ola tenho hipertireoidismo e estou gravida tomo tapazol de 10 mg e atenolol de 25 mg vou poder amame

3 respostas
ola tenho hipertireoidismo e estou gravida tomo tapazol de 10 mg e atenolol de 25 mg vou poder amamentar?
Olá, primeiramente você deve manter acompanhamento com um Endocrinologista durante toda sua gestação e após, pois ele saberá como conduzir seu tratamento da melhor forma nas diferentes fases. Por exemplo, durante o primeiro trimestre, se você precisa de alguma droga antitireoidiana, o Propiltiouracil é a escolha, em detrimento ao Tapazol (Metimazol). Tanto o Metimazol quanto o Propiltiouracil aparecem no leite materno em apenas pequenas concentrações, e estudos com crianças cujas mães tomavam alguma delas, demonstraram função tireoidiana normal e subsequente desenvolvimento intelectual normal. No entanto, o Metimazol deve ser preferido nas nutrizes. Quanto ao Atenolol, se ainda houver a necessidade do uso durante a amamentação, sugiro conversar com seu médico, pois ele pode preferir trocar por outro betabloqueador, como o Propranolol, por exemplo. Espero poder ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!
O acompanhamento dos valores hormonais durante a gestação é muito importante que seja feito com um especialista, pois pode influenciar com fatores relacionados a gestação, assim como formação fetal.
Após o início do tratamento, geralmente o hipertireoidismo é controlado apenas com medicações bloqueadoras da produção de hormônios tireoidianos como tapazol e propiltiouracil, não sendo necessário o uso de betabloqueadores (atenolol).

A manutenção do atenolol durante a gestação, para controle de hipertireoidismo ocorre em um pequeno número de casos, principalmente quando a mãe apresenta altos títulos de anticorpos TRAB, que podem passar para o feto e aumentar frequência cardíaca fetal.

Durante a amamentação, ambas as medicações, propiltiouracil e metimazol, quando administradas, podem passar no leite materno, porém em pequena quantidade, e podem ser utilizadas nesta fase.

Boa sorte!
Complementando a resposta da outra médica, recebemos recentemente uma carta do laboratório da falta do medicamento Propiltouracil, com isso mantenha o Tapazol para evitar trocas na gestação. Marque um endocrinologista pois é necessário fazer exames para avaliarmos o risco de seu filho(a) vir a desenvolver hipertireoidismo no pós parto.

Especialistas

Arthur Inojosa

Arthur Inojosa

Endocrinologista

Recife

Alexandre Silva

Alexandre Silva

Endocrinologista

Fortaleza

Ana Carolina Barros Silva

Ana Carolina Barros Silva

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Paulo

Lucas Sant´ana

Lucas Sant´ana

Endocrinologista

Rubiataba

Bruna Perez Segato

Bruna Perez Segato

Endocrinologista

São José do Rio Preto

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 565 perguntas sobre Hipertireoidismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.