Olá, tinha uma restauração antiga, de amálgama, q estava infiltrada. Troquei por uma nova de resina

4 respostas
Olá, tinha uma restauração antiga, de amálgama, q estava infiltrada. Troquei por uma nova de resina e comecei a sentir dor (antes não tinha dor). A restauração ainda está meio alta, mas a dor vem sem motivos (não qd mastigo). Pode ter havido alguma lesão na troca que agora está causando dor?
Sempre é necessária uma avaliação criteriosa do dente em que será trocada a restauração. O Exame radiográfico é fundamental para avaliar a proximidade com a polpa do dente. Na maioria dos casos, restaurações de amálgama são extensas por não ser um material adesivo como a resina composta. Esse fator faz com que durante essas restaurações, o procedimento seja mais invasivo, desgastando mais estrutura dentária. Sendo assim, ocasionalmente, a troca de restaurações pode causar sensibilidade dentária sim! Por esses e outros motivos a troca não deve ser puramente estética e deve ser muito bem planejado pelo profissional e paciente! Espero ter te ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, apenas com uma avaliação do dentista, que pode incluir exame radiográfico é possível saber se houve ou não lesão a polpa, ou se a dor é uma sensibilidade devido à profundidade da cavidade.

Atenciosamente,

Daniela Vaz
Olá
Provavelmente está com dor porque a restauração ficou um pouco alta.
Volte ao seu dentista para resolver o problema.
Quando uma restauração fica “alta” pode gerar diversos problemas, já que o dente restaurado passa a tocar no seu antagonista antes dos demais (contato prematuro). Isso pode levar a um comprometimento do canal, iniciando com o que chamamos de periodontite apical aguda (sintomática). Importante fazer o ajuste oclusal o mais breve possível e se a dor persistir, fazer testes de vitalidade pulpar e, dependendo do resultado, trocar a restauração ou tratar o canal. Quando uma restauração fica muito tempo infiltrada, as toxinas das bactérias que ali estavam podem passar para a polpa dentária através dos túbulos destinarios e mesmo sem aparecer na radiografia, a polpa pode estar inflamada.
Sendo apenas o caso de uma restauração alta recente, o ajuste dessa altura irá resolver.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 505 perguntas sobre Tratamento de canal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.