Ola tenho mania desde pequena antes de dormir de fazer sucção do lábio inferior (tipo chupar o lábio

17 respostas
Ola tenho mania desde pequena antes de dormir de fazer sucção do lábio inferior (tipo chupar o lábio ) se eu não fizer isso eu não consigo dormir a noite, e se dizer durante o dia me dá um sono e é tão bom mas ao mesmo tempo me preocupa será que é normal?
Ao longo da vida, adquirimos hábitos que podem nos trazer conforto e, se não nos prejudicar nem prejudicar a terceiros, não há nada demais. Me chama atenção no seu relato o fato de você achar que isso pode não ser normal. Quando um comportamento ou hábito nos traz dúvidas, o ideal é iniciar um processo de psicoterapia. Ele é importante para te ajudar a compreender que lugar esse hábito está ocupando na sua vida, para que serve. É uma excelente maneira de autoconhecimento que poderá impactar em outras áreas da sua vida. Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250

Olá! Inicialmente, a sucção do lábio inferior pode surgir como um reflexo da necessidade de auto regulação, oferecendo conforto emocional nos momentos de angústia e ansiedade, quando está com sono, quando sente medo ou insegurança. Com isso, é importante termos em mente que tudo bem recorrer a esses comportamentos se não lhe prejudicam diretamente no dia-a-dia. Porém, caso julgue necessário compreender melhor sobre esse aspecto, a psicoterapia é um ótimo caminho! Espero ter ajudado de alguma forma e estou à disposição.
Olá! O que irá definir o que é normal ou não é o quanto determinado comportamento traz prejuízos para a pessoa, portanto, se esse hábito não te prejudica, não causa desconforto é algo que pode ser normalizado, mas caso esteja te causando incômodo considero relevante buscar um psicólogo/ psicanalista para poder investigar essa questão. Espero ter ajudado, estou à disposição!
É compreensível que você esteja preocupada com esse hábito. Esses comportamentos são muitas vezes uma forma de lidar com o estresse ou de se acalmar. Embora não seja incomum, é importante observar o impacto que isso tem na sua vida diária. Se você sente que isso está afetando seu sono ou sua rotina diária, ou se está causando desconforto ou preocupação, pode ser útil falar com um psicólogo. Um profissional pode ajudar a identificar as razões subjacentes para esse hábito e trabalhar com você em estratégias para gerenciá-lo, se necessário. Além disso, se a sucção do lábio estiver causando algum tipo de dor ou desconforto físico, como feridas ou irritações, pode ser importante procurar ajuda para evitar complicações de saúde.
Oii :) Vamos definir se esse comportamento é "normal" com base em se ele te causa algum desconforto ou problema. Se sim, te convido a explorarmos isso juntos na consulta. Mas se ele não está te prejudicando, não é algo preocupante, apenas um hábito que você adquiriu ao longo da vida
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50

Chupar o lábio inferior, especialmente antes de dormir, é um comportamento comum conhecido como hábito oral infantil. Embora seja mais frequente em crianças, adultos também podem apresentar esse hábito, principalmente se não foi superado na infância.
Superar o hábito pode levar tempo e esforço. Seja paciente consigo mesmo e comemore cada pequeno progresso.
Existem diversas técnicas e profissionais que podem te ajudar nesse processo. Busque ajuda se sentir necessidade.
Cuidar da sua saúde bucal é fundamental. Consulte um dentista regularmente para avaliação e acompanhamento.
Olá! O que pode ajudar é você saber se esse "hábito" traz algum prejuizo, desconforto ou sofrimento que interfira em sua vida. Caso, sim, você pode procurar um espaço para falar sobre isso e quem sabe, sinta-se melhor. Abç
Olá! É importante investigar se tal comportamento se trata de um hábito condicionado para trazer alívio (comportamento de automanutenção).

A sucção do lábio pode ser uma maneira de autoconsolo, semelhante a chupar o dedo ou segurar um objeto de conforto. Esse comportamento pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, proporcionando uma sensação de segurança e conforto. Como é algo que você faz desde a infância, pode ter se tornado um hábito condicionado, ligado ao seu ritual de sono. Seu cérebro pode associar esse comportamento com a transição para o sono.

Se a sucção do lábio causa desconforto físico, como feridas, inchaço ou dor, pode ser importante considerar a interrupção ou modificação desse comportamento. a Terapia Cognitiva-Comportamental pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento relacionados ao hábito.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Bom dia! Se você estiver incomodado com este hábito, procure um profissional de Psicologia que vai te ajudar num processo terapeutico. abs
Olá! São costumes que te acompanham desde a infância. Como os ruídos brancos que embalam o pegar no sono. Se te faz mal, quem sabe buscar outro comportamento que substitua? Ou criar um ritual antes de dormir que te relaxe e ajude a dormir também, como meditação, higiene do sono, etc.
Olá! Tudo bem? Que tudo esteja bem! A sucção do lábio inferior que você menciona é um comportamento que você adotou desde pequena, já tem uma memória de que funciona bem e que tem um efeito calmante para você, especialmente na hora de dormir. É natural se preocupar se esse tipo de comportamento é “normal” ou não.
É importante compreender que sintomas isolados não são suficientes para um diagnóstico preciso ou para determinar se algo está dentro dos padrões de normalidade. Comportamentos de auto-regulação, como a sucção do lábio, podem ser formas que seu corpo encontrou para lidar com ansiedade ou estresse, funcionando como um mecanismo de conforto. Porém, quando essas práticas são persistentes e/ou causam preocupação, ou outras formas de auto regulação específica com frequência, podem ser sinais de outras questões que não chamam atenção inicialmente, mas que podem estar ligadas. Por isso, a terapia pode ser um caminho muito importante para compreender suas questões emocionais de forma mais abrangente e integrada.
Na terapia, você teria um espaço seguro para explorar esses comportamentos e suas possíveis causas, além de desenvolver estratégias saudáveis para lidar com o estresse e a ansiedade. Com o apoio de um profissional, é possível entender melhor suas necessidades emocionais e encontrar formas de equilíbrio.
Havendo interesse, me mande uma mensagem, agende uma consulta para explorar melhor essa questão e outras que possam estar relacionadas, estou à disposição para ajudar de maneira personalizada e exclusiva. Compreender suas emoções e comportamentos é um passo fundamental para seu crescimento pessoal e bem-estar. Conte comigo! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços, Psicóloga e Mestre em Psicologia Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Esse comportamento é um resquício da sua infância, às vezes nos apegamos a objetos e condutas infantis que remetem ao sentimento de conforto e proteção. O comportamento em si não é um problema, a não ser que traga dificuldades no presente.
Se esse hábito não te afeta fisicamente, psicologicamente ou socialmente, se não afeta o outro, não vejo problema algum, especialmente se te traz conforto e segurança. Nem tudo é sinal ou sintoma de alguma coisa.
Olá! A prática de sucção do lábio inferior pode ser entendida como um comportamento de autorregulação emocional, algo que você aprendeu a fazer desde pequena para se acalmar e adormecer. É comum que crianças desenvolvam hábitos semelhantes, como chupar o dedo ou uma chupeta, e, em muitos casos, esses hábitos persistem na vida adulta como uma forma de conforto.

A sensação de bem-estar que você experimenta ao realizar essa prática, tanto à noite quanto durante o dia, sugere que ela atua como um mecanismo de alívio de estresse. No entanto, a sua preocupação é válida, especialmente se o hábito interfere de alguma maneira na sua vida diária ou causa desconforto.

Não há uma resposta única sobre a normalidade desse comportamento, pois depende muito do contexto individual. Se você se sente preocupado ou se o hábito interfere no seu cotidiano, pode ser útil explorar alternativas de autorregulação ou técnicas de relaxamento. A terapia pode oferecer um espaço seguro para investigar as raízes desse comportamento e desenvolver novas estratégias de enfrentamento.

Em resumo, enquanto a prática pode ser um mecanismo de conforto, sua preocupação merece atenção. Conversar com um psicólogo ou psicanalista pode ajudar a compreender melhor esse comportamento e explorar maneiras saudáveis de lidar com o estresse e a ansiedade.
Olá! Comportamentos repetitivos relacionados ao sono, como a sucção do lábio, podem ser formas de autossuavização que algumas pessoas desenvolvem desde a infância. Se esse hábito causa preocupação ou interfere significativamente na vida diária, a Terapia EMDR pode ajudar a processar quaisquer experiências subjacentes associadas a esses comportamentos. Além disso, conhecimentos em Gerenciamento da Dor (Pain Management) podem oferecer estratégias para lidar com desconfortos físicos e psicológicos que possam estar presentes, promovendo métodos alternativos de relaxamento e bem-estar. Com essas perspectivas, comumente, os pacientes conseguem catalisar o processo de cura. Tratamentos iniciados precocemente tendem a ter resultados mais rápidos e eficazes, mas o importante é começar de onde é possível. Ou seja, de onde se está. Um Abraço!
A fase oral na infância e uma das primeiras etapas do desenvolvimento psicossexual e durante esta fase o bebe experimenta tudo através da boca, colocando objetos, sugando a mama, chupeta e isso pode influenciar nos comportamentos e padrões emocionais na fase adulta. A mente busca alivio em momentos de ansiedade e estresse como: roer unhas ou morder os lábios, isso pode ocorrer devido o modo que o inconsciente consegue lidar com as emoções complicadas ou ate mesmo angustiante.
Dormir não é uma coisa muito fácil na atualidade. Temos a constante demanda de ser produtivo, trabalhar demais e performar bem em busca de sucesso constante. Na hora de cair no sono é preciso relaxar e se entregar para um estado de vulnerabilidade. Como fazer isso quando a todo momento somos lembrados de ficar alertas e vigilantes? Você encontrou um dos caminhos mais antigos para isso. É comum as mães colocarem seus filhos para dormir logo após a amamentação. Aos poucos o bebê vai substituindo o corpo da mãe por outros objetos, como a mamadeira, a chupeta, o dedo... Ou até a sucção dos próprios lábios. Podemos supor que seja a essa lembrança que você é conduzida. Então, ao chupar o lábio inferior, acaba sendo remetida às sensações de conforto e aconchego ligadas a esse período de sua vida. Não diria ser um problema à primeira vista. Se não há outros comportamentos infantilizados na sua vida, algo desse tipo não deve ser adoecedor por si só. Caso tenha ficado interessada em saber que outras questões e "manias" ainda pode carregar de forma inconsciente, uma psicanálise pode ser um bom caminho para se descobrir. Assim você pode conhecer porções da mente que nem sempre estão muito visíveis e acessíveis ao controle racional. Espero ter ajudado. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150