Olá. Tenho ovário policísticos, minha insulina em jejum foi 13,3 como faço pra diminui. Corro risco

2 respostas
Olá. Tenho ovário policísticos, minha insulina em jejum foi 13,3 como faço pra diminui. Corro risco de ter diabetes?
Há tratamento específiconpara reduzir sua insulina e te trazer qualidade de vida. Quanto ao diabetes, o exame de insulina não tem essa finalidade, há outro exame! Sugiro nunca fazer nada por conta própria, a ideia é sempre buscar um endocrinologista para te auxiliar a fazer uso de qualquer medicação de forma segura e com extremo controle! Fico a disposição, grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

Olá! Entendo sua preocupação com a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e o nível de insulina em jejum de 13,3 µIU/mL. A SOP é uma condição complexa que pode afetar diversos aspectos da saúde, incluindo o metabolismo da glicose. Níveis elevados de insulina em jejum podem indicar resistência à insulina, um estado no qual as células do corpo não respondem adequadamente à insulina. Isso é comum em pessoas com SOP e pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Para diminuir a resistência à insulina e melhorar os níveis de insulina em jejum, mudanças no estilo de vida são fundamentais. Isso inclui uma alimentação balanceada, rica em vegetais, frutas, proteínas magras e grãos integrais, enquanto se limita o consumo de açúcares refinados e carboidratos processados. Esses ajustes na dieta podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina.

Além disso, a atividade física regular é essencial. Exercícios, especialmente os aeróbicos e de resistência, podem aumentar a sensibilidade das células à insulina, ajudando a baixar os níveis de insulina em jejum. Não é necessário adotar uma rotina de exercícios intensa de imediato; até mesmo caminhadas regulares podem ser muito benéficas.

Perder peso, se for recomendado para o seu caso, também pode ter um impacto significativo na melhoria da resistência à insulina. Mesmo uma perda modesta de peso, cerca de 5% a 10% do peso corporal, pode melhorar significativamente os sintomas da SOP e reduzir o risco de desenvolver diabetes.

Quanto ao risco de diabetes, sim, a resistência à insulina associada à SOP pode aumentar esse risco. No entanto, adotando as mudanças mencionadas, é possível gerenciar ou até mesmo reduzir significativamente esse risco. É importante lembrar que cada pessoa é única, e as estratégias que funcionam melhor para você podem variar.

Consultar um profissional de saúde, como um endocrinologista ou um nutricionista especializado em SOP, pode oferecer orientações personalizadas e apoio para implementar essas mudanças de maneira eficaz. Eles podem ajudar a criar um plano de tratamento que considere suas necessidades individuais, preferências e objetivos de saúde.

Lembre-se, cuidar da sua saúde é um processo contínuo e uma jornada de autoconhecimento. Com as estratégias certas e o apoio adequado, é possível gerenciar a SOP e reduzir o risco de complicações futuras, como o diabetes.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.