Olá, tenho SOP e tomo anticoncepcional e Glifage há 7 meses para regular o hormônio, minha dermatologista

3 respostas
Olá, tenho SOP e tomo anticoncepcional e Glifage há 7 meses para regular o hormônio, minha dermatologista quer me passar o Roacutan mas tenho medo de tomar por conta das reações e pq depois que parar vai voltar tudo. O que devo fazer? Estou com 20 anos. Tenho nódulos na pele como posso retirar?
Oi, querida. Obrigado por me deixar responder. SOP e acne andam de mãos dadas. Sua pílula deve ser específica para quem tem SOP. O Glifage pode te ajudar também. Entendo que você não deseja engravidar, não é? Nesse caso fica tudo mais fácil. Não tenha medo. Ainda há vários recursos que você pode empregar. Quanto ao Roacutan, minha experiência no seu uso é boa, e a melhor notícia, é que, terminado um tratamento de sucesso com o Roacutan, o acne não volta mais. O Roacutan tem sim seus efeitos colaterais indesejáveis, mas depois voce sara e fica linda. Então, seja forte. Confie em você mesma. Se você tem indicação ao uso do Roacutan, se seus exames estão normais, e você está protegida contra a gestação, pode encarar. Vá em frente. Você tem médica e não está sozinha. Pergunte a ela também sobre outros recursos contra a SOP. Só mais uma coisa. Pra sarar da SOP, emagreça!
Bjin.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento da acne relacionada a SOP inclui o uso de anticoncepcionais com progestogenos antiandrogênicos e também o uso de diurético espirinolactona, que também atua na regulação hormonal. No entanto, em pacientes com SOP e acne refratária a esses tratamentos pode-se usar a isotretinoina - nome genérico do roacutam - com chance de cura de 70%. Os efeitos colaterais da medicação podem ser controlados com hidratantes e monitorização das funções do fígado e colesterol periodicamente. Logo, o roacutan pode ser sim uma opção neste caso.
Existem casos em que a acne não melhora nem com anticoncepcional, nem glifage, nem com antibióticos ou tratamentos tópicos (sabonetes ou géis secativos). Esses pacientes que chamamos de casos refratários, tem indicação do uso da ISOTRETINOÍNA, que os pacientes conhecem pelo nome de ROACUTAN. Trata-se de uma suabstância derivada da vitamina A, que atua reduzindo a função da glândula sebácea e refinando a pele. Bem superviosionado, é um tratamento seguro, pois são realizados exames de sangue e consultas regulares. O grande problema é o risco de gestação durante o tratamento: que deve ser TOTALMENTE EVITADO. E o consumo de bebidas alcoólicas e dieta muito gordurosa.

Especialistas

Marina Baeta Neves

Marina Baeta Neves

Dermatologista

Rio de Janeiro

Letícia Caveagna Lealdini

Letícia Caveagna Lealdini

Dermatologista

São Paulo

Sueny S. Barbosa

Sueny S. Barbosa

Especialista em biomedicina

Rio de Janeiro

Letícia Sobral Terceiro

Letícia Sobral Terceiro

Especialista em medicina estética

Fortaleza

Maiara Onetta

Maiara Onetta

Dermatologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1360 perguntas sobre Acne
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.