Olá! terapia EMDR é indicada para tratamento de criança de 6 anos com seletividade alimentar?

22 respostas
Olá! terapia EMDR é indicada para tratamento de criança de 6 anos com seletividade alimentar?
Olá! Crianças nessa idade geralmente estão desenvolvendo vários estímulos e aguçando seus sentidos de outras formas. Às vezes acaba acontecendo também a seletividade alimentar, onde a criança acaba demonstrando reações como recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento. É importante ressaltar que as condições desfavoráveis à aceitação alimentar podem ser de origem orgânica ou comportamental. Portanto, além da avaliação psicológica é importante visitar também um especialista médico para o caso. Como psicólogo, oriento você perceber alguns fatores do seu filho, como os seguintes fatos: Distúrbios da dinâmica familiar (alteração no vínculo mãe-filho, tensão familiar, dificuldade dos pais em estabelecer limites, mudanças na rotina, separação dos pais, falecimento na família, nascimento de um irmão) Distúrbios emocionais da criança (problemas de ajustamento, negativismo, busca de atenção, satisfação de desejos) Desmame e/ou introdução alimentar inadequados Falta de conhecimento dos pais a respeito do desenvolvimento do comportamento alimentar da criança Condições ambientais, desagradáveis (interação social, interação familiar, falta de interesse pelos objetos) Desacerto entre horários de sono e/ou escolares e horário de alimentação. Níveis de atenção para suas atividades. É importante ressaltar que, mesmo com essas observações que devem ser expostas para um psicólogo, pediatra e nutricionista infantil, alguns desses fatores podem ser acentuados pela falta da alimentação.

Att.

Olá! Obrigada por sua pergunta! Você não deixa claro o que está chamando de "seletividade alimentar". Isso dificulta um pouco a resposta, pois é muito comum crianças apresentarem recusa eventual a alimentos. Pode ser que exista outra questão envolvida, a qual não mencionou. Como qualquer outra técnica de abordagem legalizada, necessita sempre de um profissional competente. Entendo, contudo, que, no caso de uma criança pequena, caberia uma abordagem através de jogos e fala pois isso propiciaria, uma compreensão mais ampla do problema e não tão pontual. Se a questão não é gravíssima, com ameaça de desnutrição me parece que uma investigação mais extensa traria benefícios mais vastos e uma compreensão mais completa do mundo da criança em questão. Considere que, às vezes, a ansiedade dos cuidadores quanto à aceitação do alimento pela criança também pode influenciar a ingesta de alimentos pelo infante. Espero ter colaborado.
Boa noite! Sim, é possível tratar transtornos alimentares através da EMDR e, também é uma abordagem indicada para qualquer idade, desde seja feita uma primeira avaliação do paciente e suas limitações e expectativas.
Mas, no geral, a terapia EMDR é indicada para qualquer idade e também pra transtornos alimentares, assim como estresse pós traumático, ansiedade, depressão, entre outros.
Um abraço,
Shaiana Lick
Olá.
A seletividade alimentar pode estar associada a diferentes transtornos do neurodesenvolvimento. Também pode estar associada a condições médicas e até mesmo fatores ambientais (ex. hábitos alimentares). Antes de qualquer tratamento, é fundamental que você busque uma avaliação neuropsicológica com profissional devidamente qualificado. Só assim será possível conhecer a etiologia da seletividade, seus fatores mantenedores e, assim, indicar as melhores intervenções disponíveis para as especificidades do seu filho e da sua família. Um Abraço.
A Avaliação Neuropsicologica permite avaliar Cognição (Inteligencia, Linguagem, Atenção, Processamento Visual, Memória, Praxias, Funções executivas), Comportamento e Personalidade. Como respondeu a colega acima, esse procedimento poderá auxiliar no diagnostico com uma equipe multidisciplinar: neuropediatra, neuropsicologo (a), psicologo (a) , nutricionista e dependendo do caso, terapeuta ocupacional, fonoaudiologo (a). E consequentemente no tratamento. Antes de tudo, procure o pediatra da sua criança.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação neuropsicológica infantil - R$ 1
Sim, é indicado.
Pode ser indicado se realmente for necessário. Talvez poderia se optar por uma abordagem através de jogos diálogo com a criança para buscar melhor entendimento da própria criança e também conhecer quem são os pais, nível de ansiedade que todos vivem.
Importante ressaltar que é necessário que o atendimento seja realizado por profissional devidamente habilitado para uma avaliação completa.
Bom dia! Como vai?
Esta é uma abordagem que atende qualquer idade. Mas seria importante, como alguns colegas já citaram acima, que você procure ajuda da neuropsicologia, para fazer uma avaliação em paralelo com outros profissionais!
Não se apegue a uma técnica, procure uma equipe multiprofissional qualificada!
Abraço
Sim, é indicado para qualquer idade.
EMDR possui evidências científicas modestas para tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático. A TCC é considerada padrão ouro para tratar casos de seletividade alimentar. Um psicólogo especializado no atendimento de crianças poderá ajudá-lo.
Olá , sim a EMDR pode sim ajudar , eu trabalho com terapia cognitivo comportamental e tenho trabalhado com dessensibilização alimentar e tenho tido bons resultados , criando uma nova relação com o alimento, indo do mais fácil para o mais difícil, trazendo sessão por sessão , primeiro para o simbólico ( pensamento ) depois para o papel , até a experimentação do alimento , para a criança se o lúdico não estiver envolvido, o resultado é mais difícil, lógico após ter sido feito todos os levantamentos e investigações necessárias e feito o plano de tratamento .
Espero ter ajudado !
Abraço !
Vera Lima
Com certeza o universo da criança precisa ser compreendido e assim no trabalho psicoterápico aprofundamos os sentidos de seus sintomas que traduzem suas dificuldades e eventuais sofrimentos. A ludicidade é muito importante nesse processo.
Para o atendimento infantil é utilizado técnicas lúdicas pois é a forma que ajuda a criança na compreensão e elaboração de seus problemas.
Olá! Sim! Especialmente se esse comportamento estiver acontecendo como uma resposta disfuncional aos estímulos desse ambiente. A Terapia EMDR irá cuidar dessa criança utilizando protocolos infantis desenvolvidos para resgatar o bem-estar da criança.
Olá!
Acredito que um profissional capacitado com a técnica pode tratar crianças sim.
Um abraço!
Tem várias terapias que podem ajudar crianças com seletividade alimentar inclusive a EMDR.
Olá,
Importante levar em conta que a alimentação infantil está extremamente ligada a afetos. Portanto, se seu filho faz seletividade de alimentos e já foi visto com o pediatra se há alguma questão orgânica, parece bastante importante buscar ajuda de um psicólogo que possa atender a criança e apoiar os envolvidos na alimentação das mesmas junto a uma nutricionista também.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá!!
Sim, mas procure um profissional Capacitado, de sua confiança.
Ola!

Em alguns indivíduos, a evitação ou a restrição alimentar pode se basear em características do alimento, como sensibilidade extrema à aparência, cor, odor, textura, temperatura ou paladar. Esse comportamento foi descrito como “ingestão restritiva”, “ingestão seletiva”, “ingestão exigente”, “ingestão perseverante”, “recusa crônica de alimento” e “neofobia alimentar”.
Devido ao seu caráter multifatorial, a questão alimentar deve ser tratada por uma equipe transdisciplinar. Geralmente, a equipe é composta por um psicólogo analista do comportamento, para análise dos aspectos comportamentais e sociais; um fonoaudiólogo para verificação dos aspectos miofuncionais como tônus e funcionalidade do sistema digestivo como sucção, mastigação e deglutição; o terapeuta ocupacional para investigar aspectos sensoriais e motores; um nutricionista que fará a avaliação do consumo alimentar geral, levando em conta as necessidades nutricionais diárias; e se necessário, um psiquiatra para avaliar as questões referentes ao diagnóstico e manter acompanhamento médico regular. Uma das indicações de tratamentos mais efetivos para esta questão é a intervenção envolvendo combinações de técnicas e procedimentos de ensino baseado em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Olá tudo bem, pode ser indicado sim, porém não se limita a apenas esse tipo de terapia hoje temos várias opções que podem ajudar com certeza nessa questão. Recomendaria você levara até o profissional e entender qual seria mais ou menos a forma dele atuar e caso se sinta confortável iniciar o tratamento. Se por acaso não acontecer evoluções vou recomendar buscar outras abordagem ou profissionais com um olhar que trabalhe com crianças pois a interação do profissional com o paciente é o principal. Abraços.
Olá
sim, pode ser um dos tratamentos possíveis.
Olá, não é comumente indicada como primeira linha de tratamento para seletividade alimentar em crianças, pois ela muitas vezes está mais relacionada a questões comportamentais, sensoriais ou de desenvolvimento. O tratamento mais comum envolve uma abordagem multidisciplinar com um psicólogo, nutricionista dentre outros profissionais.