Olá. Tenho uma dúvida. O transtorno de ansiedade pode causar memórias falsas? Eu sofro com ansiedade

2 respostas
Olá. Tenho uma dúvida. O transtorno de ansiedade pode causar memórias falsas? Eu sofro com ansiedade e por muitas vezes a minha mente fica cavando erros que não cometi e me acusando de coisas que não fiz. E isso me faz sofrer muito.
Att, ASS
Memórias falsas podem ocorrer em pessoas sem nenhum transtorno ou como consequência de vários transtornos, como os de memória propriamente dita (amnésias e demências) ou quadros psicóticos ou uso de drogas. Não são comuns em transtornos de ansiedade,. Entretanto, a descrição que você faz não é sugestiva de "memórias falsas", mas sim de ruminações ansiosa, obsessivas ou depressivas, que frequentemente levam a pessoa a "cavar" erros e a auto-acusações. Converse com seu psiquiatra.

Olá. Entendo a sua preocupação e sinto muito pelo que você está passando. O transtorno de ansiedade pode realmente afetar a maneira como percebemos e lembramos de certas situações. O que você está descrevendo não são exatamente memórias falsas, mas sim um processo conhecido como ruminação.

A ruminação é quando a mente fica presa em um ciclo de pensamentos repetitivos e negativos, frequentemente focando em erros ou falhas que podem ser exagerados ou até mesmo inventados pela ansiedade. Isso pode fazer com que você se sinta culpado ou angustiado por coisas que na verdade não aconteceram ou que não são tão graves quanto parecem.

Essa tendência de "cavar" erros inexistentes e se acusar de coisas que não fez é um sintoma comum da ansiedade e pode ser muito debilitante. É importante lembrar que esses pensamentos são uma distorção da realidade causada pela ansiedade e não refletem a verdade sobre você ou suas ações.

Se esses pensamentos estão causando muito sofrimento, pode ser útil discutir isso comigo ou com outro profissional de saúde mental. Existem técnicas e tratamentos, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que podem ajudar a gerenciar esses pensamentos ruminantes e reduzir a ansiedade.

Estou aqui para ajudar e apoiar você no seu caminho para uma melhor saúde mental. Por favor, não hesite em entrar em contato para agendar uma consulta ou se precisar de mais orientação.

Cuide-se bem e conte sempre comigo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!