Olá! Tenho um Horto na região de Nova Iguaçu e em temps chuvoso aparecem caramujos africanos por aqu
2
respostas
Olá! Tenho um Horto na região de Nova Iguaçu e em temps chuvoso aparecem caramujos africanos por aqui.sempre que posso realizo a catação manual. Mas em uma emergência com um ente querido pisei em um caramujo sem calçados e só pude lavar o local 9 horas após o incidente. Eles passam algum tipo de doença?
Olá, o caramujo africano foi introduzido no Brasil na década de 1980 e hoje é considerado uma praga pela dificuldade de seu controle. Duas doenças principais podem ser transmitidas pelo caramujo: a meningite eosinofílica e a angiostrongilíase abdominal, ambas causadas por parasitas presentes no caramujo e que o homem a adquire consumindo o animal contaminado. O fato de ter pisado num animal faz com que seja pouco provável que adquira alguma doença. Se você cortou a pele do pé, infecções da ferida podem ocorrer. Recomendo que lave bem o pé com água e sabão e em caso de dor forte, inchaço ou saída de alguma secreção da eventual ferida, procure um médico de família ou posto de saúde. Espero que você e seu ente querido estejam bem. Abraços.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Os caramujos africanos podem transmitir doenças, como a esquistossomose, que é causada por parasitas. Se você pisou em um caramujo e lavou o local apenas 9 horas depois, é importante ficar atenta a qualquer sinal de infecção, como vermelhidão, dor ou inchaço. Recomendo que você procure um médico para avaliação e, se necessário, realizar exames. Além disso, é fundamental evitar contato com caramujos e usar calçados adequados em áreas onde eles são frequentes.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.