Olá, tenho TDAH, faço uso de Ritalina LA 20mg, trato com psiquiatra e terapia TCC semanal (há 2 anos

5 respostas
Olá, tenho TDAH, faço uso de Ritalina LA 20mg, trato com psiquiatra e terapia TCC semanal (há 2 anos). Tenho 33 anos e já alguns meses minha TPM mudou muito, agora sinto uma queda absurda da dopamina e serotonina nesses dias, está dificultando demais minha vida (pós-grad e trabalho). Posso associar algum suplemento para melhorar o humor e disposição nesses dias? Como L-Tirosina e L-Triptofano, ou 5HTP. Seria perigoso dar Síndrome Serotoninergica? Meu psiq não soube responder. Muito obrigada.
A quantidade de informações a que somos expostos, atualmente, tem muitos aspectos positivos. Mas, um dos aspectos negativos é que, na área da Medicina, às vezes tentamos fazer um auto-diagnóstico e isto nem sempre é vantajoso. Ninguém consegue "sentir" uma queda de dopamina e serotonina. Dopamina e serotonina são substâncias que estão envolvidas de modo tão complexo na origem dos sintomas psiquiátricos que nem um psiquiatra conseguiria dar este tipo de diagnóstico. O que podemos sentir são alguns sintomas que, teoricamente, podem estar associados a alterações nas ações de neurotransmissores (dos quais dopamina e serotonina são apenas dois), mas ninguém consegue sentir diretamente o efeito deles. Dito isto, há mulheres que possuem sintomas psicológicos pré-menstruais especialmente graves, com irritabilidade, tristeza, sensibilidade ou ansiedade exacerbadas (além de sintomas físicos diversos) e que começam muitos dias antes da menstruação e passam ou melhoram enormemente assim que a menstruação se inicia. Nestes casos, o uso de algumas medicações do grupo dos inibidores seletivos de recaptura de serotonina pode ser útil, a critério médico e, NESTES casos, são eles os tratamentos de primeira linha. Em relação ao uso de nutrientes, seu uso é muito menos comprovado, não são opção de primeira linha e, se forem usados, geralmente são junto com alguma medicação. Síndrome serotoninérgica pode ocorrer quando a pessoa toma substâncias que levam a liberação excessiva de serotonina, seja isoladamente, seja por associação de várias medicações com a mesma ação. O uso de nutrientes, exclusivamente, dificilmente levaria a uma síndrome serotoninérgica, a não ser que fossem usados junto com algumas substâncias como, por exemplo, inibidores de monoamino-oxidase. Entretanto, é impossível recomendar o que seria útil em seu caso sem uma consulta pessoal (e seria mesmo proibido dar este tipo de orientação). Talvez seu psiquiatra tenha apenas expressado que não se sabe ao certo se este tipo de substâncias (as que você propõe) ajudariam, em seu caso, justamente porque pode não haver comprovação clara de sua utilidade ou, simplesmente, porque seu caso não esteja entre aqueles que se beneficiariam do uso de substâncias relacionadas à condução serotoninérgica. Veja se não é um destes casos. Agora, se ele realmente não sabe como ajudar com seus sintomas, nem dentro das medicações convencionais, você pode pedir a opinião de outro profissional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Suplementar com as substancias sugeridas não são condutas convencionais, o ideal é conversar com o seu médico e descrever os sintomas, o que você sente, para que um diagnóstico possa ser realizado e o melhor tratamento instituído
Em casos de intensa sintomatologia pré-menstrual, seria bom, além de manter o tratamento que você já vem fazendo, conversar com sua ginecologista sobre outras opções de anticoncepcionais que ajudem a aliviar os sintomas. Tenho muitos relatos de mulheres que simplesmente acabaram com todos os sintomas de TPM com o uso de DIU Mirena e, outras, com atividade física mais intensa o mês todo. Todos estes tratamentos associados poderiam te oferecer uma melhor qualidade de vida, na sua vida pessoal e no trabalho.
Olá. A TPM em alguns casos tem forte ligação com a queda da dopamina e pessoas com TDAH que há disfunções na dopamina isso pode piorar. Antes de pensar em suplementar seria importante uma investigação criteriosa em seus habitos de alimentação, nivel de estresse, atividade fisica, rotina de sono, etc. Todas essas variaveis precisam estar equilibradas para que sua TPM melhore. Qualquer dúvida estou a disposição
Parece que você já está bastante informada sobre seus sintomas médicos e efeitos deles. Já pensou em falar com uma psicóloga/psicanalista sobre o que está realmente "dificultando demais minha vida (pós-grad e trabalho)"?
Te convidamos para uma consulta: Primeira entrevista psicológica - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.