Olá, tenho vários problemas para resolver em minha vida. Primeiro que preciso mudar, não só por mim,

29 respostas
Olá, tenho vários problemas para resolver em minha vida. Primeiro que preciso mudar, não só por mim, mas para ajudar a minha família e ser uma pessoa melhor para as outras... estou buscando desenvolvimento pessoal. Tenho problemas para me relacionar com as pessoas, tenho a autoestima baixa, problemas para me comunicar que pode estar sendo causado por pensamentos e também por problemas ligados ao desvio de septo, rinite...

É possível uma mudança muito grande em pouco tempo? (Mais ou menos 5 meses)
Se sim, quais profissionais devo procurar? Quero mudar a minha forma de ser, de me relacionar, de me expressar... quero ser comunicativo, mais simpático, ter uma voz boa, postura... preciso muito, volto a repetir: não só por mim, mas para ajudar a minha família. Nosso lar tem um clima às vezes pesado.

Agradeço as respostas.
Uma psicoterapia a ajudaria bastante, na sua forma de pensar para melhorar seus comportamentos e sentimentos,a melhora pode ser vista em algum tempo, mas não dá para precisar quanto tempo necessitaria, isso depende muito do quanto estas questões estão cristalizadas.
Ter voz boa, uma fonoaudióloga lhe ajudaria .
Espero te-la ajudado

Se você não colocar a questão do tempo como um condicionante para que as mudaças aconteçam , um trabalho psicoterápico e/ou psicanalítico pode ser de grande valia para uma melhoria de sua condição e de seu ambiente familiar.
Esse trabalho de desconstrução e reconstrução não é fácil, nem indolor, e pode levar um tempo. É preciso uma boa dose de coragem e resistência para produzir mudanças na nossa forma de enfrentar nossos dramas pessoais e viver em sociedade.
Imagino o quanto possa estar sendo difícil. Um Psicólogo lhe ajudaria muito com o processo de psicoterapia. Entender as situações, seus pensamentos, emoções e comportamentos, ajudará você a desenvolver a si e seus relacionamentos. Quanto a uma mudança grande em pouco tempo, sempre há essa possibilidade, porém como disseram anteriormente, o mais importante é o processo e de como você se adapta a ele também. Na abordagem cognitiva-comportamental, é sempre discutido com o cliente o que ele gostaria de "resolver primeiro", como uma forma de darmos prioridade ao mais emergencial, e depois irmos expandindo para os outros aspectos. Técnicas para lidar com a ansiedade, controle emocional e o estresse são algumas das aprendidas, além de técnicas voltadas para habilidades sociais e muitas outras que ajudarão você no seu dia a dia e em seus relacionamentos. Procure realizar uma psicoterapia. Tenho certeza que ajudará muito você a lidar com o que está passando. Qualquer dúvida fico a disposição. Fique bem!
Muito importante procurar ajuda de profissionais. Inicialmente inicio de uma psicoterapia. A partir dai, acredito que o profissional poderia lhe ajudar no melhor encaminhamento para outros profissionais ou um trabalho concomitante. Atenciosamente.
O primeiro passo foi dado, buscar ajuda profissional. Quanto ao tempo, dependerá exclusivamente de você em relação ao seu tratamento. Imagino o quanto deva estar sendo difícil, indico tratamento psicológico.
olá, suas dificuldades citadas em sua pergunta podem ser acompanhadas por um psicólogo em um processo psicoterapeutico , não podendo prever o tempo do tratamento, pois há muitas questoes implicadas e uma dela é sua própria dinâmica psiquica e seu investimento no processo. Espero ter ajudado.
Entendo a sua necessidade de desejar efeitos terapêuticos com a maior brevidade possível, mas realmente é indispensável que se permita que o processo ocorra em seu tempo, de forma mais flexível... porém, posso te adiantar que existe sim uma abordagem, mais moderna e muito eficiente, pelos relatos de pacientes e psicólogos, que mais tem trazido resultados mais duradouros e em um menor período de tempo do que diversas abordagens consideradas mais tradicionais. Esta abordagem,, americana, se chama EMDR, uma sigla em inglês que significa Reprocessamento e Dessensibilização pelo Movimento dos Olhos. Este tratamento procura justamente reprocessar memórias de experiências negativas armazenadas de forma disfuncional no nosso Sistema Nervoso Central e que por isso acarretam, no presente, sintomas emocionais, cognitivos, e fisiológicos, afetando também nossos comportamentos e nossa autoestima. Vale a pena ler sobre essa linha de tratamento e experimentar algumas sessões, assim, você mesmo poderá verificar esta eficiência e tomar a sua decisão. Importante: procurar um profissional habilitado pelo Instituto Americano de EMDR. Eu sou um destes profissionais, mas existem diversos outros psicólogos para que você possa escolher aquele com quem acredita que se sentirá à vontade. Boa sorte!
O atendimento psicanalítico trata o mal-estar e o sofrimento em sua condição singular.

É uma forma de abordagem do humano tem particularidades e método clínico. A clínica psicanalítica é um conjunto de procedimentos exige diagnostica (sintoma), semiologia (signos) e etiologia (causa)

Contemporaneamente nos definimos e nos percebermos, e através de ideais e construções sócio -históricas, categorizadas, e muitas vezes, de forma objectificável, imposta, repetida e também transmitida de forma desapercebida, mas não sem consequências.

Catalogação patologizante de sinais, sintomas e distúrbios (TOC, depressão, ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade, estresse pós-traumático, somatização etc.) Faixa etária, fases da vida, gerações (criança, adultescente, terceira idade, y, x, boomers, nem-nens, millennials etc.); cor de pele, raça, etnia; anatomia, identidade de gênero, orientação afetiva (cis, trans, hétero, homo etc.); papéis familiares, profissionais e culturais (casais, pais, separados, mães, filhos, gestantes, puérperas, adotados, empresários, aposentados, desempregados etc.) ; diagnósticos biofísicos, intelectuais, comportamentais.

Essas categorizações falham ao não levar em conta a particularidade da vivência pessoal diante dos acontecimentos da vida.

Todavia, cada termo possui um conjunto de características próprias que o qualifica e nos identifica, constitui-nos, dão-nos lugar. O que torna possível definir previamente o público a quem se destina nossos serviços, e delimitar assim especializações psicoterapêuticas e especificações para a efetivação de políticas públicas e outros fins.

Lembrando, a psicanálise privilegia o encontro, no um a um e a cada sessão de análise. Sem a necessidade de ter um nome, uma descrição para legitimar, acolher e tratar o sofrimento. Leva em conta as narrativas de cada sujeito, sem medidas normatizadas as quais se adequar.
Atendimento a pacientes com: Depressão; Estresse; Ansiedades; isolamento; dificuldades de relacionamento; medos; fobias; síndrome do pânico; transtorno afetivo bipolar; transtorno obsessivo-compulsivo; transtornos alimentares, entre outros diagnósticos descritos pelo CID 10 – Classificação Estatística Internacional de Doenças. Levando em conta uma experiência de cura , calcada em uma confrontação com a verdade do sujeito, que não se define apenas pelo comportamento objetificável, mas pela relação que o sujeito estabelece com aquilo.

O sintoma tem relação com nossa vida, nossa família e nossa cultura. Respeitar o sintoma até que o sujeito não precise mais disso, e possa estar com o outro e reconhecer seu desejo de outra maneira
Você mencionou diversas coisas que gostaria de trabalhar em si. Desvio de septo e afins, você pode verificar com otorrino. Sobre sua fala e modo de comunicação, pode ver com fonoaudiólogo e curso de oratória. Sobre relacionamentos, dependendo do que você busca, pode conseguir com cursos sobre o tema, grupos terapêuticos, coach ou psicoterapia, por exemplo. Você também mencionou baixa autoestima, algo que pode ter raízes mais profundas na sua história de vida e acredito que será melhor conduzido junto a um psicólogo. Essas são as ideias que tive, pesquise sobre esses profissionais, peça indicação entre amigos e boa sorte!
A psicoterapia é também um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um lugar/tempo/modo privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões estereotipados de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de um.
Recomendo procurar um profissional que possa lhe acompanhar e lhe permitir reconstruir sua vida de forma saudável que você venha se sentir realizada. A psicoterapia pode lhe ajudar e muito neste novo percurso que você esta disposta a seguir.
Pela sua pergunta, o que está acontecendo é que você não se aceita como é, e quer melhorar sua postura diante da vida, sua auto-estima e até problemas físicos , como rinite e desvio do septo. Acho muito louvável sua iniciativa. A PSICOTERAPIA INDIVIDUAL vai lhe ajudar a se perceber melhor, a achar pontos positivos na sua maneira de ser, e aumentar a sua auto-estima. Quanto aos problemas físicos, não demore em consultar os profissionais adequados.
Olá! Bonito a forma como você pensa na sua família, ao mesmo tempo curioso como você sente-se responsável por ela. Será que essa responsabilidade realmente é sua?
Quanto a mudança, sim, é possível resignificar momentos importantes da sua vida e dessa forma as mudanças, certamente, se farão presente. Quanto a urgência é extremamente compreensiva, mas não se cobre tanto, sabe por quê? Você não dormiu e acordou sentindo e percebendo-se desta forma, trata-se um processo que foi sendo estabelecido ao longo do tempo, portanto, não seja cruel consigo mesmo permita-se viver um processo desconstrução e de novas construções o tempo que for necessário. Não se cobre tanto!!! Em minha página no Facebook, tenho textos interessantes sobre autoestima, que pode ajudar.
Att, Kellÿ Salgado G.:
É possível mudar tudo o que listou, com a Psicoterapia. Estando engajado e disposto a revisitar cada ponto que deseja mudar, é possível, porém, não se apegue ao tempo.. as coisas vão acontecer no momento em que você CONSEGUIR e não no prazo em que estabeleceu.. você pode conseguir em 5 meses ou levar uma vida inteira, mas lembre-se SEMPRE que o que importa é você estar bem!

Sua família, seus amigos, a todos seria ótimo que fiquem bem, mas você deve se perguntar se estas mudanças tem mais a ver com eles ou com você...

Procure um psicólogo na sua região e comece a trabalhar em si mesmo, o resto vai chegar quando vc menos esperar!

;)
Acredito que seu processo de mudança já iniciou... somente o fato de querer mudar já é um grande avanço! A abordagem cognitiva comportamental tem alcançado resultados rápidos e duradouro.
Você já ouviu falar em constelação familiar? Quando o assunto envolve família e mudanças esta é sem duvida a primeira e melhor opção. Mas existem varias outras técnicas. Fazer um curso de oratória, fazer psicoterapia, meditação, realmente olhar para dentro de você. Nos tempos que estamos vivendo é possível ter grandes mudanças, mas a principio elas são sutis. E cada pessoa tem um tempo pessoal diferente, logo se você começar a dar os seus passos na direção da mudança você vai conseguir mudar no seu ritmo e tempo e de forma bem segura e solida. Alias o que você deseja é uma mudança real e não superficial é realmente auto-superação e isso se começa nas pequenas coisas, enfrentando pequenos sentimentos diários que te impedem de ter grandes ações, é acolher a sua criança interior ferida. E assumir em você o ser responsavel e comprometido com você mesmo e assim você terá condições de ser um direcionamento para os seus demais familiares.
Com certeza a psicoterapia vai lhe ajudar. Você parece muito motivado e querer mudar é o primeiro passo. Procure um(a) psicólogo(a) com quem se identifique e boa sorte no seu caminho!
Olá, você cita algumas dificuldades que devem ser sanadas com ajuda de pelo menos dois profissionais de imediato.
De imediato, seria importante, você fazer um acompanhamento psicológico, para junto com seu(ua) terapeuta, descobrirem os gatilhos que te levaram a assumir na sua vida as posturas que te incomodam. E seria importante o acompanhamento com um fonoaudiólogo.
É de fundamental importância para nossa saúde, estarmos bem.
Procure a ajuda de profissionais. As suas dificuldades serão superadas.
A ajuda funciona num trabalho em equipe, onde são avaliados todos os aspectos de queixa.Depois de iniciada a sua terapia, será encaminhada aos demais profissionais.
Ao dispor.
Ola,
O primeiro passo voe já deu que é o desejo de mudar, agora ajuda psicológica é o segundo passo. Procure um profissional que consiga atender nas várias questões que precisa, no aso alguém que possa atender tanto nas questões emocionais/comportamentais como nas questões relacionadas a sua carreira e desenvolvimento profissional.
Espero ter ajudado.
Autoconhecimento é uma busca para dentro de si, requer coragem entrar em contato com questões próprias que incomodam e acredito que o primeiro passo foi dado ao sentir e reconhecer você mesma que existem demandas e o desejo (expresso) de mudança. Continue, com ajuda da psicoterapia trilhar esse processo de mudança, desenvolver autoestima e relacionamentos mais saudáveis tanto nos aspectos pessoais como profissionais! Boa sorte!
Olá
Acredito que uma vez disposto a um processo de mudança, isso fica mais fácil de acontecer. A terapia cognitiva comportamental é uma boa opção para esse processo de mudança e auto conhecimento.
Uau! A lista é grande, mas a vontade já existe, então precisa começar por algum lado. Vamos lá. Procure uma psicanalista e comece a se perguntar porque pretende mudar tudo isso. Com certeza vai ajudar a organizar essa lista e encontrar suas prioridades no seu tempo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Boa noite! Procure ajuda psicólogica para que vc mesmo possa entender o que significa essa necessidade de mudança tão acelerada. Vc pode sim ter muitos ganhos em um processo terapêutico. Busque ajuda
Olá pessoa linda, em primeiro momento já é um grande passo você falar das suas dificuldade e pedir ajuda, sim a psicoterapia pode lhe auxiliar nesta tua busca de melhora interna. Muitas vezes percebemos que precisamos mudar, mas não damos conta sozinhos, por isso nas sessões de psicoterapia você acaba por construir a sua caminhada de forma mais leve e se autodescobrindo. Seria interessante você aumentar suas habilidades positivas dando conta de você e também percebendo como está a sua família, não é mesmo? Mais uma vez reforço para você começar com a psicoterapia, este profissional tem como te acolher e direcionar você para sua autodescoberta. Tenha um belo dia!
Olá! Veja, mudanças de comportamento dependem muito do paciente, você está acostumado a ser quem é e certos traços de personalidade não são negociáveis, porém podem ser melhorados para que você viva melhor. A terapia conseguirá lhe auxiliar muito nesse sentido, a ser uma pessoa melhor pra você.
Olá!
É importante saber que não há como prometer resolver qualquer problema em algum determinado tempo, pois cada pessoa tem seu próprio desenvolvimento. Também é muito importante ter em mente que você precisa saber conviver com quem se é, e, assim, conseguir as transformações com seu processo de viver, sendo apenas quem você é. A busca por um profissional psicoterapeuta pode ser muito importante!
Psicólogo e otorrino, boa sorte.
Olá, o ideal seria busca psicoterapia com profissional qualificado, não se apegue tanto a questão do tempo, mais no quanto e como você consegue melhorar. se cuida!!
Ola, boa tarde!

Por que a determinacao de uma grande mudanca em 5 meses? Certamente a questao da pressa/controle deve fazer parte de tracos seus...que talvez te atrapalhem! Portanto, suportar a ideia de iniciar um tratamento do qual vc nao tem controle sobre o tempo já seria o início de uma grande mudanca, percebe? :)
Dito isso, o profissional a quem voce deve recorrer é um psicólogo/psicanalista. Uma boa escuta vai ajuda-lo a se conhecer melhor através da sua propria história, e a partir daí vc tera condicoes de criar ferramentas para lidar com suas proprias questoes!

Um grande abraco!
Olá. É possível sim fazermos mudanças na nossa forma de pensar e agir de modo que parece bem diferente do que fomos um dia, porém o tempo para isso acontecer não pode ser controlado, o que dá para fazer é colocar foco e intenção nesse processo e ir aprendendo com ele. Psicólogo e otorrino são os profissionais indicados. Abraço.