Olá tenho uma filha de 4 anos diagnosticada desde 1 e meio com TEA, não lembro mt dos sinais antes d

1 respostas
Olá tenho uma filha de 4 anos diagnosticada desde 1 e meio com TEA, não lembro mt dos sinais antes de 1 ano e agr tenho outra filha de 6 meses que se joga pra frente e pra trás a todo momento e eu acho q ela tem pouco contato visual quando mama, sei que tem a possibilidade dela tbm ter o TEA e fico de olho pra caso seja começar as terapias o mais rápido possível então queria saber se esse movimento de vai e vem dela é normal pra bb ou devo ficar de olho?
Olá,

Compreendo perfeitamente suas preocupações. Quando já temos uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é natural ficarmos mais atentos aos comportamentos dos irmãos menores. Vou tentar esclarecer suas dúvidas da melhor maneira possível.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que cada criança se desenvolve de maneira única e os sinais de TEA podem variar bastante. Em relação à sua filha de 6 meses, o movimento de balançar o corpo para frente e para trás é relativamente comum em bebês dessa idade. Muitas vezes, eles realizam esses movimentos como uma forma de autoestimulação ou simplesmente como uma maneira de explorar suas habilidades motoras.

Quanto ao contato visual, é um aspecto que merece atenção, mas também é preciso considerar o contexto geral. Alguns bebês podem não fazer tanto contato visual durante a amamentação porque estão focados na alimentação, o que é normal. No entanto, é importante observar se ela faz contato visual em outras situações, como durante brincadeiras ou interações sociais.

Dito isso, entendo que você queira estar preparada para iniciar terapias o quanto antes, se necessário. O acompanhamento precoce pode ser muito benéfico no desenvolvimento de crianças com TEA. Minha sugestão é que você continue observando o desenvolvimento da sua filha e, se notar outros sinais que lhe causem preocupação, não hesite em buscar a opinião de um especialista.

Uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado nesta plataforma pode ser uma forma conveniente de discutir suas observações e preocupações. O especialista poderá oferecer orientações específicas sobre o desenvolvimento da sua filha e sugerir se há necessidade de avaliações ou intervenções adicionais.

Lembre-se de que você está fazendo um ótimo trabalho ao estar atenta ao desenvolvimento de suas filhas. A observação cuidadosa e o amor que você lhes oferece são fundamentais para o crescimento saudável delas. Estamos aqui para apoiá-la em cada etapa dessa jornada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!