Olá, tenho verificado no decorrer dos anos que meu funcionamento social e resolvi fazer um teste online
8
respostas
Olá, tenho verificado no decorrer dos anos que meu funcionamento social e resolvi fazer um teste online que me recomendou procurar um especialista em autismo de alto funcionamento.
Qual profissional eu deveria procurar: um psicólogo, psicopedagogo ou psiquiatra?
Qual profissional eu deveria procurar: um psicólogo, psicopedagogo ou psiquiatra?

Aconselho você a procurar um psiquiatra com experiência em autismo. O diagnóstico é feito através da sua história e características pessoais. Existem também testes mais padronizados e detalhados que geralmente são aplicados por psicólogos especializados, chamado psicodiagnostico. Mas se o psiquiatra achar necessário fará está indicação.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Você pode procurar tanto um psiquiatra quanto um neuropsicólogo ou um psicólogo. O neuropsicólogo poderá de fato realizar uma avaliação neuropsicológica que o ajudará a avaliar de fato. Testes on-Line não são medidas confiáveis para se chegar a nenhum tipo de diagnóstico. Visto que uma avaliação neuropsicológica ou psicodiagnóstica envolve não somente a aplicação de testes, mas também uma avaliação de sua história de vida, seu momento atual de vida e a relação entre diferentes variáveis que deverão ser analisadas é que de fato se poderá chegar a diagnóstico ou a exclusão dele de forma sistemática e de acordo com um bom trabalo, dentro dos parâmetros do conselho de psicologia, com testes e instrumentos validados e normalizados para a população brasileira.
Espero ter ajudado.
Espero ter ajudado.

Sugiro Psicólogo. Mas investigue se possui especialização em Autismo.

Concordo com a posição dos colegas que aqui foram colocadas. Porém penso que, inicialmente, o importante é focar no que lhe incomoda. No caso, você traz sinteticamente a demanda do seu funcionamento social. Nesse caso, você pode procurar o auxílio de psicólogos/psicanalistas a fim de lidar com essa queixa, independente do diagnostico de autismo ou não. Claro, encontrar um profissional que tenha estudado ou trabalhado com autismo será de grande valia para a sua demanda. Em conjunto com esse profissional, você poderá avaliar a necessidade de uma avaliação junto aos profissionais da neuropsicologia e psiquiatria para futura realização do diagnostico do transtorno do espectro autista. Espero ter ajudado.

Testes online não são opções confiáveis para chegar a um diagnóstico. Se você suspeita ter alguma alteração de funcionamento social, sugiro que procure um psiquiatra e este avaliará seu caso e orientará que conduta seguir.

Efetivamente, o nível de confiabilidade dos testes online é praticamente nenhum. Eu sugeriria que você procurasse um psicanalista, já que a psicanálise entende que o autismo faz parte de quadros psicopatológicos mais complexos e não deve se auto-rotular ou rotular ninguém antecipadamente ou partir para abordagens medicamentosas sem que haja uma necessidade real.

Psiquiatra e/ou Psicólogo.

Aconselho procurar inicialmente um(a) psiquiatra para avaliar o diagnóstico de autismo e dar uma conduta adequada. Após confirmação do diagnóstico, a psicoterapia ajuda bastante. Abraço e boa semana!
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Tenho 34 anos e comecei a tomar risperidona 1 mg às 20h há 3 semanas como parte do tratamento relacionado ao autismo. Desde então, tenho experimentado um possível efeito colateral: cefaleia hípnica. Desde o início do uso, em 19 ocasiões acordei durante a noite com uma dor de cabeça intensa (quase insuportável)…
- Olá, sou professora auxiliar de um autista no grau alto de 15 anos, ele é alfabetizado, problema é que ele se recusa a fazer qualquer tipo de tarefa. Ele adora pintar então dou tarefas com imagens para ele pintar na tentativa dele se entusiasmar, mas mesmo assim ele age com agressividade. Como eu posso…
- É verdade que existe no Transtorno do Espectro Autista (TEA) uma diferença importante entre genética e hereditariedade?
- É possível evitar o autismo através da FIV?
- Existe diferenças entre os gêneros na manifestação do Transtorno do Espectro Autista?
- Quais são as causas do Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA)?
- É necessário fazer uma avaliação neuropsicológica pra chegar ao diagnóstico de autismo?
- Sempre fui muito timido, tenho muita dificuldade em manter uma conversa, manter contato visual e etc. Isso pode se enquadrar como autismo leve?
- Minha filha de 20 anos tá. Namorando e desci ou que o namorado e autista ,eu como mãe tô quase louco com medo dela se casar e ter filhos altos não vai ter estrutura de cuidar ? Tem esse risco?min responda por favor!
- O Transtorno do Espectro Autista – TEA (autismo) pode prejudicar o desempenho escolar ou profissional?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 355 perguntas sobre Autismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.