Ola tenho uma filha que tem ataxia treme os olhos também , tremores no braços e pescoço ,tem cura ?

2 respostas
Ola tenho uma filha que tem ataxia treme os olhos também , tremores no braços e pescoço ,tem cura ?
Olá! Entendo a sua preocupação com a saúde da sua filha e vou tentar ajudá-la.

Ataxia é um termo usado para descrever a dificuldade de coordenação dos movimentos musculares, podendo ser causada por diferentes fatores. Na infância, os tipos mais comuns de ataxia são a ataxia cerebelar congênita e a ataxia episódica.

A ataxia cerebelar congênita é uma doença rara, que afeta a coordenação motora desde o nascimento ou nos primeiros anos de vida. Já a ataxia episódica é uma condição em que os sintomas aparecem e desaparecem em crises.

Em relação ao tratamento, ainda não há cura para a ataxia. No entanto, é possível controlar os sintomas com terapia ocupacional, fisioterapia e medicamentos, dependendo do tipo e da gravidade da ataxia.

É importante que você leve a sua filha a um médico especialista em neurologia infantil para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Com o acompanhamento médico correto e o apoio de uma equipe multidisciplinar, sua filha poderá ter uma melhor qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ataxia é uma alteração neurológica envolvida com o equilíbrio e coordenação motora. Vários podem ser os sintomas que englobam a descrição de ataxia, como dificuldade em pegar objetos, tremores quando em direção a objetos, dificuldade em motricidade fina, escrever ou realizar atos delicados como abotoar uma camisa, dificuldade de deambular, com alargamento de base e titubeação de tronco, além do nistagmo cerebelar. São vários sinais e sintomas diversos, que precisam ser avaliados com cautela pelo neurologista infantil, a fim de detectar a etiologia (causa desses sintomas), e com base nisso, realizar a programação terapêutica e prognóstica, ou seja, necessário que o neurologista chegue a esta conclusão de qual doença está envolvida a estes sintomas para poder indicar o tratamento e prever a melhora. Há doenças que podem levar a controle dos sintomas se adequadamente tratados no momento oportuno, outras que não possuem tratamento curativo, e sim de suporte e reabilitação. É importante que procurem alguém de confiança para o melhor cuidado com sua pequena. Estou a disposição pela plataforma para consultas. Abs

Especialistas

Nayara Dos Santos Reimer

Nayara Dos Santos Reimer

Neurologista

Joinville

Nathália Cabral

Nathália Cabral

Neurologista

Curitiba

Thiago Guimarães

Thiago Guimarães

Neurologista

São Paulo

Stella Kawano Zaupa

Stella Kawano Zaupa

Neurologista

Presidente Prudente

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Peter Joviano Coutinho

Peter Joviano Coutinho

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 74 perguntas sobre Ataxia Cerebelar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.