Olá. Tive eritema há dez anos, a dermatologista diagnosticou tb cutânea s fazer biópsia. Há um ano v

5 respostas
Olá. Tive eritema há dez anos, a dermatologista diagnosticou tb cutânea s fazer biópsia. Há um ano voltaram os nódulos. Fiz uma bateria de exames de sangue completo, RX tórax, baciloscopia de linfa e não deu nada. Mesmo assim os nódulos continuam, engravidei tive o bebê e nada de melhora. Sou muito alérgica, será q tem alguma ligação c os nódulos? Obrigada.
Prezada senhora, é uma pergunta muito importante. Seria interessante que tivéssemos mais elementos para responder. Teria sido um eritema nodoso? Existem também outras manifestações de reação ao bacilo, com denominações diferentes. Nesses casos, tratar-se-iam de reações ao bacilo da tuberculose e não uma tuberculose cutânea propriamente dita. No caso dos nódulos serem específicos de tuberculose, efetivamente causados pelo bacilo, a situação seria diferente. A importância dessas definição é que os tratamentos são bastantes diferentes. No caso das reações, é possível tentar uma desensibilização. No caso de reativação da tuberculose deve ser repetido o tratamento, idealmente após identificação da espécie e do padrão de sensibilidade do bacilo. Espero ter ajudado. O ideal é consultar um dermatologista com experiência e interesse em doenças infecciosas, com ou sem o apoio de um infectologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Precisa reavaliar seu problema de pele com um dermatologista . Para ter o novo diagnóstico mais exames serão necessários
Um abraço
Você precisa confirmar se estes nódulos não foram relacionais.Peocure um dermatologista e faça uma investigação precisa se vc ainda não tem doença.
olá, é preciso fazer uma investigação e avaliação direta para
saber o seu diagnóstico e tratá-la da melhor forma possível.
A pergunta infere na verdade uma história que precisa de investigação, afinal tuberculose cutânea é uma doença de notificação COMPULSÓRIA:
Art. 3º A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente, em conformidade com o art. 8º da Lei nº 6.259, de 30 de outubro de 1975.§ 1º A notificação compulsória será realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo, de acordo com o estabelecido no anexo, observando-se, também, as normas técnicas estabelecidas pela SVS / MS.
§ 3º A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória pode ser realizada à autoridade de saúde por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento. De modo que a história clínico-epidemiológica e exame histopatológico da lesão e de gânglios regionais além da bacterioscopia e cultura de material da lesão tem baixa positividade.
É importante investigar se existem outros órgãos comprometidos, principalmente pulmões. A prova tuberculínica é indicada como método auxiliar no diagnóstico da tuberculose em pessoas não vacinadas com BCG. A prova tuberculínica positiva, isoladamente, indica apenas infecção e não necessariamente a doença tuberculose.
O seu caso é preciso investigar porque agora com filho recém-nascido mais necessário se torna a elucidação, para o benefício de todos.

Especialistas

Camila Caberlon Cruz

Camila Caberlon Cruz

Dermatologista

Canoas

Priscila dos Santos Costa

Priscila dos Santos Costa

Dermatologista

São Paulo

Rodnei Cecarelli Mortatti

Rodnei Cecarelli Mortatti

Generalista

Rio de Janeiro

Aline de Santana Ferreira

Aline de Santana Ferreira

Dermatologista

Rio de Janeiro

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 100 perguntas sobre Eritema Nodoso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.