Olá Tive depressão pós parto da minha segunda filha. A pouco tempo tive outro filho, só que eu tenho

9 respostas
Olá Tive depressão pós parto da minha segunda filha. A pouco tempo tive outro filho, só que eu tenho crises de depressão mas não é todo os dias,mas tô feliz , não tenho tristeza melancolia insônia. Tô feliz da vida.Mas fico tento crises de fez em quando,oqud eu faço?
Oi Boa noite, o que você relata que teve Depressão em uma de suas gestação, porém a do outro filho foi tranquila e o fato de está feliz e não tem sintomas característicos de tal acometimento. As vezes com na vida nem tudo é "flores" e geralmente temos oscilações sim, por mais felizes que estejamos por vezes há uma baixa do humor, é comum a todos, o que geralmente preocupar é quando vem certos momentos e crises com descreve, nos paralisa e nos impede de seguir "normalmente nossa vida". Acho que seria interessante para você poder ate mesmos se conhecer melhor uma psicoterapia, irá ajudar muito a lidar quando esses crises virem.
Espero ter lhe ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Primeiro seria importante entender o que você entende por "crises de depressão". Pelo que você relatou parece que existem alguns momentos em que você não se sente bem no entanto isto não é constante pois relatou que se sente feliz. Pode ser que o fato de ter tido uma depressão pós-parto anteriormente a tenha deixado receosa em relação a um novo episódio o que, naturalmente faz com que você fique mais vigilante em relação às mudanças de humor/de comportamento. Flutuações no humor podem ocorrer em qualquer pessoa, sem que seja indicativo de um problema maior, podem ser respostas a determinadas situações/eventos, o pós-parto é um período muito delicado e geralmente acarreta em uma fragilidade emocional maior. No entanto caso estes sintomas ocorram muito frequentemente, aumentem de intensidade e estejam prejudicando a qualidade de vida, podem ser indicativos de um problema maior, levando à necessidade de buscar um especialista (psicólogo/psiquiatra).
olá, ser mãe impacta grandemente em nossa vida, física e mentalmente. Você nos conta que viveu uma depressão pós-parto após o nascimento de seu primeiro filho. Os filhos podem nos trazer grandes alegrias, mas também nos coloca frente a frente com questões pessoais com as quais não precisamos pensar anteriormente. A falta de liberdade e tempo para nós mesmas fica realmente prejudicado. O trabalho é dobrado, e isso tem seu preço tbm. Normal ter crises de vez em quando. Mas, se essas crises começarem a afetar sua vida e sua forma de se relacionar não só com as pessoas ou seus filhos fique prejudicada, e começar a perceber que não está dando conta de problemas pequenos e simples, procure ajuda. Um psicologo pode te apoiar nesse processo.
Curta seus momentos com seus filhos. Eles crescem rápido e as fases passam num piscar de olhos.

Espero ter te ajudado.
A maternidade é uma grande mudança na vida mulher. É um processo complexo na construção de uma nova identidade. Ter crises depressivas ou estados ansiosos são absolutamente normais.
Neste momento um acompanhamento psicoterapêutico pode ser de grande valia para ajudar na compreensão dessa nova fase e auxiliar na sua organização emocional.
Desejo sorte para você e sua família.
A Depressão pós parto, refere-se a uma depressão relativamente severa que se estabelece logo após o parto, durante aproximadamente seis meses a um ano.
A depressão pós parto pode surgir pela mudança psico- química, mudanças no cotidiano, mudança hormonal, mudança em relação sua visão corporal, ao excesso de cobrança, etc. Não significa que quem passou por uma depressão desse tipo passará novamente, já que a vida cotidiana sofre mudança, o corpo muda, os hormônios mudam.
Parece- me que o que você sente hoje, é tristeza normal do cotidiano, mas não chega a depressão, já que tem mais momentos felizes do que tristes.
De qualquer forma, procure conversar com seu médico, lembrando que Psicoterapia auxilia muito no auto conheciamento e na visão de mundo.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Além do que os colegas disseram, seria bom verificar como está sua rede de apoio. Pelo que entendi, este é seu terceiro filho e as necessidades podem ter se ampliado. Sempre é importante no puerpério ter grupos de apoio familiares, de amigos e/ou terapêuticos. Se morar em Belo Horizonte, posso indicar algumas rodas de conversa e troca de apoio maternos. Quanto a depressão pós-parto, caso suspeite que esteja ocorrendo novamente, é importante buscar ajuda,, mas esclareço que o pós-parto é fase de desafios, além das naturais oscilações hormonais que podem estar causando o que relata. Converse também com sua/seu ginecologista.
Depressão pós-parto é uma condição psíquica que emerge dentro do contexto psicológico dos primeiros momentos que sucedem o parto. Fundamentalmente, a depressão pós-parto está conectada à memória emocional da parturiente ao redor de questões tais como história de sua vida como filha, história de seu relacionamento com os pais, e talvez outras histórias que tenham afetado seu universo interior – tudo isso resultando em conflitos emocionais em torno da nova criança que acaba de surgir. Por outro lado, os hormônios liberados por ocasião do parto, podem reforçar essas emoções.

Que bom que com esta segunda criança você esteja se sentindo tão melhor! Mas não é de se estranhar que, de vez em quando, algo como aquela depressão volte a se manifestar. Quem sabe sejam resquícios de algo que ainda não foi bem compreendido e assimilado, no seu contexto psíquico, e que necessita de auxílio profissional. Procure um profissional da psicologia, para fazer um período de psicoterapia. Acho que isso irá ao encontro desse apelo do seu universo interior. Felicidades! 2
Os meus colegas já explanaram amplamente sobre a Depressão. eu gostaria de contribuir contigo apontando que é muito comum as mulheres viverem o sintoma de Depressão pós parto. que muitas vezes sem nem termos clareza não conseguimos experimentar este momento que poderia ser de prazer. e o mal estar se instala. são diversas razões , além do desgaste natural tem também os impactos emocionais vividos, e que são muitos. ter uma rede de apoio neste momento ajudará muito na superação destes sentimentos. É importante a recém mãe ter apoio e escuta acolhedora, se não tiver no seu meio familiar e de amigas indico procurar uma terapeuta. espero ter contribuído.
um carinhoso abraço
Olá, com às mudanças no corpo e na vida no pós parto, é normal a mulher ter oscilações de sentimentos, o fato de já ter tido uma depressão na outra gravidez pode estar te deixando preocupada em ter uma nova crise. Se os sintomas começarem a ser mais recorrente procure um médico psiquiatra e um psicólogo para solucionar questões existentes.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Depressão pós-parto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.