Olá. Tenho um problema que me acompanha desde a infâcia. Bem... desde criança tenho a mania de me es

16 respostas
Olá. Tenho um problema que me acompanha desde a infâcia. Bem... desde criança tenho a mania de me esconder a tras da porta ou andar de um lado para outro, às vezes pulando. Tenho 21 anos e essa manias ainda me acompanham. Tento parar, mas não consigo. O que pode ser?
Olá, as manias que você menciona podem ter diversas origens, e compreendo que isso possa estar causando desconforto em sua vida. Para buscar entender mais profunda do que está acontecendo e encontrar formas de lidar com essas questões, sugiro que considere buscar ajuda psicológica.
Um psicólogo pode oferecer um acompanhamento especializado, proporcionando um espaço seguro e confidencial para que você possa explorar suas emoções, pensamentos e auxiliar na identificação de padrões comportamentais.
Lembrando que, caso seja necessário, o psicólogo poderá indicar outros profissionais para uma abordagem mais abrangente, garantindo que você receba o apoio mais adequado para suas necessidades. @tarcilapsi

Parece que você está lidando com comportamentos habituais que podem ter começado como formas de lidar com o estresse ou a ansiedade. Essas manias ou comportamentos repetitivos podem ser uma forma de tentar se acalmar ou lidar com emoções desconfortáveis). No entanto, sem mais detalhes, é difícil fazer um diagnóstico preciso.

Sugiro que você converse com um profissional de saúde mental sobre seus sintomas. Um psicólogo ou psiquiatra para avaliar seus comportamentos e fornecer orientação mais precisa sobre possíveis diagnósticos e opções de tratamento.
Lembre-se, não há nada errado em procurar ajuda. Lidar com esses comportamentos pode ser desafiador, e um profissional de saúde mental pode fornecer o suporte e as ferramentas necessárias para enfrentar esses desafios. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e não há vergonha em procurar ajuda.
Olá, comportamentos repetitivos podem ser para amenizar sintomas relacionados a ansiedade e podem durar por muito tempo por te ajudar na regulação emocional. Sugiro você se questionar, em quais contextos você faz isso, a frequência com que faz isso, e se isso te traz prejuízos significativos (sociais, por exemplo), e também sugiro observar se você faz isso em momentos específicos, quando sente determinadas emoções (quais emoções são essas?) ou está diante de determinadas situações. Chamamos isso de comportamentos estereotipados e eles tem a função de regulação emocional. Sugiro Psicoterapia, onde você poderá aprender técnicas de como lidar com suas emoções quando elas acontecerem. Abraço!

Olá! Imagino como você deve se sentir confuso/a e com muitos questionamentos com essa situação. Parec q vc, d certa foirma, esta repetindo comportamentos aprendidos na infancia. Esta preso nisso.
A partir do que você colocou, só é possível pensar, no momento que ocorre, oq passa em sua cabeça, compreender os pensamentos. Contudo, toda a questão precisa ser melhor investigada e compreendida para que as suas dúvidas sejam respondidas e você receba a ajuda adequada. Para isso, seria interessante buscar por um profissional da Psicologia para fazer uma avaliação cuidadosa.
Olá! Tudo bem? Esta situação merece uma investigação com avaliação psicológica, para diagnóstico assertivo. Se você está sofrendo a tanto tempo, a tendência não é a extinção do problema sem um tratamento adequado. Procure ajuda profissional para ter controle da situação e qualidade de vida. Espero ter ajudado, e fico a disposição, caso queira agendar uma consulta, grande abraço.
Olá, bom dia. Como você mesmo relatou esses sintomas já aparecem a algum tempo e eles tem de incomodado. Assim, a melhor forma de descobrir as razões para o seu comportamento é procurar por um profissional capacitado que possa junto a você iniciar uma investigação mais detalhada.
Isso funciona como um ritual? ou é uma inquietação? se faz necessario entender o motivo desse comportamento, faça uma analise sobre isso.
Procure ajuda profissional, faça terapia para conseguir entender as motivações e para que isso não piore o seu estado.

Um grande abraço na alma.
Olá. É importante ressaltar que apenas um profissional de saúde mental qualificado pode fazer um diagnóstico adequado após uma avaliação detalhada. Se essas manias estão causando desconforto significativo em sua vida ou interferindo nas suas atividades diárias, é altamente recomendado que você procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Eles poderão fornecer um diagnóstico correto e, se necessário, elaborar um plano de tratamento adequado para ajudá-lo a lidar com esses comportamentos. Buscar ajuda profissional pode ser um passo importante para o seu bem-estar. Sempre à disposição.
Se está causando desconforto sugiro que busque por auxílio profissional para que juntos possam encontrar manejos adequados e conseguir lidar com essa situação que te acompanha a tanto tempo.
Me parece estereotipia.. Procura um profissional de saude mental! Estou às ordens se precisar. Só esse fator não justifica nenhum diagnóstico... mas pode ser TOC, TEA...
Essas manias de se esconder atrás da porta, andar de um lado para o outro e até pular podem estar relacionadas a comportamentos repetitivos ou rituais que podem surgir como formas de aliviar ansiedade, tensão ou desconforto. Compreender a origem desses comportamentos pode ser útil. Pode haver fatores emocionais ou psicológicos subjacentes a essas ações. Conversar com um psicólogo pode ajudar a explorar essas manias em detalhes, identificar suas causas e desenvolver estratégias para lidar com elas de maneira mais saudável e construtiva.
oi, tudo bem? Me parece um formato mais rigido de se portar e ao se expressar assim, pode ser um quadro de Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo.
Saiba que vc não está sozinha. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esses pensamentos intrusivos e manias que estão trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Além da Ro-DBT (que estou estudando no momento e é bastante eficiente para TPOC). Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 175
Acredito que não tenha um nome para isso que você traz, não constitui nenhum transtorno em específico. O ideal é investigar para entender a função e dinâmica de funcionamento dessas manias. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção.
Olá!
Espero que esteja bem. Esse comportamento que você relatou é um comportamento para lidar com o estresse ou ansiedade?
você consegue identificar os pensamentos que surgem ao se expressar dessa forma? Se não lhe causa prejuízo não vejo como um problema em específico, mas caso queira investigar e relatar a origem desses comportamentos estarei à sua disposição.
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Como você fala, são sintomas e situações repetitivas por longo tempo. É preciso aprofundar essa análise e encontrar as causas disso. Realmente com um acompanhamento psicoterapêutico, o profssional habilitado saberá fazer as perguntas certas e com sua colaboração poder ajudá-lo. Acredite na ciência, confie no seu terapêuta e encontrará não somente as razões para esse comportamento como uma forma de você viver melhor e com mais qualidade de vida.
Parece que você está lidando com um comportamento repetitivo que persiste desde a infância e que está causando desconforto. Comportamentos como se esconder atrás da porta, andar de um lado para o outro e até pular podem ser indicativos de um padrão de comportamento conhecido como "comportamento estereotipado".

Compreensão do comportamento estereotipado: Este tipo de comportamento repetitivo e estereotipado é comum em várias condições, incluindo transtornos do espectro do autismo, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtornos do controle dos impulsos, entre outros.

Possíveis causas: Comportamentos estereotipados podem servir como uma forma de autoestimulação ou regulação emocional. Eles podem oferecer conforto ou alívio temporário de ansiedades ou desconfortos emocionais.

Avaliação profissional: É importante considerar uma avaliação detalhada por um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para determinar a causa específica desses comportamentos e explorar estratégias para gerenciá-los.

Intervenção terapêutica: A psicoterapia pode ser muito útil para entender melhor esses comportamentos, desenvolver habilidades de autocontrole e identificar estratégias alternativas para lidar com ansiedades e desconfortos emocionais.

Se você está buscando ajuda para entender e manejar essas manias que persistem desde a infância, considerar uma sessão de psicoterapia online pode ser um passo positivo. Estou aqui para oferecer suporte, orientação e discutir estratégias que podem ajudar você a lidar com esses comportamentos de forma mais eficaz. Entre em contato se desejar agendar uma consulta ou se tiver mais perguntas sobre como a psicoterapia pode ajudar. Estou aqui para ajudar você a encontrar um caminho mais confortável e satisfatório.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!