Olá! Tinha estrabismo convergente desde os 04 anos de idade, após tomar uma pancada no olho. Fiz dua

2 respostas
Olá!
Tinha estrabismo convergente desde os 04 anos de idade, após tomar uma pancada no olho. Fiz duas cirurgias, aos 07 e aos 17 anos..a primeira mexeram nos músculos no canto interno em seguida no externo, em ambos os olhos. Há 12 dias realizei uma cirurgia nos dois olhos, sendo mexidos os 04 músculos de cada um.
Preocupação: minha visão, que já era dupla piorou, meu campo visual reduziu do olho estrábico e o meu desvio de convergente, passou a levemente divergente .
Poderiam me informar se é possível uma piora nesse caso? Se minha visão ruim, faz parte da recuperação, depois normaliza?
Casos de reoperações em cirurgias de estrabismo são muito complexos e é muito difícil fazer previsões sobre resultados sem uma avaliação detalhada do caso. Mas, é possível sim melhorar a visão dupla e o alinhamento ocular nos dias que se seguem à cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Realmente, casos operados múltiplas vezes são complexos, especialmente o seu, que é relacionado com trauma ocular. Muitos pacientes se queixam que o desconforto visual piora muito quanto o estrabismo “troca” de posição (por ex. quando passa de divergente para convergente, ou vice versa). Isto acontece porque o cérebro está acostumado a tentar suprimir a imagem em uma área da visão e, de repente a posição da imagem troca de lado; daí o cérebro precisa se ajustar com a nova situação.
Se estiver incomodando muito, você pode aliviar os sintomas por algumas horas: passe uma fita adesiva em uma das lentes de algum óculos embaçando artificialmente a visão de um dos olhos; assim você suprime a imagem deste olho e acaba com a diplopia transitoriamente.
Em alguns casos pode melhorar com o tempo, pode ser usado algum recurso para minorar a visão dupla como óculos com prismas ou até mesmo um ajuste na cirurgia. Discuta com seu médico quais são suas opções terapêuticas.
Espero ter ajudado!

Especialistas

Renata Bastos Alves

Renata Bastos Alves

Oftalmologista

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Mauro Plut

Mauro Plut

Oftalmologista

São Paulo

Agendar uma visita
Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 182 perguntas sobre Cirurgia de estrabismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.