Olá, tenhos gêmeos nascidos de 35 semanas, fizeram 2 meses tem 4 dias. Uma fixa o olhar, nos olha n

1 respostas
Olá, tenhos gêmeos nascidos de 35 semanas, fizeram 2 meses tem 4 dias.
Uma fixa o olhar, nos olha nos olhos e acompanha, o outro não.
Pela idade corrigida teriam 1 mês de vida, até quando seria o "ideal" para o outro bebê estar ficando, olhando nos olhos?
Obrigada
Primeiramente, parabéns pelos seus gêmeos! Compreendo sua preocupação e quero tranquilizá-la.

O desenvolvimento de gêmeos, especialmente quando nascidos prematuros, pode apresentar variações, mesmo sendo irmãos. É comum que gêmeos, mesmo idênticos, tenham ritmos ligeiramente diferentes em termos de marcos de desenvolvimento.

O contato visual e a capacidade de fixar o olhar são habilidades que se desenvolvem nos primeiros meses de vida. Em média, os bebês começam a mostrar uma maior capacidade de manter o contato visual entre 6 a 8 semanas de vida. No entanto, é importante considerar a idade corrigida, especialmente em prematuros. Se considerarmos a idade corrigida dos seus gêmeos, eles teriam apenas 1 mês. Isso significa que ainda há tempo para o desenvolvimento dessa habilidade no seu segundo bebê.

Além disso, outros fatores podem influenciar o desenvolvimento dessa capacidade. Por exemplo, se um dos bebês passou mais tempo em cuidados intensivos ou teve outras complicações de saúde, isso pode influenciar temporariamente sua capacidade de interação.

O mais importante é monitorar o desenvolvimento geral de ambos os bebês. Se, ao longo dos próximos meses, você perceber que um de seus gêmeos está consistentemente atrás do outro em múltiplos marcos de desenvolvimento, seria uma boa ideia discutir suas observações com o pediatra.

Contudo, neste momento, é essencial ter paciência e compreender que cada bebê tem seu próprio ritmo. Continue interagindo com ambos, falando, cantando e incentivando o contato visual. Se suas preocupações persistirem, nunca hesite em consultar o pediatra ou um neuropediatra. Eles podem oferecer orientações adicionais e tranquilizá-la sobre o progresso dos seus filhos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!