derrame Pleural
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.