Olá, tive mastite em 2011 mas ainda não tinha filhos n fumei, passou tempos e engravidei tive outra

3 respostas
Olá, tive mastite em 2011 mas ainda não tinha filhos n fumei, passou tempos e engravidei tive outra vez depois de 4 anos retornou mas ja nem amamento e nem fumo! o que pode ser, um medico pediu pra fazer tratamento e disse que isso poderia ser cancer, é isso mesmo, a mastite poder ser ou vira cancer?
Olá. Existem diversas causas da mastite. A mastite pode ser puerperal quando relacionada ao parto e amamentação e não-puerperal quando não relacionada a amamentação.
Na mastite não puerperal, o tabagismo é uma fator de risco. O trauma mamário, infecção de glândulas sebáceas, doenças imunológicas e doenças granulomatosas podem ser causas de mastites e abscessos mamários.
Existe um tumor inflamatório da mama que tem a invasão da pele e deixa-a vermelha como uma mastite mas não é infeccioso e sim câncer.
Algumas pacientes com nódulos e cistos mamários, principalmente cancerígenos, eles podem evoluir para abscessos ou coleções de pus.
Você já realizou mamografia e ultrassom de mamas? A grande chance é de ser realmente umas mastite ou uma alteração benigna. Mas a malignidade precisa ser pesquisada e afastada.
Agende uma consulta com um mastologista. Ele poderá esclarecer as suas dúvidas, a fazer o seu diagnóstico e a estabelecer o melhor tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Mastite é um quadro inflamatório/infeccioso que acomete a mama. Grosso modo, pode ser dividida em puerperal quando relacionada ao período de gestação/lactação e não puerperal quando ocorre fora deste período. Como você informa pelo menos 3 episódios do quadro em fases diferentes da vida, é provável que se trate de um tipo de mastite conhecido como mastite periductal ou abscesso subareolar recidivante. A característica deste quadro é a recrudescência, ou seja, o retorno do quadro após resolução espontânea. Uma informação importante é de que sempre deve-se proceder uma avaliação especializada das mamas visando descartar a existência de qualquer lesão suspeita associada. Descartada esta suspeita, o tratamento específico para o quadro de mastite, levará na maioria das vezes à resolução. Buscar por um especialista em Mastologia, será de grande utilidade no correto esclarecimento e condução de seu caso. Abraço.
Mastite não é câncer e não se transforma em câncer. Há um tipo infrequente de câncer de mama que MIMETIZA (se parece) com um quadro de mastite (o carcinoma inflamatório), porém não é uma mastite de fato. Procure um especialista da sua escolha para tirar suas dúvidas e ser avaliada corretamente.

Especialistas

Guerino Barbalaco

Guerino Barbalaco

Mastologista

Santo André

Anita Cassiano

Anita Cassiano

Mastologista

Porto Alegre

Lúcia Mascarenhas

Lúcia Mascarenhas

Mastologista

São Paulo

José Ricardo Lopes Filho

José Ricardo Lopes Filho

Ginecologista

Goianésia

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 406 perguntas sobre Mastite (inflamação da mama)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.