Olá Tenho valores de paratoroide elevados e vit D com valores baixos, no entanto os valores de cal

2 respostas
Olá
Tenho valores de paratoroide elevados e vit D com valores baixos, no entanto os valores de calcio estao normais.
Tenho um meningioma. Poderá estar relacionado? E podemos considerar que tenho hipertiroidismo?
Obrigada
Olá! Primeiro passo é corrigir a deficiência de vitamina D que pode ser a causa do aumento do hormônio da paratireoide. Se ainda assim os níveis de paratormônio persistirem elevados deve se prosseguir a investigação das outras causas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta endocrinologia e metabologia - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua situação é complexa, e a relação entre os níveis elevados de paratormônio (PTH), baixos níveis de vitamina D, cálcio normal, e a presença de um meningioma exige uma análise cuidadosa. O aumento do PTH, juntamente com a deficiência de vitamina D, sugere que seu corpo está tentando compensar a baixa disponibilidade de vitamina D, o que pode estar afetando a regulação do cálcio. Embora seus níveis de cálcio estejam normais, o PTH elevado indica que as paratireoides estão sendo estimuladas a liberar mais hormônio para manter os níveis de cálcio adequados.

A deficiência de vitamina D é uma das causas mais comuns de hiperparatireoidismo secundário, onde o aumento do PTH é uma resposta adaptativa à baixa vitamina D, e não necessariamente a um problema primário nas glândulas paratireoides. Corrigir a deficiência de vitamina D geralmente é o primeiro passo, e isso pode normalizar os níveis de PTH. Se, após a correção da vitamina D, os níveis de PTH permanecerem elevados, é necessário investigar outras causas, como problemas primários na paratireoide ou condições que possam estar contribuindo para esse desequilíbrio.

Quanto à relação entre o meningioma e seus níveis hormonais, o meningioma em si não costuma estar diretamente relacionado ao hiperparatireoidismo ou às alterações nos níveis de vitamina D. No entanto, algumas condições subjacentes podem influenciar tanto o desenvolvimento de meningiomas quanto alterações hormonais, por isso é fundamental continuar com um acompanhamento regular.

Sobre o hipertiroidismo, os sintomas e sinais de hipertiroidismo envolvem principalmente a superprodução de hormônios da tireoide (T3 e T4), que geralmente não estão relacionados ao PTH elevado ou à deficiência de vitamina D. Portanto, com base nas informações que você forneceu, o foco deve estar na avaliação e correção do metabolismo do cálcio e da vitamina D, e não no hipertiroidismo.

Uma abordagem integrativa para o seu caso incluiria a correção da vitamina D com suplementação adequada, acompanhamento dos níveis de PTH, cálcio e vitamina D, além de considerar uma avaliação completa para descartar outras condições que possam estar influenciando esses valores. O acompanhamento com seu médico, possivelmente com a consulta de um endocrinologista, será crucial para determinar o melhor plano de tratamento e investigação.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Especialistas

Victoria Zeghbi Cochenski Borba

Victoria Zeghbi Cochenski Borba

Endocrinologista

Curitiba

Graciana Guerra David

Graciana Guerra David

Médico clínico geral, Endocrinologista

Montes Claros

Carlos Augusto O. Junior

Carlos Augusto O. Junior

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Mayra Zanon Casagrande

Mayra Zanon Casagrande

Endocrinologista, Internista

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Hiperparatireoidismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.